sexta-feira, 21 de junho de 2013

XII Mini Maratona de Paraty - 24/3/2013

Faz quase 3 meses, mas somente agora estou tendo tempo pra escrever sobre a XII Mini Maratona de Paraty, prova de 18km que há tempos pertencia à minha listinha de sonhos tanto pelo percurso, na famosa estrada Rio-Santos como pela própria Paraty, que eu tinha muita vontade de conhecer.

Por ser realizada no mês de março, muitas vezes li relatos de que  a prova aconteceu debaixo de chuva, mas eu tive sorte, pois a única chuva que caiu nos dias em que estive por lá, foi na noite da véspera da corrida.

No sábado pela manhã, antes de partir no meu passeio de saveiro, fui logo garantir meu kit na praça principal da cidade histórica.
Não havia muita gente, mas a organização deixou a desejar, no que foi totalmente perdoada no dia seguinte, com tudo saindo muitíssimo bem.

A largada da prova era às 8:30h no distrito de Patrimônio, distante exatamente os 18km de Paraty, local da chegada.

Pela manhã saí caminhando da minha pousada em direção à rodoviária onde ônibus da organização já aguardavam os atletas desde as 6:30 da manhã para levá-los ao local da largada.

Os ônibus para transporte dos corredores

Paramos na estrada e ficamos em uma pracinha aguardando a largada.
Não havia ali mil corredores. Muitos já se conheciam e já tinham participado da prova anteriormente.

A largada foi em uma pequena rua perpendicular à estrada Rio-Santos

Fiquei com um paulista e uma piauiense, residentes em SP, que havia conhecido no dia anterior, na escuna.

A largada foi pontual e partimos com uma chuvinha fina que logo desapareceu.

Céu nublado, partiu!

E a partir daí, foi mais uma prova da minha carreira em que esqueci de correr e me concentrei no percurso, por vezes com subidas, por vezes com descidas, em meio à Mata Atlântica, por vezes beirando o mar e, claro muitas curvas. As curvas da estrada de Santos. Cadê a Simone no meu mp3? Ou o Roberto Carlos? Ah, claro que coloquei pra tocar e lá fui eu, cantando e tirando fotos.

Pequenos rios pelo caminho

O mar sempre ao lado

Pedaços da enseada

Marinas pelo caminho

Em matéria de organização, foi tudo perfeito.
Um lado da estrada ficou todo fechado exclusivamente para os corredores.

Frescor da Mata Atlântica

A Polícia Rodoviária ficou organizando a outra faixa durante todo o tempo. Hora liberava os carros para irem, hora para voltarem. Tudo organizadíssimo e eu não ouvi nenhuma reclamação ou buzina por parte dos motoristas que foram obrigados a esperarem e terem paciência.

Os postos de água também estavam bem posicionados. Ainda bem pois, depois da chuvinha do início, o sol saiu forte.

No final, entramos em Paraty e a chegada estava bastante animada, em pleno centro histórico.

Entrando em Paraty

Não pude ficar para assistir a premiação porque precisei continuar correndo, fechar minha conta na pousada e partir pra rodoviária, torcendo pra meu ônibus chegar a tempo no Rio de Janeiro para eu pegar meu vôo de volta.

Foi tudo em cima da hora mas felizmente deu tudo certo e segui feliz por ter participado dessa prova.

Dica para quem for: se o deslocamento do Rio para Paraty for feito de ônibus (empresa Costa Verde), veja com antecedência os horários e compre a passagem também com antecedência, pois não existem muitas opções de horários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo relato! Parabéns por mais uma prova realizada com sucesso!