sábado, 5 de maio de 2012

Portugal e Espanha no Aniversário da Matriarca- 2010



Em 2010 fiz uma viagem de um modo diferente das que costumo fazer. Diferente porque, fugindo do meu esquema tradicional de pesquisar os locais e reservar hotéis, dessa vez eu fui de “convidada” e não me preocupei com nada. Deixei-me levar.
Explico: em novembro minha mãe completou 70 anos e, como presente, resolveu que iríamos todos comemorar seu aniversário em Portugal. Meus irmãos então montaram o roteiro e ficaram encarregados também da reserva dos hotéis. O aniversário com a presença de todos seria em Portugal. Depois, eu iria com meus pais pra Espanha, onde correria a Meia Maratona de Valência e seguiríamos para uns dias em Barcelona.


Desembarcando em Lisboa

Apertando as malas na van

Com uma van alugada pra caber todos, passamos por Coimbra, com suas ruas estreitas e a Universidade, Porto e Gaia, onde visitamos a vinícola Ferreira Porto, Aveiro, conhecida como a Veneza de Portugal, com seus barcos coloridos e diferentes e o doce típico chamado “ovos moles” e a pequena  Batalha, com sua belíssima igreja inacabada, todas cidades que eu não conhecia, e ainda Fátima e Lisboa, estas já visitadas por mim.


Em Coimbra


Ruas de Coimbra

A família em Gaia
Aveiro

Portugal, que antes passava ao largo do roteiro de brasileiros na Europa, hoje tem sido bastante visitado. E quanta coisa há pra ver e conhecer por lá! Além da facilidade da língua, o país é lindíssimo, com muita história pra contar.
O aniversário de minha mãe, passamos em Lisboa. Foi hora de rever o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém, o Tejo, assistir a um espetáculo de fado, comer os deliciosos pastéis de Belém e muito, muito bacalhau.


Cabo da Roca - a ponta mais ocidental da Europa

Palácio de Queluz

Noite de Fado

Combinação perfeita: pastel de Belém e vinho

Infelizmente, com tantos passeios, ninguém se atentou de reservar um restaurante no dia da festa e, depois de muito rodarmos, terminamos a noite num restaurante “chinfrim” num calçadão da cidade, onde comemos mais um pouquinho de bacalhau e cantamos os parabéns. Mas tudo bem. Fez parte da festa.


Aniversariante
Aniversário nas ruas vazias na madrugada de Lisboa
De Lisboa, segui com meus pais de trem para Valência, na Espanha. Terceira maior cidade espanhola, Valência é conhecida como a cidade das flores por possuir muitos parques, mas nos concentramos em passear por suas ruas e visitar a grande atração que  é a Cidade das Artes e da Ciência.


Cidade das Artes e das Ciências 

Casal maravilha no complexo de Calatrava

Hora de abastecer
Desenhada pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava, a Cidade das Artes e da Ciência é um complexo arquitetônico, cultural e de entretenimento enorme, lindo, composto por planetário, cinema, museu, galeria de arte, teatro e, a vedete do complexo, o maior aquário oceanográfico da Europa. Animais de todos os continentes da Terra  vivendo em espaços imitando seu habitat natural.  Simplesmente deslumbrante!

Depois da minha prova, mais um trem e chegamos em Barcelona.
Eu já tinha ouvido falar muito sobre Barcelona, mas não deixei de me surpreender com a beleza e o movimento da cidade.
Pra tentar conhecer um pouco de tudo nos três dias que passamos na capital da Catalunha, pegamos o ônibus de city tour.
Dois dias, dois roteiros diferentes e fomos parando nas principais atrações turísticas: a Igreja da Sagrada Família, o Mercado da Boqueria, o Parque Guell, o Palácio da Música (vale a pena o tour guiado), o Monte de Montjuic, com as instalações das Olimpíadas de 1992, o “Poble Espanyol”, complexo com réplicas em escalas reais de regiões espanholas.


Sagrada Família

Uma das inúmeras estátuas vivas ao logo das Ramblas

Parque Guell

Região do Porto


Não comemos a paella em Valência, mas em Barcelona cumprimos a obrigação

Palácio da Música

Os pés do maratonista campeão (japonês!) nas olimpíadas de 1992

O vento tava friooo


Mais um brinde à viagem

Foram dias inesquecíveis naquela cidade. Passeamos bastante por suas “ramblas”, andamos pela praia e assistimos a um show de flamenco.
Inesquecível.

Mais sobre Portugal: Lisboa e Óbidos (out/2013) 
                              Vodafone Meia Maratona RTP Rock’ n’ Roll de Lisboa - 6/10/2013
 

3 comentários:

Anônimo disse...

Foi realmente uma viagem tão perfeita, que meu coração explode de saudade destes dias que passamos juntos com muitas brincadeiras, risadas, comilanças e papos intermináveis . Oú viagem nota 1000!!!!,

Anônimo disse...

Muito legal, Lia!
Tércia

Anônimo disse...

Melhor forma de comemorar o níver da Telma: família reunida cheia de alegria. Saudades de Barcelona, pra mim inesquecível e Portugal também - curtimos fados em "Parreirinha de Alfama" ao som de guitarra portuguesa e a encantadora cidade de Porto e a praia de Albufeira. Mas não fomos a Coimbra e esta foto sua me deu vontade de conhecer. Quem sabe...Parabéns Lia por suas viagens e maratonas. Tem muito o que contar. bjos Aliana