quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

6a Pernada nas Capitais - Aquiraz/Fortaleza (5/2/2017)



O percurso Aquiraz/Fortaleza, foi percorrido pela primeira vez em provas de corrida de rua no ano de 2008, como já contei em outro post ( ver aqui ).
Depois de esquecido durante um tempo, em 2011 foi retomado como treino pelos corredores do CORREFOR. Naquele ano, foram duas as edições
Mais um hiato de quatro anos para voltar a acontecer em 2015, seguindo mais duas edições no ano de 2016.
Sempre num crescente de participantes, em 2017, as 150 vagas abertas foram poucas para suprir a demanda de quem quis participar desses 25km ligando a outrora capital cearense à atual.
E o que dizer dessa última edição?




Bem, eu não corri, portanto não posso, como de costume, listar os pontos positivos e negativos, mas li diversos depoimentos de participantes e até agora não me deparei com nenhuma avaliação negativa. A Pernada 2017 só recebeu elogios.

Ônibus saindo em direção a Aquiraz no horário combinado, largada pontual às 6 da manhã ao som dos sinos da igreja, água e isotônico gelados e em abundância, rapadura, frutas e mais hidratação na chegada.. Que maravilha!

Quanto a mim, minha experiência deste ano foi do “lado de lá”,  de staff da prova, entregando água, isotônico e cerveja no final 😆.

Foto: Pedro Henriques

Algo que sempre acho muito bacana quando vou correr fora, é quando participo de provas onde os staffs são voluntários. Lá fora, mesmo em corridas grandes e onde "role” muito dinheiro com patrocinadores de peso, muitas vezes todo o staff é voluntário. Já vi escoteiros, jovens, pessoal da 3a. idade, crianças, todos empenhados e dedicados ao máximo,  dando força aos corredores, entregando água, isotônico, colocando gel nos machucados ou trabalhando nos guarda volumes. São pessoas que participam voluntariamente e isso faz TODA  a diferença para nós, corredores. Nesses locais, a cidade sabe da importância de uma prova de corrida de rua bem organizada, chamativa, acolhedora, afinal, são milhares de turistas que aportam, movimentando a economia local.
A Pernada não movimentou  a economia de Fortaleza mas, feita de corredores para corredores, não deixou seus “voluntários” deverem em absolutamente nada aos que eu vi por aí afora.
Eu, Lucílio, Lorena, Enrico, Ivan, Carlim, Idelfonso, Jucy, Ícaro, sinceramente (e modéstia à parte) fomos os melhores staffs que já se viu aqui em Fortaleza 😎😊.
O clima do treino/prova tomou conta de tudo e de todos. Nos postos de água, quem não estava correndo, como Djacir e Fernando, juntou-se na ajuda. E na brincadeira. E nas paradas para fotos.


Mesmo quem “quebrou” no meio, como o Célio, colocou as mãos na massa e transformou-se rapidinho de corredor em staff. Aguinha entregue nas mãos com tampa já desatarrachada, isotônico já nos copos, oferecimento de rapadura, palavras de incentivo. Corredor sabe exatamente o que o outro espera naquela hora.

Lucílio já abrindo a garrafa de água

Na chegada outra turma já estava à postos. Iara, Paula, José, Mônica , a galera do “Atletas do Futuro”, que sempre organiza treinos com cunho social, continuou com o serviço classe A, com a distribuição de medalhas (sim! Tivemos nossa 1a medalha!!!), frutas, rapaduras, isotônico e cevada em forma de cerveja 😆😆.

Não poderia esquecer do NAPH (Núcleo de Atendimento Pre Hospitalar de Cascavel), a turma de socorristas com seu trabalho ao longo do percurso, também voluntário. Para quem não ficou sabendo, os kits de higiene pessoal doados pelos atletas, têm como fim pessoas carentes da cidade de Cascavel e serão entregues pelo pessoal do NAPH.

Atletas do Futuro

Não! Não esqueci.... Só deixei por último.
Jéfferson Malveira (juntamente com a primeira dama Julynara e Lene Bezerra foram os grande maestros dessa orquestra de alegria e superação. 👏👏👏

Lene e Jéfferson; altas estratégias

Julynara e o Prefeito

Parabéns  a eles, parabéns aos corredores, parabéns aos fotógrafos (que também compareceram espontaneamente para registrar o momento),  parabéns a nós, staffs, parabéns a todos que de algum modo ajudaram nessa festa de coleguismo e alegria que foi o Pernada de domingo.

"É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações" 🏃🏃🏃




Vídeo da largada gentilmente cedido pelo Paulo Roberto B. Leal:




Fotos minhas e de minha pequena ajudante Aninha:


Preparação na véspera da corrida



Hidratação especial deixada aos meus cuidados



Soninha parando pra foto com a staff no km 14








Pose pra foto do Dudu



























NAPH em ação


Célio ajudando na entrega da água


Os socorristas






Lene















Medalhando Rogerim







Turma do NAPH








Álvaro Timbó, achando pouco fez ida e volta: 50km!😲




Organização confabulando


Flagra 😂😂😂


Salvo pelo Carlim











Molezinha não.....






Sendo medalhada pelo Prefeito










Brinde!!!!!

















18 comentários:

Jéfferson Malveira Cavalcante disse...

Fizemos história BJ! Parabéns pela excelente postagem.

Unknown disse...

Sem dúvidas um treino que virou tradição . Organização impecável.

Anônimo disse...

Muito massaaaa
Paulo

Anônimo disse...

Arrepiada.
Desde já me ofereço a ser voluntária em julho, em 2018, vou correr tbm.
Fernandynha

Anônimo disse...

Perfeito, sem palavras! Foi lindo, perfeito, maravilhoso.
Nicolle

Anônimo disse...

Postagem show de bola, semelhante ao Pernadas!
Muito feliz em ter participado desses momentos únicos..
Filemon

Anônimo disse...

Massa. Lia Campos arrebenta.
Nina

Lene Bezerra disse...

Emocionei pelá linda postagem.. Relatou muito bem com todo cuidado...Parabéns a todos que direta e indiretamente fez deste treino um.grande sucesso... corredor para corredor esse foi o sentimento. ..

Grata..

Lene Bezerra

Julynara disse...

A pernada nas capitais 2017 sucesso não só pela equipe de staff's [E desta vez contando a ilustre presença de Lia Campos - "BJ") e organização ( CORREFOR e Atletas do Futuro), mas também, pela força e coragem de todos os participantes que aceitaram e conquistaram mais esse desafio (25km).
Parabéns Lia pela postagem, você descreveu exatamente o princípio deste evento.
E vamos nos preparar para as próximas!!

Anônimo disse...

Participei pela primeira vez e tb primeira vez q corri 25km, fiquei muito feliz e realizada, muito organizada e tds c muito carinho e atenção corrida/treino muito show... se Deus permitir na próxima vou novamente
Samia

Anônimo disse...

Muito bom. Parabéns a Lia pela matéria.
Pedro Paulo

Anônimo disse...

A postagem esta perfeita, assim com a Pernada nas Capitais !
Parabéns, Lia Campos
Sônia

Anônimo disse...

Matéria feita com muito esmero e carinho. Parabéns Lia Campos
Franzé

Anônimo disse...

Show de matéria...parabéns....👏👏👏👏👏
Jucy

Anônimo disse...

Retrospectiva de quem correu a pernada das capitais , com imagens de pura farra e alegria ! Sempre me surpreendo com o ser humano! Da grandeza, do talento, da generosidade !! Lia Campos sempre disse que sua escrita nos leva a sentir Tudo ; cansaço, sede, dor , risadas, água gelada , a doçura da rapadura , a dureza da prova enfim você escreve com uma ternura que da conta de reviver !! Vale a pena ler e recordar kkkkkkk
Vera

Unknown disse...

Muito top galera, ficou massa a postagem Lia, parabéns!!!

Anônimo disse...

Muito bem descrita a postagem pois relata fielmente todos os momentos incríveis que passamos nessa corrida. Não me canso de elogiar e estaremos juntos em julho se Deus quiser. Todos os envolvidos estão de parabéns!!! Deixo aqui o meu muito obrigada!!!

lclima disse...

Lia,
Parabéns pela QUALIDADE E DETALHAMENTO da postagem sobre a PERNADA NAS CAPITAIS.
��������������