terça-feira, 9 de junho de 2020

Santiago de Compostela - 11 dias pelo Caminho Central Português a partir do Porto (agosto/2019) - Parte I

Eu e Marinês no nosso ponto de partida, a Catedral do Porto
Chegou a hora!
Acho que quando a gente começa a sonhar algo, nem que seja de leve, alguma coisa no universo já se vai movendo aos pouquinhos, sem alarde nenhum e, de repente, a oportunidade tá lá. Fez-se . Cabe à gente, agarrá-la ou deixá-la passar.

Até ano passado eu nunca havia pensado em fazer o Caminho de Santiago de Compostela mas ao ir à cidade e sentir a vibração dos peregrinos, algo em mim despertou um desejo e o Caminho entrou na minha lista de "um dia...."
Nem de longe eu poderia imaginar que 1 ano depois já estaria realizando esse sonho.
E já parto com a "credencial".
A Credencial do Peregrino é um cartão que você vai carimbando ao longo do caminho, nos albergues, igrejas, hoteis e que lhe dá o direito de hospedar-se em albergues de peregrino. Quem percorre no mínimo 100km (comprovados pelos carimbos), ao chegar em Santiago recebe a "Compostela",  um comprovante oficial de que você fez o Caminho.

Essas credenciais podem ser adquiridas nas principais cidades de partida para o Caminho, em igrejas ou associações mas as nossas a Marinês (companheira nessa aventura) solicitou na AACS-Brasil (caminhodesantiago.org.br ). Cada uma custou R$ 25,00 e chegaram pelos Correios.

Segue o post de minha ida em 2018, falando resumidamente sobre a história do Caminho de Santiago: http://www.correndoomundo.com.br/2018/09/santiago-de-compostela-o-caminho-que.html

Algo que para mim sempre pareceu fácil (levar pouca bagagem em viagem), desta vez mostrou-se mais complicado.
Faremos o Caminho Central Português, saindo da cidade do Porto, caminhando por 10 dias num total de aproximadamente 250km. Recomendam que a bagagem que levamos na mochila seja 10% de seu peso corporal. Pra uma baixinha e magra como eu, já saio em desvantagem... Qualquer calcinha ou meia já contribui pra atrapalhar os planos! 😭

Depois de desfazer a mochila umas 3 vezes e tirar tudo que podia, cheguei à seguinte lista:
Mochila Quéchua 40 litros
capa de chuva de plástico
1 casaco corta vento/capa chuva
1 calças de treking
1 calça de lycra
1 camisa de lycra mangas compridas
1 camisas dry fit mangas curtas
1 camisa quente (fleece. material que aquece e é leve)
1 camisa mangas compridas fininha, com feche
2 lencinhos pro pescoço (bandana)
1 boné
Tênis
1 Papete

bolsinha com remédios
bolsinha com produtos de higiene (o mínimo possível, em tubinhos pequenos)
celular e o carregador
óculos escuros/de grau
Fora a calça jeans e o casaco que irei viajar

Total: 7,5kg (não deu pra seguir a regra dos 10%.... 😞

Mas posso engordar na viagem..... 😁 😁)
Pronto!
É com isso que terei que me virar nesses 10 dias.
Dizem que o Caminho é desapego.... Então já tá valendo!
Porto, tô chegando!

Hoje o dia foi de aviões e puxado.
No Porto, fomos à Catedral para pegar informações sobre o caminho de amanhã e já colocamos na credencial nosso 1o carimbo, no quiosque de informações turísticas, já que a catedral estava fechada e só abrirá amanhã às 9h, horário que já queremos estar na estrada para percorrer os 27km até Vilarinho.
Agora dormir porque amanhã será a estréia e tô preocupada com o peso da mochila.... Deveria ter colocado menos coisas...

Dica do dia: se começar o caminho pelo Porto aproveite para comprar qualquer coisa que falte (como bastão, toalha de microfibra, chapéu,etc) na Decatlhon, que é bem central e tem preços maravilhosos comparados com os do Brasil.

Hotel: Porto Spot Hostel . Recomendadíssimo. Já por 3 vezes fiquei lá. Quartos compartilhados e individuais. http://www.spothostel.pt/

1o dia - Porto-Vilarinho (16/08/2019) (27km/8h)

Nosso 1o dia de caminho foi bem cansativo mas chegamos inteiras e, o peso da mochila que eu achei que nao fosse dar conta, acabou que acostumei e deu tudo certo. Uma bolha no dedinho e outra na sola do pé 😁
Li em muitos blogs que a parte da saída do Porto é chata por ser sempre movimentada e muito urbana mas achei super legal ver a cidade "não turística ". Por vezes ficamos confusas mas sempre têm as setas indicando o caminho, nos postes, nas calçadas e as pessoas quando nos vêem em dúvida , sem nem a gente perguntar, já nos mostram por onde ir. Outra coisa legal é passar e ouvir um "Bom Caminho!"

As setas amarelas que iriam nos guiar pelos próximos 11 dias
A unica coisa estranha foi nao termos encontrado nenhum peregrino nessas 8h de caminhada, com exceção de 2 brasileiras na Catedral do Porto, ponto de partida na cidade.
Mas no albergue da chegada encontramos 2 brasileiros e uma croata e foi conversa muita!

Chegando em Vilarinho

Depois de acomodadas, fomos jantar na "quermesse" que estava acontecendo na cidade

Dica do dia: o caminho é bem sinalizado mas ter no celular um google maps ajuda na hora da dúvida (principalmente na saída do Porto) assim como um site bom e recomendo o groonze.com

Hotel: Casa de Laura (quarto compartilhado pra 4, sem café da manhã, por €12. Muito bom. Laura é um amor)

2o dia - Vilarinho-Barcelos(17/08/2019) (28km/8h)

O Caminho de hoje nos levou por belas paisagens de rios, plantações de milho e pequenas cidades com lindas casas e jardins bem cuidados.
Foram mais duas paradas em cafés e algumas no percurso pro descanso necessário pois o sol de final de verão castigou um pouco. Hoje sim, começamos a encontrar peregrinos! Alguns de bicicleta.

Foto da Marinês
Dormiremos em Barcelos, a cidade do galo do mesmo nome, símbolo de Portugal. Achei Barcelos linda! Pena não termos tido tempo para explorá-la como eu gostaria....

O Galo símbolo de Barcelos

Dica do dia: leve o mínimo, o MÍNIMO na sua mochila, pois o caminho nao é mole para ser feito com 1 grama a mais de peso nas costas. Apesar de estar aguentando legal fisicamente, hoje minhas costas ficaram um pouco doloridas com o peso e, como amanhã o estirão será grande (35km) resolvemos contratar um serviço que leva nossas mochilas ao hostel do destino (€7 cada uma). Tem quem diga que isso tira o "espírito" do Caminho e pode até ser verdade mas como nao vim fazê-lo com espírito nenhum 😁😁, a não ser o de me divertir e curtir ao máximo, vou sem mochila nas costas amanhã sim! 😁 São Tiago que me perdoe....

Hotel: Diora Hostel (antes da ponte medieval de Barcelos. Quarto com 4 camas - €10 por pessoa com café manhã)

3o. dia - Barcelos-Ponte de Lima (18/08/2019) (35km/10h)

E o dia foi looongo! Longo e difícil!
Acordamos mais cedo que os outros dias, pra sair mais cedo mas começou uma chuvinha fina e nos demoramos um pouco esperando-a passar.

Prontas pra sair

Foram 35km em 10h. 3 paradas em cafés e muitas pelo caminho pra mastigar algo ou beber uma água.
A paisagem passou a ser bem mais rural, com poucas cidades e casas, o que, ao meu ver, faz ficar mais monótono... E muitas subidas!!!
Feliz por ter aceitado o conselho de São Tiago e despachado minha mochila!!! Se foi difícil sem ela, imagina....
Estávamos verdadeiramente exaustas quando finalmente chegamos a Ponte de Lima, mais uma bela cidade de Portugal, à beira do rio Lima. Amei até mais que Barcelos!
Terminamos o dia merecidamente com um peixe, cerveja e vinho!
Amanhã tem mais!

Dica do dia: PREPARE-SE pra fazer o Caminho! Ah, mas você já corre todo dia... Fez até maratonas... DIFERENTE. Uma coisa é treinar todo dia 1h/1:30 ou correr 42km um dia e depois ir pra casa descansar.... Outra é você andar 28/30/35km um dia e no outro fazer tudo de novo. E no dia seguinte, novamente.... E por aí vai... Então, prepare-se pra encarar o Caminho.

Hotel: Pousada da Juventude ( Quarto com 4 camas - €14,85 por pessoa com café manhã)

4o dia - Ponte de Lima-Rubiães (19/08/2019) (18km/5,5h)

O que foi pintado como um terror (subida da Serra da Labruja), para nós foi uma surpresa e um dia fácil comparado ao de ontem.
O café do hostel era só às 8.30 (embora eles oferecessem saquinhos com café para os peregrinos que saíssem mais cedo) e decidimos esperar e começar a caminhada mais tarde.

Saímos às 9h para passear um pouco pelo centro de Ponte de Lima e a cidade estava lotaaada! A razão era uma imensa feira que acontece nas 2as feiras.

Ponte de Lima

Quase 10h começamos a caminhada de fato e depois de vários descampados, pequenas aldeias, chegamos ao que seria o bicho papão do dia: a Serra da Labruja ("a bruxa", nome bem sugestivo!).

4km de subida, num ganho de 400m de elevação. Percurso com partes difíceis por ter muitas pedras e também devido à inclinação. Bonito, com uma plantação de pinheiros com uns saquinhos pendurados de onde sai uma resina. Lembrei do seringal no Xapuri, no Acre.

Encarando as subidas e pedras da Labruja

As árvores com os saquinhos recolhendo a resina
Final da Labruja e a recompensa do visual

O bicho papão, comparado a ontem, foi café com leite...
O dia foi perfeito, chegamos cedo à pousada (quarto/banheiro privativos, um "luxo" 😂) e inteiras (diferente de ontem....).

O único perrengue do dia foi a desgraça de um cachorro enoooorme que tava deitado num lugar deserto no meio do mato, nos olhando com cara fechada, justo na trilha pela qual iríamos passar. Vacilamos, paramos e resolvemos encarar (não tinha outro jeito..) quando nessa hora exata apareceu um rapaz de bicicleta e atalhou o bicho na hora que ele começou a latir pra gente.... Deu um medo da peste! Vou nem mentir.... 😁

A fera nos aguardando. Beco sem saída
Ah! Hj tb despachamos nossas mochilas... 😁
Terminamos o dia com nosso 1o bacalhau em Portugal, no restaurante Bom Retiro (acho que um dos únicos no pequeno lugar de Rubiães.... A filha do dono veio nos pegar e nos deixar de volta na pousada. Um amor).

Dica do dia: leve um (ou dois bastões). Até o dia de hoje, achava que o bastão que eu havia trazido era um peso desnecessário mas na subida da Labruja vi que é indispensável! Dá pra ir sem? Pelo menos no nosso percurso, dá. Você sobe nem que seja de 4! Mas com ele é muuuito mais seguro pois serve de apoio na subida da serra no meio das pedras, onde no menor vacilo você pode escorregar ou entortar o pé.

Hotel: Recanto do Peregrino (Quarto privado com banheiro privado - €35 pras duas com café manhã). fica longe do centro da cidade. Recomendo ficar num local mais central.

5o dia - Rubiães-Tui (20/08/2019) ( 21km/7h)

Chegamos na Espanha!!!!
Retomamos nossas mochilas e rodamos não os 19km previstos mas em torno de 21km por conta de um pequeno erro nosso e da ida ao albergue em Tui, cidade espanhola. Foram 3 paradas demoradas em cafés.
Hoje o percurso teve natureza, muitas pequenas vilas portuguesas (que eu adoro!) e o encontro com seu Antônio, de 91 anos, com quem conversamos por um bom tempo e que me deu um verdadeiro exemplo de vida. A alegria em pessoa!!!

Sr Antônio e nós

Girassóis. Belezas pelo Caminho
A última cidade de Portugal, Valença, tem um centro histórico lindo, todo dentro das muralhas da antiga fortaleza que é exatamente por onde o caminho passa.

Chegando em Valença

Dando tchau a Portugal

Nem deu pra parar....😢
Atravessando a ponte que separa Portugal de Espanha
Enfim a Espanha!
Atravessamos a ponte sobre o rio Minho e chegamos em Tui, na Espanha. A pequena cidade estava DESERTA. O motivo era o horário: a siesta espanhola. Das 14 às 16h, horário que eles se recolhem e fecham tudo. Portanto, se você faz questão de sentar em um restaurante pra almoçar, observe os horários espanhóis.
Saudade do "meu" Portugal...
Agora, gastar meu ralo portunhol...🤣

Dica do dia 1: quando fazer o caminho? Estamos no final de agosto, final de verão. Temos enfrentado alguns momentos de muito sol, mas pra mim, cearense, isso é pinto... Em termos de temperatura, tenho escutado que os melhores meses para fazer o Caminho Português são maio e setembro (primavera e outono). Por outro lado, dizem que são os meses com mais gente no caminho,consequentemente, albergues e pousadas mais lotados (algo com que nao temos tido problema)

Dica do dia 2: o caminho é muito, MUITO bem sinalizado. Sempre tem a seta amarela (do caminho de Santiago), a azul (do caminho de Fátima), duas listras, uma branca e outra vermelha (caminho romano) e um X (indicando o caminho pelo qual vc NÃO deve ir). Ou seja, só se perde quem quer. Ou, como eu e Marinês, quem conversa TANTO que nao presta atenção (em 5 dias já foram 3 vezes... 🤣). Então, se caminhar 200m e nao encontrar setas, PARE e desconfie...

Hotel em Tui: Convento Del Camino (Quarto para 4 .- €15 por pessoa sem café manhã. Café opcional por mais €2). O albergue é num prédio onde funcionava um convento dominicano ( século XIV). Tem 3 quartos comunitários que cabem ao todo 19 pessoas

6o dia - Tui - Porriños (21/08/2019) (16km/4,5h)

Na Espanha temos que acrescentar 1h ao relógio em relação a Portugal (5h + que no Brasil) então, apesar de termos saído às 8h como sempre, o sol estava menos quente embora logo depois ele tenha surgido de verdade e nos pegou em um percurso com pouca natureza e muita estrada de asfalto.

Saindo de Tui junto com outros peregrinos
Paramos em 2 cafés no percurso, que decidimos dividir, pois o plano inicial era fazermos os 32km entre Tui e Redondela direto. Depois dos 35km do 2o dia, reavaliamos.....

Marinês carimbando nossas credenciais
Fizemos então só os 16km e paramos em Porriño, uma cidade com um pequeno e bonitinho centro da Espanha. Pena que não tenha dado pra curtir a cidade, pois ao chegarmos, estava tudo  fechado pra siesta e à noite o movimento só começa bem tarde (pelo menos pra mim...), quando o sol já está mais fraco. E hoje ele tava forte!!

Porriño

Rua de Porriño
Inovamos na escolha do albergue: quarto compartilhado para 25 pessoas! De propósito. Queremos ter essa experiência. Só não sei se conseguirei dormir porque o movimento de gente entrando e saindo é grande! (embora esforcem-se para ser silenciosos) 😴

Nosso quarto: 25 pessoas em beliches. Pelo menos tivemos a privacidade da cortininha na cama...

Dica do dia 1: decidimos previamente que nao passaríamos no caminho para almoçar, nos contentando com pequenos lanches que levamos na mochila (fruta, pão com nutela, bolo) ou que compramos em cafeterias pelo caminho. Tem dado certo. Nao ficamos com a sensação de preguiça depois de comer e ter que retomar a caminhada. Qdo chegamos ao destino, aí sim, temos uma refeição decente.

Dica do dia 2: a Vieira. O Caminho de Santiago tem alguns símbolos, como a cabaça e o cajado mas com certeza o maior símbolo é a vieira, uma concha branca grande . Existem diversas lendas para explicar a origem desse símbolo mas o que ocorre é que os peregrinos sempre a levam presa na mochila. Ela é o sinal maior para identificação do peregrino, qdo passamos em aldeias, qdo estamoa em dúvida por qual caminho seguir. As pessoas veem a Vieira e já indicam o caminho sem nem perguntarmos. Ou simplesmente dizem um "Bom Caminho!". É legal. Eu nao tinha a minha e a comprei no 2o dia de caminhada

Hotel: Alojamiento Camino Português (Quarto para 25 pessoas- €12 por pessoa sem café manhã).

Mais Fotos:

1o dia - Porto-Vilarinho (27km/8h)

Chegando ao Porto

Refeitório do hostel do Porto

Em frente à catedral do Porot

Encontro com brasileiras que também iniciavam o Caminho naquele dia, mas fariam o Caminho da Costa

Torre dos Clérigos, Porto

Porto

Começando o encatamento com as diferentes flores que iria encontrar pelo Caminho

Pausa pra café

Por aí mesmo!!!

Pequenos vilarejos
Provando as uvas. Azedas!!!

Do nada, um local pra carimbar nossa credencial

Chegando em Vilarinho

Ê felicidade de deitar numa cama limpinha!!!! Hostel Casa de Laura

Primeiro encontro com duas grandes figuras, uns presentes no noos caminho. Andrea, da Croácia e Beth, da Bahia

Feirinha em Vilarinho

😂

Brinde pra encerrar o dia, na Casa de Laura

2o dia - Vilarinho-Barcelos (28km/8h)

Se tiver esse X, stop! Caminho errado!!!

Gentileza de algumas casas pela estrada. Laranjas para os peregrinos

AL: alojamento local. Muitos tipos de alojamentos para os peregrinos

Parada para Jorge colocar esparadrapo nos calos de Beth

Quarteto que que ficou junto quase do início ao fim: eu, Marinês, Beth e Jorge.

Girassóis

Muito bacana esse restaurante pelo caminho

Parada para uma cerveja e água

Estacionamento de mochilas

E encontramos a Andréa....

Chegando no hostel em Barcelos

Quarto do hostel em Barcelos

Banhadas pra conhecer a cidade

Barcelos

Boa pergunta!

O Galo!!!

Centro de Barcelos

Finalmente com minha concha

Nosso Hostel

3o. dia - Barcelos-Ponte de Lima (35km/10h)

Café da manhã com os amigos de sempre para iniciar nosso 3o dia

A credencial da Andrea. Ela iniciou o Caminho em Lisboa!!!

Iniciando o 3o dia de caminhada e voltando a atravessar a ponte de Barcelos

Barcelos

Domingo e as pessoas bem cedo na missa

A seta amarela indica o Caminho de Santiago. A seta azul, o Caminho de Fátima

Maças!

No meio do nada e a pessoa passando batom!!!!

Encontros

Chegando a Ponte de Lima

Nosso quarto no hostel de Ponte de Lima

Feira

Noite em Ponte de Lima

4o dia - Ponte de Lima-Rubiães (18km/5,5h)

O cartão para despacho da mochila

Café da manhã no hostel de Ponte de Lima

Antes de começar a caminhada, um passeio pela cidade. 2a feira é dia de uma mega feira de rua em Ponte de Lima

Ponte de Lima

Um albergue comunitário, da prefeitura. Note que tem horário pra abrir e fechar

O albergue

Labruja: inclinação e pedras

Recompensa ao final da Labruja

Enfim chegamos ao hostel do 4o dia

Nosso quarto

5o dia - Rubiães-Tui ( 21km/7h)

Saindo para o 5o dia

Pausa para um café

Chegando em Valença

Muralhas na entrada da fortaleza de Valença

Ruas de Valença

Nosso alojamento em Tui
Mais um reencontro com a croata Andrea

O alojamento em Tui. Um antigo convento

Tui

6o dia:

De manhã, saindo de Tui

Gaiteiros ganhando uma graninha pelo Caminho