quarta-feira, 30 de novembro de 2016

XXX MARABANA - Maratón de la Habana - Cuba (20/11/2016)



O dia ainda estava amanhecendo quando saí da casa onde fiquei hospedada em Havana para uma caminhada de 15 minutos na direção do Capitólio, local da largada e chegada da MARABANA, a corrida mais importante da capital cubana que neste ano de 2016 contou com quase 6 mil inscritos, divididos nas distâncias de 42, 21 e 10km.

Ao pegar meu kit no Hotel Meliá no dia anterior (sem feiras, apenas com a entrega do número de peito já com chip e uma camiseta lindinha), fiquei sabendo que haveria pessoas de 113 países participando. Achei exagero e cheguei a duvidar, mas ali no capitólio já deu pra sentir uma Torre de Babel de corredores! Alemães, franceses, americanos, japoneses, mexicanos, sul americanos..... Enfim! Havia até cubanos... haha
Cuba definitivamente caiu nas graças e na curiosidade dos turistas e nessa leva, claro que os corredores não podiam ficar indiferentes.


Preparada pra largada em frente ao Capitólio
 


A animação em várias e diferentes línguas tomou conta das ruas de Havana no domingo, dia 20 de novembro e a largada conjunta das três distâncias foi pontualmente às 7 horas da manhã, com um sol tímido e temperatura agradável (pelo menos pra quem é do Ceará...).

O percurso incluiu um “passeio” pela orla, beirando sempre o famoso malecon e depois adentrando a cidade.
Trânsito muito bem organizado e motoristas incrivelmente educados esperando pacientemente e às vezes saindo do carro para observar  aquela onda de corredores.

Passando pelo Malecon

 Água de 2/3km e nada de isotônico (pros 21km) garantiu a hidratação de uma prova com muitas subidas, a maior justamente por volta do km19.

Na chegada, apenas água e um suco açucarado de saquinho, além da medalha linda.

Os 42km consistiam de duas voltas e àquela hora da manhã, com o sol já forte, deu pena ver quem ainda estava partindo pra começar sua segunda volta.

A Marabana (Maraton de la Habana) tem patrocínio da Adidas, está na 30ª edição e, a tirar pela animação e entusiasmo dos corredores, tem tudo pra crescer a cada ano.

Valeu, Havana! 




Site da prova: http://www.mapoma.es/marabana/

Hotel/Casa Particular - "Casa Colonial Abogados Leonardo y Angela" - leoangela2014@gmail.com
 



 Mais fotos:





No quarto da casa particular, à espera da prova



Concentração dos corredores no começo da manhã em frente ao Capitólio




Muvuca na largada




Entrando no Malecon










Passando pelo famoso Hotel Nacional


A Havana "mais moderna"


Torcedores






Subida de respeito




Observando o entorno, encontrei esse "Hulk"


Parada pra fotografar o outdoor do Fidel


Passagem pela Praça da Revolução


Centro de Havana




Cheguei!






Nenhum comentário: