terça-feira, 13 de março de 2018

Zurique. A Suíça por duas horinhas... (outubro 2017)



Zurique não está no roteiro, é somente uma passagem para pegar trem ou avião mas você tem um tempinho e pode encaixá-la?
Então, planejando direitinho dá pra respirar o ar da maior cidade suíça, batendo perna por suas ruas "carérrimas" e chiquérrimas...
Foi o que fizemos!

A cidade não estava nos planos mas, depois da corrida em Bregenz, na Áustria, seria nela que pegaríamos nosso voo para Lisboa, então, por que não incluí-la rapidinho? Vale à pena? Valeu.

Zurique é bem grande porém se você chegar de trem na estação central, estará exatamente no lugar certo, no centro, e aí é só seguir caminhando para dar de cara com a principal rua, a Bahnhofstrasse, cheia de lojas de grife.


Rua Bahnhofstrasse

Caminhar pela Bahnhofstrasse é muito bacana mas o melhor mesmo é a caminhada pelas ruas menores de paralelepípedo que ficam  à esquerda da estação, o centro histórico da cidade,  à beira do rio Limmat. São vistas belíssimas. 

Do outro lado do rio, avista-se a torre verde da Igreja Fraumunster e as redondas do mosteiro Grossmunster


Rio Limmat e as torres do Grossmunster ao fundo

Seguindo no mesmo entorno chega-se ao Parque Lindenhof. Nova parada para apreciar a vista e tirar fotos.

O chip de celular da Vodafone comprado em Portugal somente dá direito à conexão de internet nos países da Comunidade Econômica Europeia, da qual a Suíça não faz parte. Portanto, a dica é baixar o mapa da cidade com antecedência e seguir caminhando pelas ruas do centro até chegar ao lago. Muito fácil. Do lago saem passeios de barcos mas, devido o pouco tempo, não me interessei.

O Lago de Zurique num dia nublado e chuvoso

Ah! A moeda também não é o euro e sim o Franco Suíço (que são equivalentes em cotação) e já na estação ou no aeroporto é preciso fazer câmbio.



Zurique é a maior cidade da Suiça (quase 400 mil habitantes) contudo o passeio pelo centro histórico nos faz esquecer esse detalhe e achei que valeu muito ter programado essas poucas horas por lá, embora seja um local caro, afinal, é a Suiça! Pra efeito de comparação, um chope de 0,5l era quase o dobro do valor cobrado na Alemanha (7,40 euros!). Felizmente só passamos poucas horas na cidade..... 😁😁


Dicas para quem vai:

Como chegar: fomos de Bregenz, Áustria, de trem e a viagem levou um pouco mais de 2 horas
Da estação principal  de trem (Zurich HB) para a estação do aeroporto (Zurich Flughafen)  são 15 minutos e o valor do ticket foi de 6,80 francos suíços.

Tempo necessário: se a ideia é só aproveitar a passagem pela cidade, como no meu caso, 2/3 horas são suficientes para caminhar pelo centro, parar no lago e ainda almoçar ou tomar um chope.

Câmbio: a moeda é o Franco Suíço e é preciso fazer o câmbio pois não aceitam euros, embora na estação de trem isso seja possível, mas com uma cotação que não vale à pena. A casa de câmbio na Zurich HB, a Western Union fica no piso superior da estação de trem.


Armário na estação de trem: (localizados no piso abaixo da casa de câmbio): deixamos nossas malas em armários da estação enquanto caminhávamos. No local existe uma máquina que troca tanto euros quanto francos suíços pelas fichas que são usadas para os armários. O valor depende do tamanho do armário. O maior (que coube nossas duas malas) custou 9 Francos Suíços. 


A máquina para comprar a ficha dos armários

O armário maior

Restaurante: a ideia era almoçar no Zeughauskeller (Bahnhofstrasse 28ª), restaurante situado em um antigo depósito de armas de 1487 e pedir a salsicha no metro. Mas o local estava lotaaaado. Nos colocaram numa mesa pequenina, dividida com mais dois homens, o garçon demorou, corre-corre grande e acabamos desistindo..... Talvez chegar mais cedo seja a pedida.


Mais fotos:

A bela estação de trem
 

Rio Limmat e as torres do Grossmunster ao fundo

Torre da Fraumunster 



Vista do parque Lindenhof
 

Parque Lindenhof

Ruas do centro histórico





Visão das torres da Fraumunster  e do Grossmunster

Torre da Igreja Saint Peter

O famoso Lago de Zurique


Treininho básico....


A rua principal e a estação de trem ao fundo

Bela estação


Nenhum comentário: