quinta-feira, 11 de julho de 2013

Feriado de Páscoa em Lima - março de 2013



Mais um relato atrasado e atropelado pelos demais e que apenas deixarei registrado por achar que seria imperdoável não dividir um pouquinho do Peru, principalmente com quem ainda não conhece o Peru, ou melhor, Lima.

Pois é.... Menos de 1 ano depois de me maravilhar com esse país, numa viagem inesquecível por tantos locais lindos, lá estava eu de novo, dessa vez carregando minha família, que, de tanto ouvir meus entusiasmados relatos sobre as maravilhas do país, o escolheram como destino do feriado da Páscoa e comemoração do aniversário do meu irmão.

Estando todos já programados, juntei minha tropa e lá fui eu de novo, dessa vez com parada somente em Lima.

Maravilha, pois ano passado achei que fiquei devendo mais dias à capital peruana.

E foi com imenso prazer que meio que servi de guia para todos, mostrando os lugares que já havia conhecido, como o centro da cidade com sua catedral, o palácio presidencial com a troca de guarda, o shopping Larcomar, encravado no paredão e com uma vista maravilhosa do Pacífico, a Praça do Amor em Miraflores , o Circuito Mágico das Águas, o Museo Rafael Larco Herrera e tantos outros locais imperdíveis.


Vista do Larcomar





Tive tempo suficiente para rever tudo com mais calma, andar pelo calçadão à beira mar em Miraflores e observar os parapentes, o por do sol.


Por do sol em Miraflores





Tive tempo de bater perna por horas no Mercado Inka, olhando artesanatos dos mais diversificados.

Fomos ao centro da cidade no sábado, na véspera do domingo de Páscoa e foi bonito observar toda aquela religiosidade, com filas intermináveis para entrar na catedral , ruas interditadas para carros e lotadas de pessoas.


Fila para entrada na catedral no sábado da Páscoa

Tive tempo suficiente também para apreciar com calma a tão famosa culinária peruana com seus frutos do mar, o mundialmente famoso ceviche (que definitivamente não entrou nas minhas preferências gastronômicas) e seus inúmeros pratos típicos como o tacu-tacu (meu preferido) e o cuy, objeto de gozação de todos durante a viagem.

Dessa vez, apesar de eu ter procurado bastante, não teve corrida de rua, mas por dois dias saí para treinar pelos parques próximos ao hotel onde estávamos.


Corridinha matinal no Parque Tradiciones



Como eu imaginei, todos  A MA RAM Lima.


Todos juntos cantando parabéns para o aniversariante do dia


Todos ficaram impressionados com a segurança da cidade, com a limpeza, com a ordem.


Um dos parque da cidade, que encontrei enquanto corria


Mesmo no sábado de grande movimento em pleno centro da cidade com milhares de pessoas que estavam ali para os festejos pascais, não se viu uma confusão, tudo muito tranqüilo, seguro e, uma limpeza nas ruas de chamar a atenção. 

Lima é uma cidade bastante segura e limpa. Muito bem policiada. 

Garis a toda hora, todo momento, limpando não sei nem o quê e placas avisando do valor da multa para quem deixasse o cocô de seus cachorros no meio da rua.

Um amigo meu perguntou “Em Lima? Mas fazendo o que aí? Vendo o quê?”.
É, muitos me fizeram a mesma pergunta.
Quem conhece, sabe que tem muita coisa pra ver e fazer.
Quem não conhece, vai lá e depois me diz!
As fotos a seguir falam por si.


Dicas para quem for:

Os pontos turísticos são inúmeros e de alguns eu já falei no post do ano passado sobre a cidade, então as dicas vão para os restaurantes:

Punto Azul (595 San Martín Miraflores) – muito bem conceituado, é especializado em frutos do mar e tem um preço muito bom. Chegue cedo porque sempre tem fila de espera.
Astrid & Gaston (Calle Cantuarias 175, Miraflores) – do estrelado chef Gaston Acurio, top dos tops, é preciso fazer reserva com antecedência.  Comida peruana em geral. Excelente e caro, mas bem menos caro do que um restaurante do mesmo nível no Brasil.

El Bolivariano (Santa Rosa 291, Pueblo Libre 15084) – pertinho do Museu Rafael Larco Herrera, esse é um típico restaurante peruano, frequentado não só por turistas, mas principalmente pela população local. Imperdível.

Hotel: http://www.perustar.com/

Fotos, muitas fotos...


Troca da guarda no palácio presidencial




Tropinha na Plaza de Armas


Convento de São Francisco










Plaza de Armas
Passeando no Mercado Inka



Mais uma manhã de treino no Parque Reducto



Sítio arqueológico Huaca Pucllana










Manhã dominical de atividades físicas pelas ruas de Lima











Mercado


Matéria prima para o ceviche



Ele pensou que era um "botequim"....



Sem comentários....



Parque de La Reserva - Circuito Mágico das Águas










Pelas bem cuidadas ruas de Lima






Restaurante El Bolivariano








Museu Rafael Larco Herrera






Pelo mercado inka


Por do sol com o restaurante Rosa Náutica




Parque Del Amor- Miraflores




Slackline em Miraflores






Por do sol em Miraflores








Refri nacional

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as fotos e o relato sobre a cidade, fiquei com vontade de conhecer..., a propaganda da Lia me convenceu...
Ivalda

Anônimo disse...

Adorei Lia , realmente um belíssimo lugar para se conhecer e se encantar, amo seus relatos e as fotos que faz, quero ver esse blog virar um livro, não me canso de repetir, e quero o meu autografado hein. Menina são lindas paisagens, adoro mercados, aquele cãozinho estiloso então, rsrsrs. Parabéns!!! Assim que tiver uma oportunidade quero conhecer com certeza.Amo lugares exóticos.
Lorena

JOSÉ AMÂNCIO NETO - CORREDOR DA 3ª IDADE disse...

Que legal Lia! você realmente sabe escolher seus roteiros e aproveitar suas viagens. Aumentou minha vontade de conhecer o Peru, especialmente Lima. Maravilha! Parabéns por tudo. Abraços.