terça-feira, 4 de outubro de 2011

Circuito SESC de Corrida - Iguatu-CE - 02/10/2011

A partir daqui, após essa breve introdução, começarei a postar as corridas/viagens que participei a partir do ano de 2008, como já falei, através de postagens de outros blogs ou com novos relatos. Entre esses posts de recordações, irei inserindo novas corridas/viagens a medida que forem acontecendo, como a desse final de semana em Iguatu-CE.



O Circuito SESC de Corridas é um circuito que ocorre em vários estados do Brasil, entre eles o Ceará, que esse ano já teve etapas em Juazeiro do Norte (18/9), Sobral (25/9), Iguatu  (2/10) e ainda ocorrerá no Crato (16/10) e em Fortaleza (20/11).
Ano passado participei de uma prova desse circuito na cidade de Foz do Iguaçu-PR, em setembro. Em Foz, a  corrida é propositalmente de 11,5km, pois tem a largada justamente na entrada do Parque Nacional de Iguaçu e chegada nas cataratas. Prova excelente tanto na organização, quanto na temperatura e, principalmente, o visual. Em Foz, a prova que eu fiz ocorreu juntamente com a maratona.
 
Quando soube da etapa na cidade de Iguatu, empolguei-me para ir. Mesmo sabendo que a corrida seria desgastante, com largada às 8 horas da manhã em pleno calor do nosso sertão e que teria que enfrentar quase 400km de estrada, resolvi participar dessa prova por um motivo particular: conhecer um pouco minhas origens.
Iguatu é a cidade onde nasceu, até onde eu saiba, o lado feminino da minha família: bisavó, avó e mãe (eu escapei! rssrs Brincadeira...). Na minha pesquisa por essas origens, até descobri que meu tataravô foi, em 1914, o 1o. prefeito da cidade (apesar de não saber se ele foi natural de lá). Apesar do ramo feminino ter todo nascido lá, foi meu bisavô, Virgílio Correia Lima, empreendedor do ramo de algodão, porém natural de Várzea Alegre,  quem tornou-se conhecido nas terras Iguatuenses. 
Pois bem, saí de Fortaleza com Wilkie, que também é iguatuense, no sábado pela manhã e no caminho fiz questão de conhecer o açude de Orós. Quando desci do carro, no sol de 11 horas da manhã pra ver o açude, senti o mormaço e calor que me aguardavam.
Apesar de ter feito planos para almoçar na cidade de Lima Campos, onde é famosa uma peixada de tucunaré, optamos por pegar um barco a motor e ir almoçar no Hotel Encanto das Águas, que fica em uma das ilhas do açude. Decisão acertada. Além do visual ser muito bonito, a dona do hotel, D. Lourdes, é a simpatia em pessoa. Além de proprietária, ela é uma das integrantes (no pandeiro) da banda de forró "Os Mulambos" e fez uma breve apresentação nesse dia.


                          Vista do Orós da pousada de D. Lourdes






                          "Os Mulambos" em ação

 
Depois do almoço, seguimos direto pro SESC de Iguatu, onde foi entregue o kit com camiseta, nº de peito e chip descartável.
O restante do dia passei conhecendo a cidade, que é muito bem cuidada, tem bastante praças e o único porém fica por conta do calor mesmo. Conheci onde foi a casa dos meus avós e bisavós.


                          Por do sol no Trussu - açude de Iguatu




                          A caminho da corrida




 
Na manhã seguinte, cheguei cedo à largada. Dos 1500 inscritos, creio que somente cerca da metade compareceu à prova. A largada foi pontualíssima (primeiro as mulheres) e o percurso foi bom, com poucas subidas. Mas o calor.... Creio que o sol de 8 horas da manhã era tão forte quanto o de Fortaleza, mas a sensação térmica com certeza era de ser mais quente, devido à falta de vento na cidade. Felizmente a prova teve 3 postos de água, que não estava gelada, mas mesmo assim foi o que não me fez desistir. O percurso, que na inscrição dizia ser de 10km, segundo a organização era de 8,5 km, mas meu gps marcou 8km cravados. 


   Largada feminina





   Chegando



 
Ao chegar, conheci o “Cangaceiro”, que eu já tinha visto em corridas da Unifor e na São Silvestre e não sabia que era iguatuense. 



      O Cangaceiro com a boca cheia de rapadura pra recuperar as energias                      

Conversei também com algumas pessoas e observei que havia corredores de muitas cidades do Ceará e até de Pernambuco, com grande quantidade de pessoas da região do Cariri. Conheci inclusive um dono de assessoria de corrida de Juazeiro – o Rony, da “R One”, que me falou que a corrida de rua tem crescido muito naquela região e que hoje, eles já têm cerca de 15 corridas durante o ano e Juazeiro conta com duas assessorias. Bom saber desse crescimento da corrida de rua no interior do nosso estado, com provas que incentivam esse crescimento, como o Circuito de Corridas do SESC, que acabou sendo uma boa surpresa, pois foi organizado, com uma boa premiação para os vencedores (que inclusive recebiam o valor da premiação em dinheiro e na hora), medalha simples, bonitos troféus e ainda sorteio de bicicletas.
O único problema presenciado por mim foi um corredor que chegou passando muito mal e que foi prontamente atendido por um para médico, mas que, pelo fato do caso ser grave, ao chamarem a ambulância, percebi que a mesma não era da organização da prova (provavelmente da prefeitura), pois, além do rapaz ter ficado um bom tempo esperando, as pessoas ficavam se perguntando se a ambulância havia sido chamada e também eu não vi nenhuma ambulância durante o percurso ou no local da largada/chegada.
Por fim, quero deixar registrado que fiquei em 2o. lugar na minha categoria, subi ao pódio e recebi uma bonita medalha prateada, diferente da entregue a todos na chegada.


                                
               Premiação da minha categoria. Se meus tempos continuarem diminuindo com a idade, aos 80 atingirei todos recordes mundiais







 
Final de semana iguatuense muito bom!

Contato do Hotel Encanto das Águas em Orós - (88) 9904 8421 (88) 9936 4721 

Um comentário:

Anônimo disse...

Lia, o blog tá show!!!
Massa mesmo.
Parabéns.
Um abraço.
Djacir.