segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Projeto Bolívia - Salar de Uyuni e Deserto do Atacama - dezembro/2012

No final de 2010 e começo de 2011, ainda me recuperando de uma lesão, fiquei na esperança de, em maio de 2011, participar da Meia Maratona de Lima no Peru e, claro, aproveitar pra fazer uma viagem que incluiria o passeio para Cuzco, Machu Picchu, Lago Titicaca, Salar de Uyuni e Deserto do Atacama.
Chegando perto da prova, foi preciso desistir de todos os planos, já que não me recuperei a tempo.
Mas engavetei o roteiro e continuei pesquisando sobre tudo.
No final desse ano, voltei a pensar muito sobre essa viagem, decidindo continuar com os planos da prova em Lima em maio de 2012 e, por conta disso, dividir o roteiro inicial em 2, deixando a parte do Peru e Machu Picchu para maio e a parte da Bolívia para agora.


                          Bolívia. Tô chegando!



Decidido isso, era hora de pesquisar sobre provas de corrida na Bolívia.
A tarefa foi difícil, já que os sites bolivianos sobre corrida são quase inexistentes. Encontrei  http://www.boliviatambiencorre.es.tl/Inicio.htm
e vi que tinha uma meia maratona no mês de dezembro, a MEDIA MARATON COTOCA  SANTA CRUZ, mas não existia a data.
Mandei email para o site e não obtive resposta.
Como meu roteiro começaria na Bolívia e terminaria no Chile, comecei a procurar por provas também nesse país.
Aí a coisa mudou totalmente de figura.
Fiquei surpresa com a quantidade de provas de corrida no Chile (http://www.corre.cl/) e encontrei uma que parecia ser perfeita: a Maratona Costa do Pacífico (http://www.olimpo.cl/), dia 4/12 e  que consta também de uma prova de 21 e outra de 10km.
A prova do Chile parece ser uma prova organizada, com ótima infra estrutura, enquanto que a da Bolívia eu não sabia de nada, mas continuei procurando informações.
Finalmente encontrei através da net um corredor boliviano  com o qual comecei a manter contato e que me informou que a Média Maraton a Cotoca faz parte das comemorações da festa religiosa da Virgem de Cotoca, "Patrona do Oriente Boliviano", sempre realizando-se no dia 7 de dezembro, independentemente de qual dia da semana caia, mas que em 2009 e 2010 a prova foi transferida para o domingo mais próximo da data, com o objetivo de atrair mais atletas, que são na faixa de 400 todos os anos.
Falou-me também que é uma prova muito difícil por causa do calor (temperatuas variando entre 28º e 35º), com largada às 7:30 da manhã.
 A saída é na cidade de Santa Cruz de La Sierra e chegada em Cotoca, onde os atletas são recebidos com empanadas e chicha (bebida a base de milho).
 Uma prova sem subidas, pela estrada que liga as duas cidades e com apenas 2 ou 3 postos de água durante todo o percurso!
Com essas informações, “amarelei”, pois sabia que depois dessa prova teria mais de 10 dias de uma viagem que seria bem mochileira e fiquei com medo de "quebrar" ou baixar minha imunidade e algo atrapalhar meu passeio.
Resolvi fazer então a prova do Chile, mas............ as inscrições tinham terminado. Ainda mandei email pros organizadores da prova, perguntando da possibilidade de inscrever-me, mas não me responderam.
Então, resolvi encarar os 21km da Bolívia!
"La carrera" desse ano manterá a tradição e será na 4a. feira, dia 7/12.
Meu novo amigo corredor boliviano gentilmente ofereceu-se para fazer minha inscrição (que é gratuita) e, maravilha, para me acompanhar de bicicleta a partir da metade da prova, dando-me apoio com a hidratação (ele não irá correr esse ano por estar lesionado).
Vi que, apesar de ser uma corrida difícil, os tempos dos vencedores são muito bons (1:09 masculino/ 1:23 feminino) e fiquei com receio de, por ter poucos inscritos, eu "pagar mico" (como dizem meus filhos) chegando em último. Mas meu amigo internético me falou que durante a prova existem vários devotos fazendo o mesmo percurso, pagando promessa ou pedindo milagres à Virgem, de forma que fiquei mais tranquila. Única na estrada, não serei....
Tão bem assessorada, que venha a MEDIA MARATON A COTOCA!

Dia 6/12 estarei começando essa aventura.
Nunca estive na Bolívia e estou ansiosa pelas novas descobertas, sensações, cheiros, visões e sabores. 
"Vou pra muito longe, de alma aberta e o coração cantando, como se estivessem abertos diante de mim todos os caminhos do mundo".

Após a corrida farei, juntamente com Wilkie, o seguinte roteiro pra conhecer o Salar de Uyuni e o deserto do Atacama, com parada final em Santiago do Chile:

A-Santa Cruz de La Sierra
B-Sucre
C-Potosí
D-Uyuni
E-São Pedro do Atacama
F-Santiago




                           A imensidão branca do salar de Uyuni

                           Entardecer no salar


                          Deserto do Atacama e seus gêisers

Sempre que puder mandarei notícias.



"Vento, ventania
Me leve pra onde
Nasce a chuva
Prá lá de onde
O vento faz a curva..."







7 comentários:

Anônimo disse...

Amiga Lia, com toda sua determinação tenho certeza que os 21km da Bolívia serão completados... O lastro de corrida já alcançado por vc em anos de passadas lhe dará mais segurança e paciência para enfrentar os maiores desafios... Certamente será uma prova linda e cheia de surpresas boas... Aproveita pra fazer um treininho no Atacama... Rsrsrsrs aguardo mais notícias. Bjão
Duda

Anônimo disse...

Desejo muita boa viagem e fico aqui torcendo para vc e saiba que com toda a sua determinação, mesmo que chegue em ultimo(o que não acredito que vá ocorrer) vc não vai pagar mico, já é uma campeã.



Forte abraço,

Leninha

Anônimo disse...

Lia, antes de mais nada, boa sorte na maratona, que ocorra tudo bem nesse novo desafio!
mas tenha muito cuidado amiga, é uma coisa nova e deve ser muito cheio de gente estranha....rsrsrsrsr.
beijos

Cláudia

Anônimo disse...

Lia,

certamente será uma linda viagem e ótima corrida. Voltará de medalha no peito e com muitas histórias para contar. Acompanheremos tudo aqui pelo blog e grupo do google!

Bjs,
Ivan

Marcelo Campos disse...

Lioca, voce bem sabe que fui a Bolivia 10 anos atrás, sem conhecer ninguém que tinha ido pra lá e me encantei com o país. O Salar de Uyuni foi um dos lugares mais diferentes ue vi na vida. Tava com um pouco de medo de tu correr meia maratona na Bolivia, por que lá é ,muito alto, mas vi que Santa Cruz está a 400 m acima do nível do mar. Não é tão mal. Aproveite bastante e tire muitas fotos pra gente ver no blog mais tarde.

Anônimo disse...

Lioca,sei da sua determinação e o quanto lutou por esta meia da Bolívia mas não exagere, vá só trotando e tomando água que alcançará o tapete vermelho.Dê notícias logo, logo!
Bjão
Mãe torcedora

Anônimo disse...

Valeu, Lia Bala! Você é uma guerreira que nos enche de orgulho e entusiasmo!

Marília Aguiar