domingo, 6 de janeiro de 2013

Carlos Dias e o Desafio Pelas Capitais


Ano novo, hora de colocar a listinha de sonhos de viagens/corridas em dia e ver qual dos ítens dará pra encarar. No meu caso o rol é grande, mas preciso ver época, férias, filhos, custos e ir “ticando” aos poucos a minha listinha.

Em Fortaleza, sinceramente as provas pra mim serão poucas. Farei as que se propuserem diferentes e darei preferência aos meus treinos, que são na hora que quero, no percurso que quero e acompanhada com quem eu escolher . Pra que melhor?

Falar em provas diferentes em Fortaleza, os grandes circuitos nacionais de corridas de rua finalmente enxergaram o nosso potencial e estão aportando em 2013.
Dois deles já têm data certa:
Circuito das Estações Adidas:  17 de março
Fila Night Run: 27 de abril.
A Corrida das Cores, apesar de nova,  também incluiu nossa capital em sua programação de várias provas  por 13 cidades brasileiras.

Além dessas, nossa cidade fará parte, nos dias 29 e 30 de junho, do Desafio 24 horas pelas 27 capitais brasileiras.

Por trás dessa grande empreitada está o ultramaratonista Carlos Dias que passou rapidamente por Fortaleza nesse final de 2012 para ministrar palestra sobre os desafios dos quais tem participado e que foram muitos.


Carlos Dias em Fortaleza


Um pouquinho de Carlos Dias para quem ainda não o conhece:

depois de várias maratonas e de ter estreado em ultras correndo a Comrades, os 90km na África do Sul, em 2000 decidiu fazer uma homenagem ao aniversário do Brasil correndo 500km do Rio de Janeiro a São Caetano do Sul (SP) em seis dias.

Em 2003, realizou uma parceria com uma empresa de telefonia celular e correu mil milhas brasileiras de Porto Seguro a São Bernardo do Campo (SP), sua cidade natal, tornando-se o primeiro brasileiro a correr 1.000 milhas em 22 dias, uma média de 75km por dia.

Em 2007 nasceu seu filho Vínicius,  o que o motivou a realizar um sonho antigo: correr o Brasil de Norte a Sul com as próprias pernas. Correu 9.000km, em 100 dias, uma média diária de 90 km, 14 horas por dia, do Oiapoque ao Chuí entrando para o livro dos recordes brasileiro.

Em 2008, completou a primeira etapa da Copa do Mundo dos Quatro Desertos (sim, isso existe! Atacama, no Chile; Gobi March, na China; Sahara, no Egito e a Antartica (http://www.4deserts.com/), no deserto de Gobi March na China, um percurso de 250km entre montanhas e a 3.000 metros de altitude, ficando na 5 colocação na categoria de 30 a 39 anos. 




Também correu o deserto do Sahara em outubro e  Antártica em novembro.


No frio da Antártica


Em abril de 2009 completou os 4 desertos com o Atacama  e com isso tornou-se o primeiro sul-americano  a correr os quatro desertos mais extremos do planeta em 10 meses e novamente teve seu nome incluso no livro dos recordes brasileiro.

Mas ele não parou por aí: durante 325 dias  Carlos Dias  superou  mais um desafio, o maior de sua carreira, correr 18.250km pelo Brasil, em 325 dias percorrendo uma média diária de 56km, para arrecadar fundos ao GRAACC ( Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – www.graacc.org.br).





Carlos Dias foi eleito pelo History Channel um Super Humano por realizar desafios em lugares extremos e correr longas distâncias ao longo da carreira.

Pois o próximo desafio desse super humano continua tendo como finalidade a arrecadação de fundos para o   GRAACC e começará pelo Rio de Janeiro, no dia 2 de março de 2013.

Dessa vez, ele avisa que as pessoas interessadas poderão participar.
Terá inscrição com direito a camiseta e medalha de participação e cada corredor poderá fazer parte suando a camisa em 5, 10, 15, 24, 50....... (a quilometragem que quiser), ou mesmo nas 24 horas completas que irão durar o desafio. O importante será participar.




Das outras corridas de 2013 em Fortaleza, não sei de quais participarei, mas nos dias 29 e 30 de junho com certeza quero estar, pelo menos por alguns kms, fazendo parte desse grande desafio e contribuindo com o GRAACC.

Carlos Dias, gostei muito de lhe conhecer. Sua determinação, simplicidade e garra são motivadoras e inspiradoras.





3 comentários:

Anônimo disse...

Ótima matéria, Lia. Mais uma vez, parabéns pelo blog.
Rodrigo

Anônimo disse...

Que matéria!!!;D Muito bom Lia!!
Juliana

Anônimo disse...

D+!
Djacir