quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Desafio Canindé - 23/24 de janeiro 2016

Fora do Brasil existem muitas iniciativas de corredores que encaram um desafio com o objetivo de arrecadar fundos para instituições, tanto através de doações como pela “compra” de quilômetros. Mesmo provas grandes muitas vezes divulgam algum projeto e destinam vagas para quem for participar fazendo propaganda de instituições de caridade.
No nosso país esse tipo de atitude ainda não chegou nas nossas corrida, mas vez ou outra aparece alguém que banca uma causa, como o Carlos Dias, que corre divulgando o GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer).
Foi com essa ideia na cabeça que em 2012, o Djacir e o André Menezes pensaram no Desafio Canindé. Seriam aproximadamente 100km para divulgar a Associação Beija Flor, uma associação sem fins lucrativos que atende crianças com deformidades faciais.

Os anos passaram, o projeto inicial não deu certo, mas a ideia não foi esquecida, até que esse ano a Augusta Barbosa resolveu dar uma força e colocá-la em prática.
Com a Augusta, alguns corredores dos Contabilistas se interessaram em ajudar e correr também e, sabendo que finalmente a corrida iria sair dos sonhos, eu me escalei pra acompanhar e fazer parte do Desafio Canindé.
A nós juntou-se o apoio fundamental do Júnior e do Jander, que gentilmente providenciaram apoio e ajuda em Canindé.



Leia Mais!!!

O percurso foi dividido em duas partes: a primeira saindo no sábado às 16h e a segunda iniciando-se no domingo às 4 horas da manhã.
A logística foi montada e o desafio finalmente começou no sábado com uma hora de atraso e o Djaça partiu acompanhado nesse primeiro momento pela Augusta, Gracinha e Fábio. Eu, Arnoldo, Giovannia e Joaquim nos mantivemos nos carros, parando a cada 5km e dando o apoio com água e alimentação.
O clima estava excelente pra correr, com muitas nuvens, apesar de não ter chovido  em nenhum momento.
As nuvens foram camaradas e vez ou outra se afastavam e nos deixavam apreciar a lua cheia. Lua cheia na estrada de Canindé.


Foto com a lua
Com a escuridão, passamos a acompanhar o trio fazendo a retaguarda nos carros, lentamente pelo acostamento.
Como moramos em um país violento, o medo marcou a todos nessa noite. Carros e motos passavam deixando-nos receosos. Ninguém mexeu conosco, felizmente e, depois de certo tempo o movimento de veículos diminuiu bastante e eu passei a me sentir mais segura.


Acompanhando a Gracinha, nos distanciamos do carro de hidratação e o jeito foi pedir água em uma das casas. Recebidos com carinho e bom papo

Foram 51 km noite afora de uma estrada com muitas subidas e isso atrasou nossas previsões de chegada ao local que a Augusta havia previamente combinado para jantarmos e dormirmos. No lugar de 11 horas, chegamos às 2 horas da manhã!

O local de pouso era um restaurante com um vão lateral cheio de armadores para redes
Como romeiros


 Local destinado a receber os romeiros que fazem o mesmo percurso  caminhando para pagar promessas, principalmente no mês de outubro, festa de São Francisco em Canindé. A grande diferença é que esses romeiros, devido ao calor, frequentemente fazem o contrário: caminham à noite e descansam pela manhã.

A dona do local já havia preparado nosso jantar e nos apressamos em comer e dormir pra acordar cedo e continuar o caminho.
Com a demora da chegada e o cansaço, os planos de sairmos às 4 horas da manhã foram pro espaço e só nos acordamos às 5 horas com o barulho do Rogério, Francy, Carlos e Clara, a segunda turma que estava chegando de Fortaleza para se unir a nós no restante do percurso.


Acordando com muito frio na noite do sertão

Depois do café partimos todos animados, com Augusta, Clara e Arnoldo dirigindo os carros e o restante correndo.


Grupo crescido para o 2o. dia

Fiz os primeiros 21km, sempre observando a estrada que me cercava, os sertanejos nos acostamentos pedindo esmolas aos carros que passavam, a natureza renascendo com as primeiras chuvas do ano.


É assim o caminho pra Canindé



Talvez as pessoas estejam acostumadas com os caminhantes, motoqueiros e ciclistas que fazem o percurso em direção à Canindé, mas corredores, me pareceu que não é algo muito comum, pois sempre nos olhavam com uma cara surpresa....


"Esse povo correndo só pode ser maluco...."
Depois de completar minha meia maratona, com paradas de apoio a cada 4km, voltei ao carro e nessa hora o sol abriu com força total.
Faltando ainda uns 30km pra chegada, o grupo do Júnior, dessa vez vindo de Caridade, juntou-se a nós.


Turma de Caridade/Canindé

O atraso na programação, o calor forte, a preocupação com a volta e o frei Marconi que nos aguardava na basílica para nos receber com sua bênção foram fatores que pesaram e nos fizeram abortar 22km do percurso que ainda faltava ser feito.

Imprevistos acontecem e todos nós entramos nos carros para pararmos na entrada da cidade, onde a maior parte do grupo continuou andando até a basílica, chegando todos com grande emoção para a bênção do frei.




Ao final, um delicioso almoço providenciado pelo Jander, Júnior e sua esposa Arleíse e  finalmente retornamos exaustos para Fortaleza.




Foram 85km, corridos em sua totalidade pelo Djacir, Fábio e Gracinha. Parabéns, guerreiros!
Quilômetros de muita camaradagem e companheirismo entre todos, que com certeza ficarão guardados na memória e no coração de cada um de nós.
Foi um desafio no qual cada qual tomou parte de uma maneira especial mas que não teria sido da maneira que foi sem a ajuda da Augusta Barbosa, do Júnior, Arleíse e Jander. Mais uma vez muito obrigada.
Parabéns a todos e em especial ao Djacir, que levou à frente esse sonho.

Para finalizar, seguem fotos e um vídeo, com a música que durante todos os 85km (principalmente os 21 que fiz correndo) me acompanhou  e não poderia ser outra como trilha sonora desse desafio.
Segue também o site da Associação Beija Flor pra interessados em apoiar, seja com fraldas, alimentos ou depósitos bancários: http://www.associacaobeijaflor.org/



Foto antes da saída








Hora de parar







Café da manhã

Nosso local de dormida

Simbora de novo!























O renascimento da natureza com as primeiras chuvas no sertão

Parada pra hidratação


Liberando meu "motorista" pra correr também

















Com meu "motorista"




















Casal 20





























Um brinde. Nós merecemos!


Procurando o melhor ângulo






  







Os três guerreiros


E o merecido descanso 





Sala dos milagres






11 comentários:

Anônimo disse...

Lia tudo muito bem descrito, video show!
Augusta

Anônimo disse...

Parabéns Lia, mais um bonito relato de suas aventuras e dessa vez com a nossa participação. Obrigado pelo carinho.
Rogério

Anônimo disse...

As vezes, a saudade é mais forte que percorrer a distância... Amei Lia Campos
Djacir

Anônimo disse...

Lia, ficou perfeito, emocionante com essa música... Parabéns!
Clara

Anônimo disse...

Foi massa demais, adorei participar.
Arnoldo

Anônimo disse...

Se o que você está percorrendo é o caminho dos seus verdadeiros sonhos,
comprometa-se com ele.
Lia Campos eternizando momentos e me fazendo chorar com as palavras, ...
Muito obrigado Augusta Barbosa, Francy Magalhaes Clara Lopes Manoel Djacir Braga Rogerio Nascimento Carlos Magalhaes Arnoldo Lima Gracinha Das Barbosa Junior Martins e sua esposa, Correndo o Mundo Fabão, Joaquim, ...
Giovannia

Anônimo disse...

Parabenizo a TODOS que concretizaram o DESAFIO, em especial ao Amigo e irmão Manoel Djacir Braga. Não posso esquecer TODOS que fazem a Família dos Contabilista e Lia Campos pela excelente montagem do vídeo, que mostro a realidade do Desafio.
Luiz Carlos

Anônimo disse...

Q lindo... Saudade da minha terra!
Zenilda

Anônimo disse...

Momentos emocionante que passamos juntos.... Obrigada Lia Campos!!!
Francy

Anônimo disse...

O que não te desafia, não te transforma. Projeto Canindé com Fé, um sucesso. Uma grande aventura. Manoel Djacir Braga, Augusta Barbosa, Giovania Vasconcelos, Lia Campos, Arnoldo Lima, Francy Magalhaes, obrigado a todos pela visita.
Júnior

Djacir Braga disse...

Lia.
Um abraço no seu coração.