domingo, 18 de fevereiro de 2018

Lindau é mesmo linda! (outubro 2017)



Cheguei em Lindau num dia escuro e chuvoso, sem esperar muita coisa além da meia maratona que iria correr no domingo, razão esta que me levou àquela cidadezinha medieval alemã  no estado da Baviera.
Porém, a corrida de rua e meu espírito curioso me levaram mais uma vez a uma grata surpresa, uma pequena joia cujo nome já diz tudo: linda!

Situada à beira do lago Constança (Bodensee em alemão), Lindau é pequenininha, com 25 mil habitantes e, além da visão maravilhosa do lago, que abraça além da Alemanha, a Áustria e a Suíça, possui um centro histórico isolado do restante da cidade, literalmente numa ilha.
Foi na ilha que chegamos de trem vindos de Rothenburg e, por já estar escurecendo e chovendo, partimos diretamente à procura do nosso hotel, por ruas sempre de paralelepípedo, olhando apressados mas curiosos para as belas construções do centro histórico.
Felizmente no dia seguinte o sol apareceu e, apesar do friozinho que fazia, deu para imaginar como deve ser o verão naquela cidade com os bares à beira do lago, abundância da legítima puro malte alemã e uma vista de tirar o fôlego com o farol e a escultura do Leão da Baviera guardando a entrada do porto, observando o entra e sai dos barcos.


Sábado de sol, um baralhinho e a legítima alemã
Foi o que ficamos a fazer, infelizmente por pouco tempo para logo após percorrermos mais uma vez as ruas do centro histórico, dessa vez com calma, passando pelo belíssimo prédio da antiga prefeitura (Altes Rathaus), parando num mercado e observando o movimento da Maximilianstraße, a rua mais movimentada do centro, com belos prédios e várias lojinhas.

A beleza do antigo prédio da Prefeitura
Claro que o tempo foi pouquíssimo!
Lindau merece mais. Inclusive porque a partir dela pode-se pegar o barco para conhecer em bate/volta diversas cidades ao redor do lago, o maior da Alemanha, formado pelo rio Reno.
Não tivemos tempo de fazer esses passeios, com exceção da austríaca Bregenz (que praticamente não conhecemos pois o domingo destinado para isso foi todo de chuva...), local de largada da minha  corrida, para a qual fomos de barco, apreciando toda a beleza da paisagem com as montanhas austríacas que se aproximavam e deixando Lindau pra trás, olhando de frente o Leão da Baviera.
Linda Lindau!

Saindo de Lindau de barco

Dicas para quem vai:

Como chegar: pode-se ir de Munique de trem, utilizando o Bayern Ticket. Pode-se até fazer um bate/volta, embora eu aconselhe ir, dormir, aproveitar Lindau e outras cidades à beira do lago, utilizando o barco ou trem para esses trajetos na redondeza.

O barco: o quiosque de venda dos tickets dos barcos fica no porto. São várias as cidades onde o barco vai, inclusive a vizinha Bregenz, na Áustria (6,10 euros a viagem somente de ida para Bregenz).

Onde ficar: o mais perto do centro histórico e do lago possível. Ficamos no Hotel Gasthof Stift . Hotel ok. Bem localizado (o que não é difícil, já que o centro histórico é bem pequeno).

 

Bayern Ticket: esse ticket é exclusivo para viagens na Baviera e ideal para bate/voltas, principalmente se for em grupo (até 5), pois a partir da 2ª pessoa, o valor individual vai diminuindo. O ticket pode ser comprado nas máquinas automáticas, mas o melhor mesmo é comprar num guichê porque você pede pra imprimirem o roteiro detalhado do percurso, já que sempre existem trocas de trem (nada complicado). Caso você desça numa estação errada (coisa que aconteceu conosco), essa rota deve ser refeita pois para pegar o próximo trem, os horários mudam e possivelmente também a estação. Nesse caso, não precisa se apavorar. Se não quiser perguntar a algum funcionário da estação e pedir pra refazer o roteiro, antecipadamente já baixe no celular (imprescindível comprar o chip) o aplicativo da companhia de trem alemã, Deutsche Bahn ou mesmo ver somente no site e refazer o percurso:  Deutsche Bahn

 

Veja mais sobre a AlemanhaOktoberfest Munique 2017. "A" Festa!
                                                          Alemanha, Áustria e República Tcheca
                                                          Sparkasse 3-Länder Marathon, a prova que passeia por três países à beira do Lago Constança
                                                         Regensburg Marathon
                                                         Dresden
                                                         Berlin 

 

Mais fotos:


Barco entrando no porto

 
Mangturm Tower



O antigo prédio da Prefeitura, hoje, uma biblioteca

E o outro lado do prédio da Prefeitura

Detalhe da fachada

Porto

O farol


Diebsturm (Torre do Ladrão)

Maximilianstraße, a rua principal




Lago Constança

A cidade preparada para a maratona






Rapunzel esteve na Mangturm Tower 😄







De lei!

O barco que vai às cidades ao redor do lago


Lindau ficando para trás
 
Lago Constança e as montanhas austríacas

Tchau, Lindau

Áustria


Bregenz

Xadrez nas ruas de Bregenz



Bregenz



2 comentários:

Anônimo disse...

Lia
Adorei seus comentarios e fotos. Tenho programo visita a Lindas em junho 2018.

Correndo o Mundo disse...

Que maravilha!
Com certeza a cidade estará ainda mais linda com sol!
Aproveite!
Lia