segunda-feira, 18 de maio de 2015

Maratona de Córdoba/Argentina - 03/05/2015

Depois de três meses de dedicação aos treinos, finalmente lá estava eu em Córdoba, na Argentina, pra morrer de ansiedade antes de correr minha 4a. prova de 42km, quase cinco anos depois de ter percorrido pela última vez essa distância.





Hospedada em frente à largada/chegada, essa preocupação de deslocamento no dia da prova foi descartada, então, no sábado, a única obrigação ficou sendo a de ir pegar o kit, cuja  entrega era em um shopping, em outro bairro.

Uma pequena “expo maraton” estava acontecendo desde a sexta-feira. Produtos para corrida como tênis, acessórios, roupas, suplementos e uma entrega de kit supertranquila, sem filas e rápida.









O preço da inscrição da Maratona de Córdoba foi alto em comparação aos valores cobrados em provas no Brasil, e mesmo em comparação aos valores cobrados em outros países das quais já participei: U$ 100,00 para estrangeiros. Caro!

Na inscrição diziam que nós, os estrangeiros, iríamos receber no kit um mp3 com músicas de Córdoba. Menos mal...

Mas na verdade o kit era somente a camiseta com o número de peito. Falei com o organizador que justificou que o mp3 não chegou a tempo. Pediu meu endereço e disse que o mandaria via correio.
Será?





Bem, a prova foi cara então minha torcida era de que fosse bem organizada.
E isso foi!

No domingo acordei cedo, me alimentei, me preparei toda e fiquei, da janela do meu quarto, monitorando o movimento em frente ao Shopping Patio Olmos, local da largada.
Estava escuro e frio e somente um pouco antes das 7 horas vi os primeiros corredores que chegavam.
Preferi ficar na minha cama quentinha e às 7:15 desci, à espera da largada que estava programada para 7:30h.



Concentração ainda na escuridão





No local da concentração já estavam os atletas da maratona (a prova de 10km sairia somente às 8:30) e, depois de um atraso de alguns minutos, com temperatura de 9oC e o sol timidamente começando a aparecer, finalmente largamos.



https://www.youtube.com/watch?v=jxau_6Jyee0

E lá estava eu correndo para mais uma vez completar uma maratona e, para que tudo fosse 100% perfeito, somente se tivesse tido no percurso as bandas que foram prometidas.
Não teve bandas (apenas caixas de som em 7 pontos), mas a organização foi perfeita na estrutura: trânsito organizado, postos de água a cada 5km, postos de isotônico entre os postos de água, 2 postos de bananas/laranjas e um posto de gel de carboidrato.

O percurso é muito legal, pois se inicia pelo centro histórico, passando pela catedral e igrejas que eu já havia visitado e depois segue beirando o rio, passando pela periferia da cidade, por uma zona com casas mais bonitas, por parques e até dentro do estádio de futebol. 







Passando pela bela Catedral



Margeando o Rio Suquia




E teve até pista do estádio de futebol Mário Alberto Kempes


Pra mim foi excelente pois me fez ver Córdoba por outra perspectiva, já que meu turismo tinha ficado restrito ao centro.

A prova é praticamente toda plana, com poucas subidas, a exceção ficando na subida íngreme e longa de quase 1000 metros, entre o km 35 e o 36.

Mas correr em clima frio é outra realidade e a temperatura, que deve ter subido no máximo até uns 20oC, facilitou tudo para mim e mesmo nessa subida eu continuei correndo e mantive meu ritmo.
Espectadores durante o percurso foram poucos. A grande maioria de familiares dos corredores.

Na chegada, a felicidade enoooorme em ter meu objetivo alcançado, e maior ainda em ver  que tinha feito meu melhor tempo nas maratonas: 4:42:50. Muito para alguns. Pra mim estava ótimo!



42,195 metros depois.........

Ainda fiquei curtindo um pouco aquele momento único, observando os corredores chegando e depois fui olhar o show que estava acontecendo no palco montado para a prova (terá sido lá as 20 bandas prometidas pela organização?), para finalmente presenciar o final da festa com a premiação dos vencedores.



Palco com show

E assim foi a minha 4a. Maratona.
Uma corrida com inscrição cara, que falhou em alguns pontos (inclusive com a falta de um lanche decente no final), mas que teve uma organização perfeita durante o percurso, finalizando com 600 concluintes nos 42km e em torno de 1500 nos 10km.
Para mim, foi excelente como prova, apesar de uns “aperreios” pessoais pelos quais passei e que conto depois.




E Córdoba? Como foi Córdoba?
Córdoba foi escolhida por mim primeiro por não conhecê-la, depois porque as passagens estavam em promoção, o percurso da corrida era plano e o clima agradável.

Segunda maior cidade da Argentina, uma das primeiras colônias espanholas, foi a primeira capital oficial do país e abriga várias construções da época dos jesuítas, sendo seu conjunto patrimonial e histórico considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.






Eu me concentrei no centro histórico da cidade e seus arredores.
As igrejas dos Capuchinos, a Catedral, a Praça San Martin, a principal da cidade, a Manzana Jesuítica, que compreende um quarteirão com construções da época dos jesuítas, como a Capilla Doméstica, a residencia dos jesuítas, o Rectorado de la Universidad Nacional de Córdoba e o Colégio Nacional de Monserrat.



Igreja da Companhia de Jesus e grupo de estudantes de desenho

As ruas estreitas  me tomaram longas horas de caminhada a observar o movimento.

Saindo um pouco da parte histórica do centro, mas sem se afastar muito, o Paseo Del Buen Pastor é um centro cultural onde as pessoas ficam sentadas principalmente à noite, quando um bonito jogo de luzes ilumina o prédio e, em horas determinadas, ao som de música, as fontes de água fazem um lindo  espetáculo.



https://www.youtube.com/watch?v=gRpIWWWZP3c

Na manhã da 5a. feira saí caminhando pelas margens do rio Suquia, mais uma vez observando o movimento da cidade, para depois ir fazer um treino breve no Parque Sarmiento, que é muito grande e pelo que eu entendi, composto de pequenos parques. Não o achei bem cuidado mas meu treino terminou dando certo.



Parque Sarmiento


E Córdoba, além da cidade em si, tem vários outros passeios em cidades próximas, como General Belgrano, Alta Gracia (lugar onde morou Che Guevara e onde tem um museu dele), Villa Carlos Paz, Triângulo Jesuítico e outros.
Na sexta-feira eu iria fazer um desses passeios, mas como amanheci com problemas intestinais, achei por bem ficar repousando no hotel e me resguardar pra maratona, meu objetivo principal.

O local em que fiquei hospedada na verdade foi um apartamento alugado. Muito bom, bem localizado, em frente ao Shopping Patio Olmos, local da largada da prova. A única desvantagem foi mesmo o barulho da avenida, bastante movimentada.



Shopping Patio Olmos visto da minha janela

Deixei Córdoba extremamente feliz pela minha 4a. maratona completada e a despedida não poderia ter sido melhor nem mais “argentina”.
Depois de jantar, ao me aproximar do apartamento, na calçada do prédio, uma caixa de som bradava alto um tango e vários casais treinavam e se divertiam dançando. Programa cordobês de domingo à noite que assisti como se estivesse sonhando.

Valeu, Córdoba! 





Dicas para quem vai:

Link da prova: http://maratondecordoba.com.ar/w/

Hotel: Boulevard San Juan (pelo booking.com ou reservas@alquilertemporarioencordoba.com)
Se você for correr a Maratona de Córdoba, não existe melhor local na cidade. Para quem for passear, o local também é muito bom. Mas para quem tem sono leve, melhor procurar outras paragens, pois o barulho de carros com contantes buzinadas  na avenida à noite é realmente muito grande....

Agência de viagens: http://www.nativoviajes.com.ar
Essa agência localiza-se no centro da cidade e possui vários passeios para as cidades próximas. Não cheguei a utilizá-la, mas me pareceu ser uma boa opção.

Leve dólares para Córdoba, pelo menos o mínimo para pegar um táxi, pois no aeroporto a casa de câmbio não troca reais.

Já no centro, as casas  de câmbio trocam o real, mas atenção, elas não abrem nos feriados e fecham no sábado a partir do meio dia.


Mais fotos:




Igreja dos Capuchinhos













Paseo Del Buen Pastor pela manhã




E à noite com o colorido das luzes








Meu treino no Parque Sarmiento




Manzana Jesuítica









Passeio pelas ruas





O grupo de estudantes e suas pranchetas de desenho





Da minha janela, observando a montagem do palco da corrida




Palco quase pronto



Um brinde à Córdoba







Escuridão e frio na largada








Uma cearense na largada!




Os primeiros raios solares começam a aparecer

























Mais um flagrante dentro do estádio




Chegada








Selfie da felicidade











Premiaçao




Tango em um domingo à noite




Eu fui! E eu corri!!!

9 comentários:

Equipe - Solo - Djaça. disse...

Parabénssssssssssssssssssssssss
Cansei só de olhar...
Show...
D+

Anônimo disse...

Boa, BJ!
Jefferson

Anônimo disse...

Sua 4 maratona parabens - que venha muitas ainda.
Waldir

Anônimo disse...

Show Lia , Parabéns !!
Pedro

Anônimo disse...

Parabéns Lia! Adoro ler o que você posta sobre suas maratonas, as cidades, cultura
Ana Célia

JOSÉ AMÂNCIO NETO - CORREDOR DA 3ª IDADE disse...

Que maravilha Lia! "Morro de inveja" de você! Inveja boa, é claro! É bom d+ ler seus relatos. A felicidade que você escreve, as fotos. Simplesmente mágico. Parabéns amiga.

Anônimo disse...

Parabens...lia
Paulo osterne

Anônimo disse...

Gracias. te esperamos el año que viene! Saludos!
Jose Maria

Limiar Consultoria Esportiva disse...

Lia, excelente relato! Muito bem aproveitada a cidade e principalmente suas passadas! A prova pareceu-me ser muito boa mesmo segundo você. Orgulho danado de ter uma amiga cearense desbravando o mundo e mostrando a força nordestina!

Grande Abraço e vamos para a próxima!

Duda