quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Palmas, a caçula das nossas capitais (Tocantins-dezembro/2017)




Finalmente chegou o dia de conhecer a caçula das nossas capitais, encravada exatamente no coração do Brasil, no meio do cerrado.

Palmas foi projetada para ser a capital do estado do Tocantins logo que este foi criado, sendo desmembrado de Goiás, na Constituição de 1988.
Achei curioso o fato de todo esse processo ter acontecido principalmente por causa da determinação de um cearense, que por sinal, tem meu mesmo sobrenome, Siqueira Campos.
Isso há 28 anos e hoje a cidade já conta com quase 300 mil habitantes. Engraçado pensar que, se todos fossem palmenses, não haveria um único idoso. Nada de fila preferencial 😄😄

Na cidade, ruas e avenidas largas, com muito verde e entrecortadas por inúmeras rotatórias. Dizem que são 164. Não sei se é verdade, mas são tantas, que cheguei a pensar em tomar um dramin de tanto que minha cabeça rodava a cada segundo que passávamos por uma,  enquanto nos locomovíamos de taxi .... 😵😵

O roteiro turístico pela “capital das oportunidades” começa pela Praça dos Girassóis, considerada a segunda maior praça do mundo (560 mil m²), com seus prédios públicos e destaque para o Palácio Araguaia, sede do Poder Executivo do Estado.

Ao lado do Palácio, o Memorial Luiz Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer e onde encontram-se objetos do líder comunista brasileiro e de integrantes da Coluna Prestes que passou pelo Tocantins, na época, Goiás. Infelizmente o museu não estava aberto....

Descendo a rampa do Memorial Luiz Carlos Prestes, sendo observadas pela estátua do "Cavaleiro da Esperança"

Continuando na Praça dos Girassóis, o Monumento 18 do Forte homenageia o movimento tenentista ocorrido no Rio de Janeiro em 1922 e outra escultura lembra os pioneiros do estado.

O Monumento 18 do Forte e o Memorial Luis Carlos Prestes ao fundo
 O mais legal da praça pra mim foi o marco do centro geodésico brasileiro, o exato lugar do coração do Brasil. Na verdade, o ponto exato fica na entrada do Palácio Araguaia e é marcado no chão, mas o marco foi construído do lado de fora, a poucos metros do verdadeiro.

Nós, em pé no 💗 do Brasil
Palmas também tem suas praias de rio.
Banhada pelo rio Tocantins, ou melhor pelo Lago de Palmas que formou-se com a construção da Usina Hidrelétrica de Lajeado, o banho de rio é uma ótima opção para diminuir o calor, sempre tão forte na cidade.
A Praia do Prata é bem rústica, com barracas na beira do rio servindo peixes da região como a caranha, o pirarucu e o tucunaré.

Praia do Prata

Já a Praia da Graciosa tem um pequeno calçadão com ciclovia e um pier com barcos transados que são alugados e usados em festas e comemorações. É desse pier de onde saem os barcos para a Ilha Canela, na minha opinião a melhor das praias que visitei.

Faixa de areia da Praia da Graciosa

A Ilha Canela, uma propriedade particular, fica a 10 minutos de “voadora” da Praia da Graciosa. Apesar de ser domingo, o lugar estava super tranquilo e como não tínhamos ido preparados para o banho, aproveitamos para tomar cerveja, provar o pirarucu e deixar o tempo passar balançando nas redes armadas na barraca, observando os poucos banhistas sempre protegidos das piranhas por redes colocadas a poucos metros da beira. 😱😱

Chegando na Ilha Canela
As barraquinhas da ilha e a rede para evitar que piranhas se aproximem

E foi isso! Estadia curta mas adorei conhecer essa jovem capital que foi até muito camarada conosco, dando uma amenizada no famoso calor enquanto estávamos por lá.





Dicas para quem vai: 


Hotel: ficamos em dois diferentes e recomendo muito os dois. Hotéis novos, bons quartos, bom atendimento e pertinho da Praça dos Girassóis.

Ilha Canela:  existem barcos maiores mas fomos com o menor, conhecida como voadeira. São 10 minutos de rio e a viagem custa R$ 25,00 (ida/volta). Estando lá, a pessoa pode voltar em qualquer barco.
O valor das coisas na barraca é um pouco caro, mas compensa a ida e o por do sol deve ser muito bonito


Mais fotos:

Caminhando pelas ruas de Palmas





Palácio Araguaia


Praça dos Girassóis


Palácio Araguaia ao fundo



Monumento 18 do Forte



Memorial Luis Carlos Prestes

Caranha que comemos na Praia do Prata

Calçadão da Praia da Graciosa

Competição de Crossfit na Praia da Graciosa

Lago de Palmas e a Ponte da Amizade ao fundo



Palmas crescendo......

Barcos para alugar



Indo para a Ilha Canela de voadora

A ilha





Com Neide







Tira gosto de pirarucu

Só na sofrência....











3 comentários:

Leila disse...

Lindas fotos! Muito interessante a história da cidade! Mais um pedacinho do Brasil para levar no coração!

Leila disse...

Lindas fotos! Muito interessante a história da cidade! Mais um pedacinho do Brasil para levar no coração!

Correndo o Mundo disse...

O coração do Brasil, pra levar no coração da gente.
Beijo, Leila!