segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Europa 2009 - I - Itália e Vaticano

Em 2009 surgiu a oportunidade de fazer uma viagem especial tendo por companheiros dois primos muito queridos, a Lena e o Del.
Maio de 2009. Roteiro: Milão, Roma, Vaticano, Florença, Pisa,  San Gimignando, Veneza, Munique, Fussen, Viena, Cesky Krumlov, Regensburg, Praga, Dresden, Berlin, terminando em Paris.
Passamos quase 1 mês viajando.

O roteiro foi previamente todo feito no Brasil com muitas horas na internet pesquisando sobre os lugares que iríamos visitar, pontos turísticos, história, assim como reservamos e compramos com antecedência as passagens de trem e os albergues.





   Em uma das duas vezes que pegamos trem à noite, com cabine pra dormir




Essa foi minha primeira experiência de hospedagem em albergues.



   Albergue em Florença - um dos melhores

No Brasil, as pessoas costumam ter certo preconceito com esse tipo de hospedagem. A imagem é de que sejam lugares não tão confortáveis e não tão seguros quanto os hotéis e confesso que eu mesma estava um pouco receosa.
Nós escolhemos nossos albergues no site www.hostelworld.com, de acordo com a pontuação dada aos mesmos pelos próprios viajantes, sempre atentando aos ítens de segurança, localização e limpeza. E foi uma experiência extremamente positiva. Nos hospedamos em lugares super transados, a maioria com café da manhã e com ocupação quase sempre de jovens, é verdade, mas também encontramos pessoas mais velhas.







   Nos computadores do albergue, mandando notícias pro Brasil

Por vezes conseguimos quartos triplos e ficamos os 3. Outras, fiquei sozinha em quartos femininos e por duas vezes não tive alternativa e fiquei em quarto misto, mas na maior tranquilidade, respeito e (pasmem!) banheiros SEMPRE limpinhos, limpinhos, mesmo os que eram localizados no corredor, fora do quarto. Parênteses: por que essa diferença na higiene nos banheiros no Brasil e na Europa? Por aqui me deparo com banheiros femininos que sinceramente.... Por lá, nunca encontrei um banheiro sujo, fosse ele feminino ou misto (algo muito comum). Será que se pode medir a educação de um povo pelos seus banheiros?

Meu voo saiu de Fortaleza um dia antes do dos meus primos, com destino a Milão, onde cheguei pela manhã, passei uma noite e tive tempo de conhecer sua famosa e lindíssima catedral, a Piazza Duomo, assim como andar um pouco por suas ruas.



                      Catedral de Milão


    Galleria Vittorio Emanuele - Milão



No dia seguinte peguei um voo para Roma e o combinado era encontrar Del e Lena no albergue, onde eles já deveriam estar àquela hora. Qual não foi minha surpresa, na estação de trem (que sai do aeroporto), ouvir alguém gritando meu nome. Eram os dois, do outro lado da plataforma. O voo deles tinha atrasado e, nessas coincidências da vida, me encontraram na estação, na hora exata de me salvarem de pegar o trem errado!








   Brindando ao nosso 1o. dia de viagem - Roma





Em Roma revi lugares que tinha ido com minha família na infância, como o Coliseu, o Fórum Romano, Capitólio, Panteon, a Fonte de Trévia (lotada, de dia ou de noite), passeamos à noite pela Piazza di Espagna e tantos outros locais maravilhosos.



    Piazza Navona com seus artesãos



                      O Coliseu em uma manhã de domingo esportiva entre crianças


   Fazendo meu pedido na Fontana di Trevi


Claro que quem vai à Roma não pode deixar de visitar o Vaticano e nós não fomos exceções. O Vaticano é algo tão grandioso, tão ricamente lindo que acho impossível alguém, mesmo que não tenha religião, não se emocionar. Em uma de suas capelas laterais assisti pela primeira vez, a uma missa em latim.


                      Interior da Basílica de São Pedro - Vaticano


   O Vaticano visto da cúpula de sua Basílica, depois de uma sofrível subida


De Roma fomos de trem pra Florença.
Florença é tal e qual seus mais lindos cartões postais. 


    Vista da Ponte Vecchio


Uma cidade linda, charmosa com aquelas ruazinhas e sua ponte Vecchio que eu não me cansei de admirar e onde sentei-me pra ouvir um violonista clássico com um magnífico por do sol sobre o rio Arno. 



    Por do sol na Ponte Vecchio


Foi uma das cidades mais bonitas que conheci. 




   Vista de Florença


A Piazza del Duomo, com a Catedral, o Batistério e o Campanário, é um local pra se ficar sentado, admirando, enquanto se observa o vai e vem de meio mundo. O Albergue em que ficamos também foi um dos melhores. Além de café da manhã, tínhamos direito ao jantar, onde se podia até escolher entre pizzas e massas!

Passamos ainda pela cidade medieval de San Gimignano, com suas ruelas cheias de turistas, onde tomamos um sorvete que havia sido eleito como o melhor do mundo.







   Ruas de San Gimignano


                  O sorvete campeão de San Gimignano

  Depois pegamos um trem pra Pisa, que, assim como Veneza e Roma eu já havia ido também, mas que foi muito bom recordar e redescobrir.




    Pisa, com sua igreja, o Batistério e a Campanário (a famosa torre)


Em Veneza passamos somente um dia, andando sem rumo por suas pontes, ruas, mercados. Assim como Florença, a cidade é o próprio cartão postal.




    Vista de um dos canais em Veneza

    Aluguel de gôndolas
    Praça de São Marcos e sua basílica



Albergues:
Milão: The Best Hotel – Via Benedetto  Marcello, 83
Roma: HOSTEL ALESSANDRO PALACE - Via Vicenza, 42
Florença: HOSTEL ARCHI ROSSI -  Via Faenza, 94r

Um comentário:

Anônimo disse...

Lia,

Adorei!

Êta saudade dessa viagem...

Foi boa demais! Sua companhia tb foi show!

Beijos
Lena