terça-feira, 30 de outubro de 2012

29a. Oktoberfest 2012 - Blumenau-SC


Mesmo para quem não gosta de cerveja, eu garanto: a Oktoberfest é sensacional.
Animação, organização, segurança, diversão.
A 29ª. Oktoberfest aconteceu esse ano do dia 10 ao dia 28 de outubro.




Como a festa é na época da Meia Maratona de Pomerode, nada como unir as duas coisas e, de passagem comprada, lá fomos nós pra Florianópolis, onde alugamos um carro já no aeroporto e partimos para Blumenau, a menos de 150km de distância.
Uma ligeira parada na hora do almoço na praia de Bombinhas e, sem pressa, chegamos ao nosso hotel, que, de categoria econômico, mas agradável, foi um dos únicos com vaga disponível que encontrei quando decidimos fazer essa viagem.
Alojados, partimos para o Parque Vila Germânica, um complexo grande para eventos, com decoração de casinhas no estilo alemão e onde ocorrem as festividades noturnas.



Quiosques de comidas típicas (alemãs, claro), lojinhas de dos mais diversos souvenirs e de cervejas de toda qualidade, das artesanais às importadas, para todos os gostos. Com 3 setores  grandes, cada um com um palco onde  as bandas de revezavam, assim como os grupos folclóricos.



Interior da Vila Germânica








Movimentação pelas  ruas da Vila Germânica
Hora de parar pra um chucrute com joelho de porco

As bandas, sempre cantando em alemão, são um espetáculo à parte. Assisti parte do show da que foi eleita a mais animada de 2012, os “Velhos Camaradas”, grupo formado somente por homens e que realmente fez jus ao título.





Intervalos entre as bandas com danças de grupos folclóricos

Além da apresentação dos shows, com a participação maciça do público, sempre dançando e animado, quase diariamente ocorre o “Concurso Nacional do Chopp em Metro”, com a disputa feminina e a masculina. As regras são interessantes: não pode babar nem tirar a tulipa da boca, enquanto o cronômetro estiver correndo. A tulipa, um enorme “tubo de ensaio” de 1 metro, contém 600 ml de cerveja.


O apresentador explicando as regras do concurso

Concurso das mulheres

Na Vila Germânica, as festividades começam às 18 horas e, dependendo do dia, se estendem até as 5 da manhã. Fui à Vila na 5ª. e na 6ª. feira e o que presenciei foi uma festa tranqüila, animada e segura. Pessoas de todas as idades estiveram por lá, inclusive muitas crianças que, como seus pais, vestiam-se com trajes típicos alemães, o que lhes garante acesso gratuito ao interior da Vila. Dá pra sentir que a população local curte de verdade a festa e cultiva a tradição.


Começo da noite nos pavilhões

Durante a tarde, a animação fica na rua mais movimentada da cidade, a XV de Novembro, onde,  em 6 dias distintos, é o local do desfile oficial.
No sábado fomos assistir ao último.
Às 16 horas iniciou-se o desfie dos 112 pequenos grupos pela XV de Novembro. O público, separado da rua por uma pequena grade, assistiu por duas horas os grupos que passavam, sempre com uma bandinha e cantando músicas alemãs.
Bebês de colo, com seus pais, crianças, adolescentes, adultos e a turma animada da terceira idade. Todos participando.








Participando e mantendo a tradição desde pequeninos

Tirando os menores de idade, todos devidamente empunhando seus canecões de chope que iam abastecendo ao longo do desfile, nos carros com barris de cerveja que faziam parte do cortejo. Uma alegria contagiante, linda de se ver e que me deixou impressionada! Novamente, além da alegria e da participação popular, fiquei encantada com a segurança e tranqüilidade do evento.


Abastecimento durante o desfile

Eitaaaa!


Infelizmente, não tive tempo suficiente para curtir mais Blumenau como gostaria. Durante as manhãs fomos um dia à cidade de Brusque, que é um pólo de malharia com preços muitos bons, à Pomerode e uma breve passagem por Rio dos Cedros, com direito a furo de pneu na estrada.


Pequeno contratempo na viagem

No último dia da festa, domingo, tem a escolha da rainha, mas não pudemos ficar pra assistir.


Nossa trupe

Sem sombra de dúvidas a Oktoberfest foi inesquecível e voltarei um dia.




Nenhum comentário: