domingo, 31 de agosto de 2014

Goiânia-GO - Maratona em Movimento (31/8/2014)



De Goiânia, a única lembrança que tenho de quando estive lá na minha adolescência é a de um mini incêndio que meu irmão caçula achou de provocar no mato seco que circundava a casa da minha tia, que naquela época vivia na cidade.
A correria de toda a família com baldes de água, o desespero do meu irmão e as posteriores risadas ao lembrar o episódio foi o que me marcou. Nada da cidade.

Desta vez posso dizer que o mais marcante foi o calor.
Podem pensar que seja estranho alguém que mora no Ceará falar em calor, mas foi isso mesmo. Um calor forte, abafado, sem vento, era o que estava fazendo no final de semana em que estive em Goiânia, na 14ª. etapa do “Projeto Conhecendo Correndo as Capitais do Brasil” para participar dos 21 km que fizeram parte da 3ª. Maratona em Movimento.

Depois de termos corrido juntos na Meia Maratona do Glaciar, na Patagônia Argentina e no Cruce Del Rio Uruguay, mais uma vez tive o prazer não só de correr (porque na verdade eles vão muito na minha frente), mas de passear com o casal Alexandre e Sara que, diferente de mim foram para enfrentar os 42 km.

E na cidade os passeios foram poucos: final de tarde no Parque Vaca Brava, um chope gelado no Outback, provar da famosa pamonha (boa mesmo!) e uma volta rápida na Feira da Lua, uma feira de rua enorme com muita confecção.


Parque Vaca Brava



 

Parque Areião

 

Um brinde

 

Goiânia é uma cidade nova, apenas 80 anos e que foi toda projetada e criada na época do Governo Vargas, sob a influência da Marcha para o Oeste, para a ocupação da região Centro-Oeste do Brasil.

Com 94m² de área verde por habitante (para comparação, Fortaleza tem 2,67m² !), Goiânia é a cidade com a área urbana mais verde do país. Todo esse verde se concentra principalmente nos 28 parques e bosques, dos quais conheci somente o Vaca Brava e o Areião, onde fiz um treino leve no sábado pela manhã.

Quanto à prova, ela é nova e em razão disso, tanto eu como Sara e Alexandre, ficamos preocupados, principalmente em relação à hidratação, em razão do calor, e à segurança.
Todo o país tem lido a respeito do assassino da moto que tem aterrorizado a cidade usando mulheres como alvos e nós, claro, estávamos preocupados, principalmente a Sara que iria correr a maratona. Sabe-se lá....




Mas tudo foi surpreendente e a prova mostrou-se muito organizada desde a hora da largada.

Pontualmente às 6h da manhã, ainda escuro e com a temperatura de 20oC, largaram os atletas dos 21 e dos 42 km. As provas de 10 e 5 foi às 7h.






 
Largada
 

O percurso foi difícil. Muitas descidas e subidas.
Felizmente, pelo menos para quem correu as distâncias menores, a temperatura manteve-se estável e não fez calor. Já para quem correu a maratona....

A hidratação foi perfeita: a cada 2km. O balizamento também esteve perfeito com muitos policiais em todos os cruzamentos orientando o trânsito e em nenhum momento tive medo do cara da moto.
No percurso dos 42km a Sara falou que também esteve tudo muito organizado. Hidratação, balizamento, gel e isotônico. Única ressalva para um trecho que ela achou meio deserto.

A prova teve ainda duas peculiaridades que eu  nunca tinha visto: a possibilidade de escolha de kit com ou sem camiseta, o que barateava o valor da inscrição para quem não se interessasse pela camisa e a premiação. Não teve premiação geral, mas somente por categoria e de 5/5 anos, com troféu para os 3 primeiros colocados de cada categoria.



 




 
Mais uma!
Apesar de poucos atletas inscritos (em torno de 800), a premiação ficou bastante animada e eu terminei feliz porque consegui o 3º. lugar na minha categoria.
Infelizmente não subi no pódio na hora que me chamaram porque, "lesadamente", nessa hora estava de conversa com um picoleseiro sobre as frutas da região. Resultado: pedi para, no meio de outra premiação, subir rapidinho com meu troféu somente para tirar a foto.


Sozinha no pódio

Fechando a passagem por Goiânia e a comemoração do troféu, eu e Wilkie fomos almoçar no restaurante de comidas típicas “Chão Nativo”.
E tome pequi! É a terra do pequi: arroz com pequi, doce de pequi, picolé de pequi.Como disse meu amigo Alexandre, uns “pequi tão” maduros !!!! hahah


Chão Nativo



Uns pequi tão madurim!!!




Valeu Goiânia!

Próxima etapa: Campo Grande.





Fotos:


Macaco prego no Parque Areião



Parque Areião

 

Entrega do kit





Movimento na chegada


Feliz!





Restaurante Chão Nativo


Picolé de????? Pequi!!!



Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns por mais esta, Lia.
Agora estou com esse hábito de acordar e pegar o celular para ler as postagens matinais do Correndo o Mundo.
Rodrigo