sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lesão - E agora?



Início do treino hoje pela manhã, fui parada pra uma rápida conversa com uma amiga corredora. Assunto: lesão.
De "molho" desde fevereiro,  relatou rapidamente a via crucis que todos sabemos de cor: fisioterapia, fortalecimento muscular, etc, etc.
Mas nada é tão ruim quanto ficar sem correr! Eu, pelo menos, sempre que estou lesionada entro em depressão pensando que ficarei impossibilitada pra sempre de fazer meus treinos. Drama... :))
Felizmente, depois de um tempo com lesões recorrentes, estou em uma fase tranqüila, onde vez por outra sinto algum incômodo que logo desaparece.
Lembrei então desse texto escrito na época da minha última lesão mais séria que me tirou das ruas por um tempo, e publicado no blog Tempo de Correr.
Transcrevo-o:
Síndrome da banda íleotibial, fascite plantar, canelite, distensão muscular, tendinopatia dos glúteos (“bundite”, como vi  uma corredora chamando em uma comunidade de corrida. Nada mais adequado!), tendinite no calcâneo (popular  tendão de Aquiles) e por aí vai…
Qual corredor (a) que nunca teve uma lesão?  Poucos devem ter tido essa sorte. Excesso de treino e falta de fortalecimento muscular são as maiores razões para esse tipo de problema que costuma deixar a criatura nervosa, inquieta, às beiras de ter uma crise de abstinência por falta de corrida.
Existem as exceções, ou os privilegiados,  como eu prefiro chamá-los.
Den Karnazes ficou conhecido mundialmente pelo feito de ter corrido 50 maratonas em 50 dias. Muito? E o que dizer do belga Stefaan Engels, que recentemente completou 365 maratonas no espaço de 365 dias? Nessa semana passou por Fortaleza o Ultraman Carlos Dias, que vem correndo o perímetro do Brasil (18 mil km), desafio que espera concluir no período de 1 ano . Privilegiados sim. Exceções à regra, abençoados geneticamente, que me deixam salivando de inveja (no bom e saudável sentido).
Mas nós, simples mortais, vez por outra ficamos “no molho” por conta de uma lesão.
Eu, por exemplo, com quase 7 anos de corrida, estou passando pela minha penosa  e lenta (mais lenta que penosa, é verdade. Ou bastante penosa pelo fato de me privar do meu vício) parada para recuperar de lesão (devidamente catalogadas em um grande saco onde se lê: EXAMES PERNAS LIA). A quinta.  A da vez tem o pomposo nome de “edema no talus”. Você sabe onde fica seu talus, corredor (a)?  Eu não sabia nem que tinha um!
Nesse processo, a procura de médico, a busca de informação na internet, a conversa com amigos experientes e ex-lesionados. Tudo em busca de uma “solução” para o problema. Solução essa que, claro, seria me colocar o mais rápido possível de volta ao asfalto. Procuro uma mágica por todos os lados. Mas não dá! Alguns costumam conviver com a dor, esperar até o momento de não mais suportá-la pra procurar um médico, o que, na grande maioria das vezes, evolui para um problema mais sério e conseqüente tempo maior parado.
Eu costumo, ao primeiro sinal de dor, procurar um ortopedista.  Choro, discuto, faço beicinho, exploro todas as possibilidades de me tratar sem parar de correr, mas, por medo de “me quebrar” de vez, acabo obedecendo o que me mandam fazer (tá certo! Nem tudo…). Uma vez um médico me disse: “não mando nunca vocês corredores pararem de vez com o treino. Não adianta. Vocês não obedecem nunca!”. Achei interessante e engraçado. Ele falou um “VOCÊS corredores” como se não fizéssemos parte da espécie humana. Ô racinha teimosa e viciada, essa!
Mas eu obedeço, doutor. Fico resignada, murchinha, triste. Tá certo que, depois de liberada pra correr no MÁXIMO  5km, em 1 semana já estou  me atrevendo a dobrar a distância… Incapacitada, aleijada, encontro os amigos no final dos treinos, das provas, pra conversar sobre corrida, respirar a atmosfera  gostosa desse esporte. Até corrida pedalando minha bicicleta eu já acompanhei,  enquanto todos batiam  seus saudáveis “talus” bem firmes no asfalto.  Só pra ”matar o verme”.
É isso. Temos que nos resignar, sossegar o facho e parar. Temos que nos contentar  com umas pedaladas, natação, elíptico na academia (arg!). Vale tudo. Menos correr.  Obedecer nosso corpo e o carrasco do médico pra podermos voltar cheios de gás.  Ah, que vontade de correr….

Aí não foi lesão, mas algo comum a corredores também: queda!

Exibindo os 2 troféus: a medalha e as cicatrizes


Um comentário:

Anônimo disse...

Terrível,voltando de lesão ruptura muscular de 2cm na parte posterior da coxa,tentei voltar antes,piorou novamente e agora com muita calma enfrentar um ironman(70.3) em Penha-SC....
Ulisses