segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Maratona Caixa de Fortaleza - 31/10/2015

Finalmente chegou o grande dia da 1ª. Maratona de Fortaleza.

Primeira pelo menos desde que eu corro, pois me parece que há bastante tempo, nossa cidade já foi palco de uma prova de 42km.

Apesar da maratona não ser nem de longe meu xodó e, mesmo depois de ter participado de uma em maio, na Argentina ( aqui ) e não estar nos meus planos encarar novamente a distância tão cedo, quando soube que Fortaleza iria estrear nos 42km, resolvi participar. Não queria ficar de fora dessa estreia.
Mas quando foi divulgado que o percurso seria em 8 voltas e à tarde eu, com certa tristeza, desisti.

Correr pra mim está intimamente ligado ao prazer. Tem que ter um percurso legal, que me dê satisfação de estar ali.
Definitivamente, estar rodando em voltas para completar uma corrida não me daria prazer nenhum, muito pelo contrário, seria meio sacrificante e eu não estava a fim de encarar isso nem que fosse pra completar a 1ª. maratona da minha cidade.

Então, já na prorrogação do 2º. tempo, decidi me inscrever sozinha mesmo, como “solo”, mas com o objetivo de correr 21km.
Pensar em fazer as 4 voltas não me agradava muito, mas seria uma novidade para mim. Eu queria participar e, de quebra, completar minha 39ª. meia maratona.
E assim foi.






O fato da prova ser à tarde, no final das contas, acabou sendo o aspecto mais difícil para mim.
Acostumada a treinar sempre pela manhã, foi preciso brigar bastante com minha cabeça e meu corpo para que me levassem à largada. A preguiça foi grande! Enorme!

Mas um pouco antes das 16h, lá estava eu no Marina com o restante dos corredores que iriam participar do evento, seja solo, em duplas, quartetos ou octetos.
Pensei que o fato do chip ser entregue horas antes iria atrasar a largada, mas a buzina do início foi soada pontualmente e lá partimos nós pra encarar as tão faladas voltas.





O percurso não foi lá essas belezas. Passando por uma zona feia de Fortaleza, de bonito mesmo somente o curto trecho da Praia de Iracema.
Na zona do Marina, muito calçamento que, com o cair do sol, ficou escuro e perigoso para possíveis quedas.

Em compensação, a estrutura da prova, a meu ver foi perfeita.
Água gelada e em abundância e isotônico para todos.

O trânsito, na medida do possível, com toda a confusão da área, foi bem organizado por staffs e policiais, apesar do atleta por vezes ficar confuso com o vai e vem dos próprios participantes, já que o corredor destinado à prova era estreito.
Mas deu tudo certo.

Correr em voltas revelou-se para mim não tão chato quanto eu supunha. Deu-me até a ideia de que o percurso ficou menor......

O pior mesmo (no meu caso, que já estava com preguiça) é passar a cada volta pelo local da chegada.
Na primeira, pensei em parar. Já tinha participado, já tinha feito minhas fotos, já tinha conversado com amigos...
 Não! “Farei mais uma volta e paro na segunda. Acabo logo e vou pra casa curtir meu sábado”.
Completei os 10km  e pensei “Quer saber? Paro na terceira...”.
Quando completei minha terceira volta: “Não será por 5km que deixarei de completar minha 39a. meia maratona. Vamos em frente, Lia!”. E fui!

O bom das voltas é ter sempre torcida no percurso, é sempre passar por amigos e poder dar uma força e correr com um e com outro conversando um pouco.

Agora o melhor mesmo, sem dúvida nenhuma, é poder ir o mais devagar que você quiser, caminhar a vontade, e, mesmo que você seja o último, ninguém se dar conta disso... hahahah

E assim foi a Maratona de Fortaleza.

Não fiquei até o final, mas depois, pelas redes sociais, foi com imenso prazer que vi a felicidade de vários amigos que completaram sua primeira prova de 42km, tornando-se maratonistas.

Para finalizar, depois que amigos me relataram terem ouvido meu nome ser chamado ao final da corrida para subir ao pódio como 5o. lugar feminino solo na maratona, com o tempo de 4h29, conferi e ratifiquei meu resultado no site oficial da prova.
Incrível!
Corri somente os 21km, SEM chip (resolvi não pegá-lo uma vez que não iria mesmo completar os 42km para os quais estava inscrita),  vou ao pódio e ainda por cima com meu recorde pessoal ????? hahahaha
Sem comentários....

Parabéns corredores e corredoras e em especial aos novos maratonistas!
E a mim com meu novo recorde na maratona!!!!


Fotos da prova:


Aquecimento 





Meditação



Trio de aço: Djacir, eu e Duda



Com Djaça





















 ]








Parada para isotônico 


Nossa P I







Tá difícil? Corre os 42km descalço!



















11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu texto Lia
Enrico

Anônimo disse...

Show Lia Campos
Justo

Anônimo disse...

Muito bom Lia , e o atleta que estava descalço lembrou demais nosso amigo Mascarenhas
Pedro

Anônimo disse...

Excelente texto, e o "Inri Cristo", simplesmente sensacional... 42 Km descalço e com tanta elegância,,,
Júnior

Anônimo disse...

Texto muito massa, sobre o cara que correu descalço ele chegou junto comigo e detalhe não vi ele tomando nem um gelzinho no percurso 😅, mas é isso aí cada um na sua vibe, parabéns a todos.
Ulisses

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Tinha a mesma impressão que a sua antes da prova. Mas pode ver os amigos, passando. Vendo outros amigos torcendo. Foi maior que os problemas que foram poucos.

Wesley

Limiar Consultoria Esportiva disse...

Excelente relato Lia! Foi isso tudo que aconteceu mesmo! sempre é uma satisfação correr ao seu lado, lembro-me da minha primeira Maratona, lá no Rio de Janeiro, eu e você saindo juntos e papeando por um bom tempo!!! foi lindo! Obrigado pelo registro. Bj Duda.

Anônimo disse...

Ótimo detalhamento da Maratona CAIXA de Fortaleza
Luiz Carlos

Anônimo disse...

D+ Lia Campos parabéns.
Djacir

Anônimo disse...

Achei massa, Lia Campos
Camille

Leila disse...

Muito bom ,Lia! Lindas fotos!