sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Chile com minha tropa e a neve pela 1ª. vez




O post demorou, mas saiu antes do término do ano porque quis deixar registrada essa maravilhosa viagem com meus filhos, a primeira vez que eles tiveram contato com a neve e também para de alguma forma servir de ajuda para quem for viajar pra Santiago do Chile com crianças.

Nossa estadia em Santiago foi na época da Copa do Mundo e chegamos exatamente no dia de um jogo do Chile. Deixamos as malas no hotel e fomos direto pra rua para poder sentir o clima da Copa. Muito diferente do Brasil!

No Paseo Ahumada, a movimentada rua do centro, a maioria das lojas estava fechada e tinha um grande telão transmitindo o jogo. Os chilenos estavam animados, os camelôs vendiam muitos objetos com as cores da bandeira, mas, acabado o jogo, as lojas reabriram e as pessoas voltaram ao trabalho. No mínimo diferente.




Alguns dias depois, por coincidência, teve jogo Brasil X Chile. Fiquei receosa. Foi em um sábado e saímos cedo para o bairro Bela Vista, o bairro de bares e restaurante mais famoso e movimentado, com receio de não ter lugar nos restaurantes para assistirmos ao jogo.
 Surpresa!!!!
Tuuudo vazio! Ficamos em um restaurante com pouquíssimas pessoas e a explicação foi a de que os chilenos não costumam assistir aos jogos nas ruas, como nós, brasileiros, e sim em suas casas. Mesmo assim, foi estranho de ver a quietude nas ruas em comparação às nossas ruas em dias de jogo da seleção.


Bares vazios

O jogo acabou com o Brasil ganhando e nós saímos do restaurante à pé em direção ao Mercado Municipal, muito calados para que nenhum chileno mais fanático por futebol, inconformado com a derrota não quisesse ir à forra logo conosco. Mas a língua nos denunciou e, ao passarmos por uns repórteres de TV, escutaram nosso português e quiseram me entrevistar para saber o que eu tinha achado do jogo. Logo eu!   Uma expert em futebol!!!!




Logo depois a seleção chilena perdeu um jogo e saiu da Copa e num domingo, ao voltarmos a pé para o hotel, vimos uma grande movimentação de pessoas vestindo vermelho e apitando cornetas em frente ao palácio. Nos aproximamos e nos deparamos com uma multidão aguardando os jogadores que seriam recepcionados pela presidente. Sem querer, assistimos a uma bonita e inesquecível festa. Nesse dia sim, os chilenos estavam animados!




https://www.youtube.com/watch?v=IT6YENqVGFQ






https://www.youtube.com/watch?v=MvuSGWJHve0





Fomos a todos os pontos turísticos da cidade, como o Cerro Santa Luzia, onde subimos até o final para ver a vista da cidade.


Cerro Santa Luzia

No Palácio La Moneda  assistimos à troca de guarda, que acontece em dias previamente determinados e é um espetáculo muito legal de ser visto. 


 


Em La Chascona, a casa de Pablo Neruda, eu os levei achando que não iriam gostar muito do programa e fiquei surpresa ao constatar que adoraram. Seguiram todo o percurso da visita prestando toda atenção ao que era explicado em português através dos fones de ouvido. Um pouquinho de cultura é sempre bem vindo...


Imitando Neruda


Em uma manhã de domingo fomos ao Cerro San Cristóbal, que fica lotado de esportistas. Diversos corredores e principalmente muitos ciclistas. Subimos  utilizando o  funicular, até o zoológico, que é bem interessante e depois, novamente no funicular,  até o final. A vista da cidade embaixo com as cordilheiras de moldura é simplesmente fantástica!


Eles cansados e eu apreciando a vista

Para poder curtir um pouco mais o visual, inventei de descer caminhando  mas o problema é que o Cerro tem diversas saídas e acabamos pegando uma bem longa. Caminhamos bastante e a reclamação foi geral, até que finalmente chegamos na base. Foi cansativo mesmo, mas eu, que passei todos esses dias sem treinar, adorei a caminhada.

Os passeios diferentes que fiz com eles e que nunca tinha feito,  incluíram a pista de patinação no shopping Parque Arauco, onde as meninas se arriscaram e se divertiram.




Outro lugar bastante interessante foi o MIM – Museu Interativo Mirador,  um museu interativo localizado nos arredores da cidade. Show, esse museu. Todos nós brincamos um pouco e nos divertimos fazendo experiências e aprendendo.




Experiências

Teve também o Kidzania, que é tipo um parque como uma cidade normal, com diversas profissões que as crianças escolhem para “exercer”, ganham (e gastam) o dinheiro deles. É um atrativo bem caro e somente para crianças. Os pais entram mas só podem olhar. Desnecessário dizer que amaram a atração.

 
"Trabalhando" como dentista

Reservei um dia para levá-los a Viña Del Mar e Valparaíso. Não peguei excursão e decidi ir de ônibus de linha mesmo. Se a ideia é somente passear, essa pode ser uma boa opção, mas se quiser conhecer os pontos turísticos das duas cidades, melhor uma excursão mesmo, pois ficamos somente “batendo perna” pelas ruas, meio sem destino. Chegamos a ir à casa de Pablo Neruda de táxi, mas, por ser 2ª. feira, estava fechada. Então, depois de passear por Valparaíso, pegamos um metrô de superfície para Viña Del Mar e lá, não andamos muito e retornamos. A viagem valeu a pena mesmo por conta de um violonista que cantava e tocava Violeta Parra no nosso vagão, enquanto eu ia apreciando o Pacífico pela janela do metrô. Meio surreal esse momento.


Porto de Valparaíso

Por último, a cereja do bolo: a neve!

Depois de muito pesquisar, cheguei à conclusão de não ir para o Vale Nevado, mas para Farellones, que é a primeira estação, ficando Vale Nevado e El Colorado mais acima.
Fomos com um transfer (infinitamente mais barato do que as excursões).
Não me arrependi de nenhuma das escolhas. 


Enfim, a neve! Alegria!
 
Conhecendo

Farellones não tem muitas atrações, mas tem um “Ski bunda” de boia que os meninos amaram. Desceram diversas vezes, diferente da mãe, que, depois de muito juntar coragem, desceu uma única vez e basta!  Só faltei morrer do coração. Decididamente não é minha praia. Dei por visto e fiquei somente observando a alegria deles.


Preparar.....

Partiu!

Em Farellones também tem ski para quem quiser ter aulas e tem uma tirolesa (essa eu nem olhei!). É uma cidadezinha pequena e almoçamos por lá, no hotel Farellones. No final do dia, com todos já congelando de frio, a van nos pegou e seguiu para buscar outros passageiros em El Colorado, onde descemos e conhecemos um pouco. Tive então a certeza de ter feito a escolha certa de ficar em Farellones, pois lá só havia mesmo a estação de ski .  Algo mais “profissional”, não condizente com quem quer apenas conhecer e se divertir na neve.

Apesar da ideia inicial  ter sido a de ir pra neve dois dias, o frio do final do dia e a volta pela estrada cheia de curvas que  deixou todos enjoados, nos fez desistir de voltar. Uma pena porque eles curtiram muito a neve, apesar de terem ficado meio decepcionados porque não a viram cair e também porque, por não ser “nova”, estava dura e não deu pra fazer bonecos de neve.
Mesmo com essa pequena decepção, o passeio foi inesquecível!


Esse boneco já estava feito e pelo menos deu pra tirar foto


Dicas para quem vai:

Hotel: não ficamos em um hotel, mas alugamos um apartamento  (HOTEL GLORIA). Ideia excelente e que diminuiu em muito os custos.

Transfer para as estações de ski: SKITOTAL (Apoquindo 4900, Las Condes, Región Metropolitana, Chile). As vans saem às 8h e retornam às 17h. Na skitotal também tem todo o material de neve e frio para quem quiser alugar, como roupas, botas e skis.

Não deixe de assistir à troca de guarda no Palácio La Moneda. Procure no site oficial o dia e a hora.

MIM – Museu Interativo Mirador (Av. Punta Arenas, 6711, La Granja). Fica um pouco longe da cidade, então, fomos de Metro (desce na Estación Mirador, línea 5). Ao desembarcar, ainda é preciso caminhar um pouco até o museu (com criança, o melhor é pegar um taxi pra esse percurso a partir da saída do metrô). A estação do metrô é ao lado de um shopping, que é uma boa opção de almoço ou lanche depois do museu.

Kidzania (http://www.kidzania.cl/). Ao lado do Shopping Parque Arauco.


 Mais fotos:


Parque Florestal





Cerro Santa Luzia

Parque Bicentenário

Rio Mapocho





Treino no Cerro San Cristobal



Restaurante "lotado no dia de Brasil X Chile

Valparaíso

Museu Interactivo Mirador







1o. contato




Subindo...

Tiroleza



"Você quer brincar na neveee?"

El Colorado

Alguém aí com frio? Outro dia a gente volta!






3 comentários:

Anônimo disse...

revivi minha viagem lendo esse post!!! Bjao
Edmar Neto

Anônimo disse...

Maravilha! As crianças jamais esquecerão este passeio! Relato show!
Telma

Anônimo disse...

Excelente! Muito lindo!
Ana Célia