segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Meia Maratona de Pomerode - SC (28/10/2012)


A Meia Maratona de Pomerode, em Santa Catarina, está na lista das 20 provas imperdíveis pelo Brasil da Revista Contra Relógio, por ser uma prova diferente, realizada na “cidade mais alemã do Brasil”.






Como acontece no mês de outubro, coincidindo com a famosa Oktoberfest na cidade vizinha de Blumenau, essa corrida já estava na minha lista de “corridas dos sonhos” e, depois de arregimentar Wilkie, meus pais e minha irmã para a festa (que é um capítulo  - e um post - à parte), chegou minha fez de corrê-la, justamente na sua 5ª. edição.
A pequena cidade de Pomerode fica a 27 km de Blumenau e tem orgulho de ser considerada a “cidade mais alemã do Brasil”. Além da meia maratona, fazem parte  da prova também os 6km rústicos e a Maratoninha (400m para crianças). Este ano participaram em torno de 800 atletas nos 21km e 500 nos 6km.





Durante a entrega do kit no sábado, no pavilhão de eventos da cidade, tinha uma pequena feira de produtos de corrida e a movimentação era pouca. A camiseta da prova, apesar de bonita, por ser de algodão e gola pólo, não era adequada para correr. Tudo bem.




 A surpresa ficou por conta do posto de abastecimento de chope no percurso. Nos meus 8 anos de corrida de rua, já tinha visto cerveja na chegada, mas durante a prova, essa foi a primeira vez.


Mostrando o posto de chope
No domingo, o fato da largada ser às 8h, me deu tempo suficiente para tomar o café da manhã e me dirigir a Pomerode, uma vez que fiquei hospedada em Blumenau.
O clima estava gostoso, nublado. Na largada, a animação era grande. Muita gente de fora, provavelmente pessoas que, como eu, uniram a corrida à Oktoberfest.
A largada foi pontual e depois de um pequeno trecho de paralelepípedo, o percurso, ao longo do acostamento da estrada que une Pomerode a Blumenau, era praticamente todo plano. Havia pouco trânsito de carros e pouquíssimas pessoas assistindo a prova. O tempo continuou ajudando e os postos de água foram abundantes.


Largada

Depois do retorno, no km 14, lá estava ele, o posto de chope. Claro que parei pra tomar um golinho e registrar a novidade. Ao redor do posto, outros corredores pararam e também tiraram fotos, enquanto alguns ainda continuaram correndo com o copo na mão.


Abastecimento de chope no km 14

Apesar da ligeira parada para a cerveja, percebi que aquela seria a prova do meu tão sonhado tempo de sub 2h na meia maratona e, mesmo não tendo esperado que isso acontecesse nessa prova, aumentei meu ritmo e cruzei a linha de chegada exultando de felicidade: 1h57min!!!!




Fiquei muuuuuito feliz! Nunca imaginei que seria em Pomerode, depois de dois dias de cansaço na Oktoberfest que iria alcançar esse meu sonho.


Radiante de felicidade!

Medalha no pescoço, nada mais justo do que um chope para brindar minha conquista. A fila ao redor do barril estava agora lotada de corredores cansados, sedentos e com calor, uma vez que o sol resolveu aparecer.


Fila do chope


Brinde feliz ao sub 2

Depois do brinde, fui justificar meu voto na seção do TRE, armada especialmente para os corredores das cidades brasileiras onde estava tendo 2º. turno das eleições para prefeito. Prático e rápido.




Todos os anos, a prova tem um padrinho/madrinha. Em 2012, foi a vez de Robson Caetano, que, muito simpático, tirava fotos e conversava com todos.


Com Robson Caetano



Na premiação, o brinde dos campeões era com uma tulipa de chope em metro.



Premiação feminina com a tulipa em metro


Prova muito legal, organizada, mas senti falta das tradicionais bandinhas de músicas alemãs prometidas ao longo do percurso e na chegada. Com certeza teriam dado mais brilho à festa e feito diferença.
Valeu demais, Pomerode.
Bonita prova e nunca esquecerei do meu primeiro (espero que de muitos) sub 2.






3 comentários:

Wilkie disse...

Legal, Lia!
No Km 14, parece que tava todo mundo querendo "dar um gole", o cara de camisa preto/branco com certeza tava dizendo: peraí gulosa, deixa um pouquinho pra gente...

Anônimo disse...

Parabéns, Lia, pelo texto e pela prova!
Nádia

Anônimo disse...

Linda medalha, parabéns Lia, e o combustível hein, quero tbm rsrsrs
Lorena