segunda-feira, 3 de junho de 2013

III Super Ar - Corrida Vale - São Luís-MA - 02-6-2013



Mais uma meia maratona e dessa vez em uma capital nordestina que eu não conhecia: São Luís do Maranhão.

A corrida foi a Super Ar, organizada pela empresa Vale, com provas de 5, 10 e 21km. 

Com o “Projeto de Corrida e Caminhada” para funcionários da empresa, em 2011 a Vale resolveu realizar sua 1ª. corrida de rua, aberta à comunidade, com os percursos de 5 e 10km. Em 2012 os 21km foram incluídos ao evento, que neste ano foi homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo.

Além de promover a corrida voltada para uma consciência de melhoria da saúde e bem estar, a Vale doa o dinheiro arrecadado nas inscrições para uma associação comunitária.

A entrega do kit foi feita no Parque Botânico Vale (http://www.vale.com/PT/aboutvale/initiatives/botanic-park-SL/Paginas/default.aspx), local destinado ao lazer e educação ambiental, com muito verde, trilhas, exposições e um orquidário, que infelizmente estava fechado.


Interior do Parque Botânico Vale


A entrega foi tranquilíssima, até porque foram somente 2500 inscritos, a quantidade de vagas oferecidas, que acabou antes do prazo de encerramento das inscrições, deixando muita gente que queria participar de fora.



São Luís, pelo que pude perceber conversando com as pessoas, tem poucas corridas de rua. São poucos os corredores e pouquíssimas assessorias. 



Apesar de ainda estar na 3ª. edição, a Super Ar foi muito bem organizada. 

Como a área ao redor do local ficou interditada, a organização disponibilizou ônibus em 3 pontos no entorno do percurso para que os atletas pudessem chegar à largada.

Do meu hotel peguei um taxi para um desses pontos onde já havia 2 ônibus à nossa espera que logo nos deixaram na Praça dos Pescadores, onde o sol nascia com toda força,  brilhando sobre o mar de São Luís e,  apesar de lindo, anunciando que ia dificultar ao máximo  as coisas para nós, corredores.


Concentração pre largada com o sol imponente


Estátua dos Pescadores

E como dificultou!!!!


O Rei da Festa



Aquecimento

A largada foi pontual. 7 horas da manhã com um céu azul e muito calor.
 
Todos os corredores largaram juntos. Os de 5km fizeram  o retorno primeiro e o restante continuou.


Filmando tudo do alto

O percurso para os 21km é de duas voltas, algo que não gosto. Pra piorar, fizeram de um jeito tal que passamos três vezes (!) pela chegada, de modo que somente na 4ª. vez é que finalmente entramos no funil para concluir a prova. Aguenta, psicológico!



Debaixo daquele sol, com uma temperatura de 30oC, quem correu os 21 e disser que em pelo menos uma das vezes que passou pela chegada  não deu vontade de parar antes do tempo, com certeza estará mentindo.
Eu tive vontade de parar  nas 3 vezes. :)
Mas fui em frente.

O percurso tinha algumas subidas, algumas descidas.
Nada muito íngreme mas qualquer obstáculo que aparecesse somando-se ao calor, dificultava horrores.

Trânsito ultra organizado e havia postos de água em abundância. Água gelada, ô bênção!

Com uma orla tão grande e bonita, a organização bem que poderia ter feito a prova ao longo do mar. Mas não foi assim e somente em alguns pontos ficávamos na orla. Ou seja: nem uma brisinha tínhamos para amenizar o sofrimento....

Minha 1ª. volta até que foi boa. Mantive o ritmo e segurei a onda. Sabia que havia poucas mulheres inscritas e dessa vez esqueci meu papel de fotógrafa e me esforcei para tentar um troféu na minha categoria.

Na 2ª. volta a coisa pegou feio.
Poucos corredores no asfalto (nos 21 não chegaram nem a 150 finalistas), muito quente, muito calor, ai meu Deus, meu São Ribamar, protetor de todos os maranhenses, cadê essa chegada que não chega nunca?

Chega, chega....... Chegou pela 3ª. vez, mas tive que continuar mais de 1km, fazer a volta para, encharcada de suor, exausta, mais viva do que morta finalmente passar pela chegada e PARAR.


Finalmente cheguei!!

Que prova dura!

Comparei com a Meia de Fortaleza, mas acho que é mais difícil.
A de Fortaleza tem a brisa, o percurso não é de duas voltas, passa por locais com sombra (no centro da cidade) e a largada, por pouco que possa parecer, mas que faz muita diferença, é meia hora antes.

Mas eu sobrevivi e fiquei na maior expectativa esperando a entrega das premiações para as provas de 5 e de 10, que foram longas porque tinha premiação para categoria especial de funcionários da Vale.

Começaram a premiação dos 21km e quando chamaram o 3º. lugar da minha categoria, já ia me levantando pra ir embora (achei que seria no máximo a 3ª.....) , foi quando chamaram meu nome.

2º. lugar na categoria. Peeeense na felicidade!!!!

Me esforcei bastante mas sinceramente não esperava em ser 2a.

Fui radiante de felicidade para o pódio e pedi que dissessem que eu era de Fortaleza, Ceará, pois até então só maranhenses e paraenses tinham subido ao pódio. Mas tinha uma cearense ali, sim senhor.


O 2o. lugar sou eu!!

Ô troféu mais suado e difícil, esse! E merecido, claro.
Com certeza o vitaminado arroz de cuxá que comi nos dias anteriores teve participação nesse meu resultado.

O tempo, 2:09h, não é de nenhuma campeã, mas primeiro vai correr lá, naquele sol, naquela prova, para só depois dizer que o tempo não foi lá essas coisas, tá? Tem que se SuperAr meeeesmo!



Parabéns São Luís, parabéns Vale.

Valeu, Super Ar!

Se um dia eu voltar, acho que o percurso de 5km estará de ótimo tamanho...



http://www.corridasuperar.com/


8 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Lia, parabéns pelo grande êxito, pelo seu relato a dificuldade da prova valorizou ainda mais a sua conquista !!!
Alessandra

Anônimo disse...

Valeu Lia, parabéns, show de bola!!!!!
Adriano

Arnoldo disse...

Parabéns Lia, ano que vem vou ver se dar certo eu ir para essa corrida, tenho parentes em São Luis, a hospedagem já ta garantida.

Anônimo disse...

Show de bola, digo, de tênis maninha!!!!!
Ormando

Anônimo disse...

Parabéns Lia Campos, vc é uma grande guerreira e uma grande inspiração para muitos, bjs
Paulo César

Anônimo disse...

VALEU LIA, SHOW DE BOLA, PARABÉNS.
JR

Anônimo disse...

VALEU LIA, SHOW DE BOLA, PARABÉNS.
JR

Anônimo disse...

O nome da prova ja diz tudo ne Lia Campos Super ar. Parabens, vc e show! Cearense arretada.
Augusta