segunda-feira, 24 de julho de 2017

I Meia Maratona de Sobral, a "Princesa do Norte" (22/07/2017)



Disparado, o primeiro comentário que fizeram ao saberem que eu iria participar de uma meia maratona na cidade de Sobral foi “Tá doida? Vai correr naquele calor?????”.
Depois vinham as brincadeiras “Como só corre no exterior....”. 😃

Brincadeiras à parte, a segunda economia do Estado do Ceará ficou conhecida internacionalmente por um feito que pouquíssimos cearenses têm conhecimento: foi lá, por ocasião de um eclipse solar no ano de 1919,  que foi comprovada pela “Expedição Britânica do Eclipse Solar” a famosa Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Sabia disso? Ponto pra Sobral....

Banhada pelo rio Acaraú, a 240km de Fortaleza, a cidade também foi palco das primeiras molecagens de um dos maiores humoristas brasileiros, Renato Aragão e a história do “United States of Sobral”, não foi mais uma das gaiatices do filho humorista ilustre. Surgiu depois que a cidade, nos anos 1950 e 1960, comprou dos Estados Unidos aqueles ônibus escolares amarelinhos, através de um convênio com uma fundação norte americana. A veia “moleca' bateu forte e até hoje leva-se na gozação e brinca-se de que em Sobral a língua é inglês e que é preciso passaporte para visitá-la.

Bem, e para comemorar os 244 anos da  nossa “Princesa do Norte”, nada melhor do que um Meia Maratona que é de correr que a gente gosta!


Os cerca de 800 atletas largaram pontualmente debaixo do Arco de Nossa Senhora das Graças ou simplesmente “Arco do Triunfo" (Ops! EUA ou França? 😃), em provas de 21, 10 e 5km. A grande maioria participou do percurso menor enquanto  que pouco mais de 100 corredores lançaram-se à prova principal.
Em relação às provas de 10 e 5km, segundo relatos, a organização foi perfeita, enquanto que o percurso de 21km transcorreu nos mesmo moldes de excelência, com água geladinha a cada 2km e bom balizamento, perdendo o ritmo a partir do km 15/16, quando o balizamento em alguns pontos praticamente deixou de existir, fazendo com que corredores disputassem a rua com carros, sem nenhum tipo de proteção. Felizmente, pelo menos nos cruzamentos mantiveram staffs e policiamento para que os carros parassem à nossa passagem.
Infelizmente não foi somente nesse ítem que a organização errou. Faltou água no último posto, logo nos últimos kms, na hora do cansaço, da língua de fora e das pernas fracas, em um percurso que não foi mamão com açúcar, pois havia muitas subidas (não tão longas, mas algumas bastante inclinadas).
Na chegada, simplesmente uma maçã.....

Vídeo Correndo o Mundo com um pouco da prova: https://www.youtube.com/watch?v=dT0xdhT3sAs

Passando pela bonita Catedral

Se a organização deslizou nesses pontos, apesar de toda a dedicação e esforço para que as coisas saíssem perfeitas, justiça seja feita aos staffs, raramente vistos em outras corridas, tamanho  o incentivo e orientação dada aos corredores. Parabéns!

E o calor????
Sinceramente, para quem corre em Fortaleza, não vi diferença NENHUMA. Às 18h, largamos com 30/29oC e com o avançar da noite cheguei a sentir ventinho frio em certas ocasiões.
Na chegada, com a roupa molhada do suor, juro que senti arrepios de frio enquanto tomava a gelada de lei com os amigos. Pra provar, fiz um print no site do tempo do meu celular: 26oC!

A prova

Quem deixou de ir pensando que iria morrer esturricado, perdeu! 😝
Valeu, Sobral!
Que no próximo ano os erros possam ser corrigidos para que a prova seja digna de um circuito internacional e que a gente possa carimbar o passaporte novamente. 😆😆



Dicas pra quem vai:



Hotel: Comfort Inn Sobral. 

Restaurante: pela proximidade do hotel, almoçamos no shopping ao lado no Santo Açaí . Excelente opção.



Mais fotos e vídeo com um pouco da prova:


Na estrada, passagens por Itapajé e o seu "frade de pedra"



Arena armada para a corrida


Encontro no shopping com Diniz e Tatiana




PH, Sidney, Jeff, Lopes e Lídia


Os "da terra" prestigiando o evento. Minha xará Lia com mãe e filhos


Confraternização pós prova


Staffs nota 10. Parabéns laranjinhos!








"Carb loading" antes da prova no Santo Açaí 😋😋


2 comentários:

Anônimo disse...

Correndo o Mundo é Cultura.. Valeu pelas dicas da corrida e pela aula de História... Não sabia nada disso,, rsrsrss
Régis

Unknown disse...

Vou conhecendo um pouco mais desse nosso imenso Brasil pelos seus relatos. Valeu, Lia!! Adorei as fotos!