terça-feira, 6 de agosto de 2019

Aveiro, seus moliceiros, tripas e ovos moles (2018/2019)


A 255 km de Lisboa e 75km do Porto, Aveiro é uma excelente opção de bate/volta a partir de uma dessas duas maiores cidades de Portugal.
Andar por suas ruas e fazer um passeio nos moliceiros (barquinhos característicos locais) é o programa obrigatório na cidade conhecida como a “Veneza Portuguesa”, assim como comer os famosos “ovos moles”,  doce típico do lugar e as “tripas”  (tipo de “crepe”), simples ou recheadas, salgadas ou doces.

Aveiro já foi um importante porto do país, principalmente para a pesca do bacalhau, porém no começo do século XVII o canal foi fechado e com isso a cidade entrou em decadência, ressurgindo posteriormente com o turismo. As salinas também sempre foram importantes na região e ainda existem nos dias atuais.


Para quem chega na cidade de trem, a pequena estação, com fachada em azulejos, já é um bom começo de passeio mas é sem dúvida a navegação nos coloridos moliceiros, barcos usados antigamente para apanhar plantas aquáticas chamadas de moliços,  a maior atração da cidade.

Estação de trem

Moliceiros
Navegar pela ria (descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração"), os braços de rio, as entradas do mar. Daí a comparação com a cidade italiana.
Claro que Veneza é infinitamente mais emblemática mas Aveiro tem sim seu charme e belezas, seja nos canais, nas pontes ou nos edifícios de inspiração Arte Nova, com fachadas decoradas.  

Fachadas Art Nouveau
       
Passeio de moliceiro
No centrinho, vale a visita ao Museu de Aveiro, antigo convento (Mosteiro de Jesus, da Ordem Dominicana feminina), a Catedral  e a Igreja da Misericórdia.

Igreja da Misericórdia
Depois da caminhada, hora de saborear a mais famosa iguaria local: os ovos moles.
Eu confesso que gostei mais da história do que do sabor 😁.

Os doces surgiram porque as freiras do convento usavam muito as claras dos ovos para engomar seus hábitos e, para não destruir tantas gemas que sobravam, passaram a fazer os doces utilizando-as. Daí surgiram os ovos moles que podem ser encontrados por toda a cidade, sempre em motivos marítimos.

Os famosos ovos moles
Outra comida local são as tripas. Tripas de Aveiro. Essas (que eu gostei 😋) feitas de farinha, enroladinhas, podem ser simples ou recheadas, salgadas ou doces.

Fazendo tripas

E a tripa de chocolate prontinha
Para tem um tempinho a mais na cidade, a dica é uma volta na praia de Costa Nova e fotografar as famosas casinhas coloridas de madeiras listradas. Infelizmente não deu para eu fazer esse programa nas duas vezes que estive em Aveiro. Na verdade já três vezes na cidade.... Aveiro é daqueles locais que, tendo uma oportunidade de visitar, é sempre bom.





Dicas para que vai:

Como ir : de Lisboa são 255km e do Porto, 75km. Quem não estiver de carro, existe a opção de ir de ônibus (Rede Expresso) ou trem (Comboios de Portugal). De trem, saindo de Lisboa, a viagem dura de 2 a 2:30h, dependendo do trem, que parte da Estação do Oriente em diversos horários ao dia (melhor comprar a passagem com antecedência pelo site).
Já do Porto, a duração da viagem é de 1 hora. O trem parte da estação São Bento.

Hotel: ficamos hospedados no Aveiro Rossio Lodge, um apartamento central com quartos bem legais, muito limpos e novos. Além dos apartamentos, eles também têm o hostel, que é o local  onde pegamos as chaves do apartamento. Ambos muito bacanas e centrais.
https://www.aveirolodge.pt/






Passeio de moliceiro: partindo da Praça Humberto Delgado os barcos custam 10 euros por pessoa e o passeio demora 45 minutos.

Ovos Moles: Oficina dos Doces e mais inúmeros lugares para provar os famosos ovos moles

Tripas: as tripas recomendadas são as da TêZero (Rua de José Rabumba, 6). Doces e salgadas, em um espaço pequeno ao lado da ria.

Restaurante: almoçamos de acordo com a "indicação" do Tripadvisor no restaurante O Bairro  (Largo da Praça do Peixe, 24) em uma ocasião e em outra em um dos restaurantes pela rua. À noite sentamos no balcão do central Rossio - Café e Cervejaria O Augusto, (Largo do Rossio, 8), para umas cervejas e conversa com o simpático pessoal da casa.




Mais fotos:


Estação do Oriente, em Lisboa

Estação São Bento, no Porto



Assembléia Municipal de Aveiro

TêZero - lugar das tripas

Tripas de atum

Toda na Sagres....

Amanhecer





Igreja da Misericórdia


Ruas de Aveiro

A Catedral

100 Montaditos! 😊 Adoooro

Quisque de tripas de chocolate

O Forum - shopping









Mercado do Peixe



Ovos moles e doces de ovos



A vista do passeio de moliceiro





A antiga fábrica de cerâmica







Belas fachadas Art Nouveau









Restaurante O Bairro



Nenhum comentário: