segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Sparkasse 3-Länder Marathon, a prova que passeia por três países à beira do Lago Constança (8/10/2017)



Depois de correr a prova em Bruxelas em um domingo, passar a semana turistando e tomando cerveja sem treino nenhum, lá fui eu em busca de mais uma meia maratona, dessa vez em dois países ao mesmo tempo: Alemanha e Áustria.

Dois países a meia maratona, pois a maratona completa ainda inclui mais um, a Suíça!
Por isso mesmo o nome da prova é “ Sparkasse 3- Länder-Marathon”, que em bom português significa “Maratona de 3 países”.
Em razão dessa peculiaridade, pensei bastante em me inscrever pros 42km, afinal não é todo dia que você sai pra correr e passa por três países durante o percurso!
Mas fazer maratona definitivamente não é minha praia, muito menos quando a semana anterior seria cheia de passeios, sem compromisso nenhum com treino.... 21km já seria de bom tamanho. E olhe lá!


Percurso margeando o lago

 A logística dessa corrida é um pouco complicada porque ela larga da Alemanha, na cidade de Lindau e chega na Áustria, na cidade de Bregenz, onde também é a entrega do kit.
São cidades vizinhas, situadas à beira do lago Constança e para ir de uma à outra existem diversas opções, como taxi, ônibus, trem ou ferry boat.
Cheguei à região na sexta feira e nesse dia optei por dormir em Lindau, para conhecer a cidade tranquilamente.
No sábado fui de ferry boat para Bregenz, pra pegar meu kit e dormir por lá.
A entrega do kit foi em um centro de convenções grande, ao lado do estádio onde seria a chegada da prova. A expo também era grande, com  muitos estandes, várias opções e estava lotada. Afinal, seriam 9 mil corredores, distribuídos nas provas de 10, 21 e 42km.

Ao receber meu kit simples, somente com número de peito e chip, já que na inscrição escolhi sem camiseta (que podia ser adquirida na hora por 20 euros), fiquei sabendo que tinha direito à “pasta party” e lá fui eu comer meu macarrão à bolonhesa, que veio bem à calhar.
O restante do sábado foi de rápida caminhada pela austríaca Bregenz, com um centrinho com bares e restaurante mas nem de longe bela como a vizinha alemã....

Parte da expo da prova
 O domingo amanheceu frio (9oC) e com uma chuva fina pra piorar.
Felizmente essas provas, exatamente em razão do clima, costumam começar tarde e a largada da minha seria somente às 11:15h, juntamente com a turma dos 10km, enquanto os maratonistas largariam às 10:30h.
A organização ofereceu gratuitamente para os corredores que estavam hospedados em Bregenz, os passes de trem e de ferry boat. Por ser mais rápido (10 minutinhos), eu (e a grande maioria), escolhi ir no trem de 9:20h.

À espera do trem, grudando no meu pacer 😛
 Imagine uma lata de sardinha. Imaginou? Pois foi assim que partiu o trem em que eu fui. Centenas de corredores de diversos países, vozes com todas as línguas misturadas, literalmente espremidos no vagão do trem. Cheguei até a suar apesar daquele frio todo!

Desembarque do rio de corredores na estação em Lindau, Alemanha
Como sempre precavida, cheguei cedo, procurei o local onde deveria deixar minhas roupas no guarda volumes e voltei pra dentro da estação pra me manter aquecida, pois a chuva continuava. Menos de meia hora antes da largada resolvi deixar minhas roupas nos caminhões e só então descobri que o horário para entrega de roupas já havia encerrado e os caminhões já haviam partido para Bregnez, local da chegada.
Vacilo! Sempre procuro me informar de tuuuudo nessas provas, mas isso  passou batido. Não me toquei de perguntar e o livrinho da prova era todo em alemão!....
Já estava conformada em correr com a sacola cheia de roupas nas costas, quando vejo um carro recolhendo as coisas dos retardatários. Graças! 

Na área do guarda volumes
 
Antes da largada, a chuva e os símbolos de Lindau, o Leão e o Farol

 A largada foi em ondas e o local estava lotado!!!!E olha que os maratonistas já haviam saído...
O percurso foi todo beirando o lago Constança. Pegou asfalto, calçamento e terra, por entre estradinhas no meio do nada. Frio! A chuva, sempre fininha, ia e voltava e por isso optei por permanecer o tempo todo com minha capa de plástico que quebrou um galhão, me protegendo da chuva e do frio.


Durante todo o percurso (sempre plano), como passávamos por dentro de pequenas áreas residenciais, havia bastante gente torcendo e dando força aos corredores.

Tirando o frio, a prova foi nota mil . Muitíssimo bem organizada, percurso todo interditado para os corredores, postos de água, isotônico, frutas, gel, barrinhas, coca cola,  com staffs animados e atenciosos.


Ao chegar no estádio me emocionei quando o locutor falou meu nome e gritou "Brasil" (fora eu, vi mais uns 3 ou 4 brasileiros).

Foto da prova




A medalha é liiiinda e o local de dispersão, com acesso somente para os corredores, tinha massagem, muitas frutas e.... cerveja! Bastante cerveja. Era sem álcool mas tão gostosa que nem percebi! Pena que o frio continuou, agora ainda pior, depois de eu ter parado, e precisei deixar aquela festa para pegar minhas roupas e me aquecer.
Depois do banho, eu e Wilkie fomos procurar restaurante pra almoçar pelo centro, vazio naquele domingo chuvoso. Infelizmente o clima chuvoso não nos deixou conhecer mais a cidade, por outro lado, felizmente encontramos a Augustiner, famosa cervejaria de Munique e foi lá que comemoramos mais essa meia maratona.

Cerveja com tira gosto!
 Valeu demais! Prova recomendadíssima!!!



Veja mais sobre a AlemanhaOktoberfest Munique 2017. "A" Festa!
                                                Rothenburg ob der Tauber, lindeza da Rota Romântica
                                                Lindau é mesmo linda! 
                                                 Alemanha, Áustria e República Tcheca
                                                 Regensburg Marathon
                                                 Dresden
                                                 Berlin  


Hotel em Bregenz : Ibis . Em frente à estação de trem e a poucos metros do local de entrega do kit e chegada das provas. 

Hotel em Lindau: http: Quarto bom e vizinho à principal rua da cidade. Hotel Gasthof Stift. 

Mais fotos: 


"Pasta Party"



Local do guarda volumes


Início da prova pelas ruas da linda Lindau







Turma animada de italianos



Foto da prova





Frutas na chegada

E muuuuita cerveja!!!








Nenhum comentário: