quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Wine Run - Vale do São Francisco (Petrolina/Juazeiro) - 16/11/2013



Wine Run, 21 km pelo Vale do Rio São Francisco, por dentro de fazendas, no calor do semi árido nordestino, entre parreiras.

Um lugar totalmente desconhecido por mim, com hospedagem no estado de Pernambuco, na cidade de Petrolina, a poucos metros da Bahia, com a cidade de Juazeiro e, entre as duas o “Velho Chico” esparramado. Correr no semi árido nordestino e conhecer muitas coisas novas. Perfeito para encerrar o ano.

Com todos esses chamativos, logo encontrei companhia. Não para a prova, mas para o passeio e assim seguimos eu, Wilkie e meus pais para Petrolina.

Em Petrolina, nos hospedamos no hotel oficial da prova, o Quality Inn, que fica na orla da cidade, com uma vista linda para o rio e para sua vizinha de frente, Juazeiro.





Primeiro teve a entrega dos kits, depois se seguiu a explicação técnica da prova,  palestras sobre vinhos e sucos de uva e um jantar de massas.






Entrega do kit






Lindo pôr do sol no rio São Francisco

No dia seguinte o café da manhã foi servido mais cedo para os corredores e os ônibus da prova já nos esperavam para os cerca de 50km que nos separavam da Fazenda Fortaleza, em Casa Nova-BA, onde seria a largada.


Movimentação dos corredores pegando os ônibus de manhã

Além dos 21 km solo, os corredores teriam também a opção de fazer o percurso em revezamento de duplas ou trios, o que foi uma grande “sacada” dos organizadores, pois dos cerca de 800 corredores ao total, mais de 2/3 participaram do revezamento.


Fazenda Fortaleza

A largada, marcada para 7:15, às margens do lago de Sobradinho, atrasou e só saiu 7:50.


Às margens do Sobradinho, aguardando a largada







Para felicidade geral da nação, o sol e o calor, grande medo de todos os corredores, foram amenizados durante a corrida com muitas nuvens e um vento constante, que ora atrapalhava, lutando contra nós, ora aliviava o mormaço, com uma brisa fria.

Largada dada, começou uma das provas mais diferentes da minha vida.

Somente uns 6 km de asfalto, o restante todo em terra batida, coberta de cascalhos, o que nos obrigava a ser cuidadosos.




No começo, as plantações eram de mangueiras, baixinhas, carregadas de mangas roxas. Depois entramos nas de uvas. Roxas e verdes. Outras vezes corríamos no meio da secura, com a vegetação esturricada pelo sol.















De espectadores, somente um ou outro trabalhador ou morador das fazendas, curioso com aquele bando de malucos correndo por ali. Um cenário totalmente diferente das minhas corridas usuais.



Nossa torcida





Pela caatinga

Água, sempre gelada, não faltou. Três pontos onde o pessoal do revezamento trocava de atleta. Um zig zag pelas fazendas, passando no km 15 pela chegada, onde os familiares estavam torcendo, para finalmente fazermos o retorno e pararmos na Fazenda Ouro Verde, sede da Miolo.


Mais uma!





Na arena de chegada, um almoço com macarrão e bolo de macaxeira nos aguardava, assim como espumante à vontade para quem tinha comprado a taça da prova e música para animar a galera, que estava mesmo muito animada .


Fazenda Ouro Verde


A medalha da prova é linda e extremamente original, feita com a cortiça das rolhas do vinho.


Eu, Giomar (3o. lugar da prova e hexacampeão do Circuito Caixa no Brasil), Flávio e Ednaldo







Com meus pais e Wilkie. Só alegria!



Conhecendo a lojinha da Miolo


Sem dúvida foi uma corrida  original e excelente.

Esperamos a premiação e seguimos para conhecer o Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo, cantado por Sá e Guarabyra. Mundão de água!




Nosso passeio continuou com o almoço no “Bodódromo”, um interessantíssimo espaço gastronômico em Petrolina onde se come bode (óbvio!) e carneiro (o melhor carneiro que comi na vida), além dos outros pratos típicos da região. Comemos no restaurante "Bode Assado do Ângelo". Imperdível.





Kafta de bode, carneiro assado e cozido, feijão verde, quejo coalho. macaxeira, pirão e cuscuz. Verdadeiro manjar.

Dia seguinte, antes de voltarmos, ainda tivemos tempo de ir rapidamente conhecer Juazeiro, passear pela orla de Petrolina, visitar sua bonita catedral e terminar o passeio com mais um almoço delicioso e inesquecível de surubim, peixe da região, no restaurante “Maria do Peixe”, na orla. Mais uma delícia.


Ponto de aluguel de bike em frente à catedral de Petrolina

Passeio e prova inesquecíveis!
Valeu DEMAIS, Wine Run!!!!!







Fotos para lembrar:


Do lado de cá, Petrolina, do lado de lá, Juazeiro. No meio, o "Chico"


Esperando a largada











































Posto de Água










Comemoração dos campeões


Os verdadeiros campeões. Com tornozelo torcido e tudo.



Animação na chegada


Brinde com Ednaldo



Amizade feita na "Meia do Glaciar", na Patagônia.



Restaurante "Bode Assado do Ângelo", no Bodódromo. Imperdível!







As carrancas


Petrolina, vista de Juazeiro


O São Francisco, do lado bahiano

6 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha Lia!
Viagem perfeita!
Companhias excelentes!
Parabéns!
Mami

DÁRIO FERRAZ disse...

Grande Lia, parabéns.
Fiquei com água na boca por tudo: seus comentários, fotos, postagens, etc. Se Deus quiser e estiver na minha folga, farei de tudo para participar dessa corrida. Essa sim, tem tudo que gosto, é a minha cara.

Anônimo disse...

Parabéns Lia Campos relato impecável !
Ednaldo

Anônimo disse...

Ano que vem eu vou com vcs!!!! Que local maravilhoso!!!!
Wilson

Anônimo disse...

Como diriam tanto um pernambucano como um baiano: arretado!
Wilkie

Anônimo disse...

Esta corrida eu gostaria de ter participado.
Ricardo