domingo, 3 de setembro de 2017

Cuenca é muito mais que o Chapéu Panamá

Catedral Nova de Cuenca


Sobre Cuenca, muitos poucos ouviram falar, mas sobre Chapéu Panamá, todos já ouviram, certo? E que é em Cuenca, no Equador, onde esses chapéus, mundialmente conhecidos são fabricados, quem sabia?
Foi a minha curiosidade em conhecer o local de onde saem os legítimos Chapéus Panamá e, claro, comprar um para mim e outro pro meu pai, fã dos "sombreros" que me levou a colocar essa pequena cidade (pros padrões brasileiros, porque com seus 400 mil habitantes é a terceira maior do Equador) no roteiro.
Porém, ela encheu meus olhos desde o primeiro instante, muito antes que eu sequer visse um chapéu. Cuenca é linda!
Rodeada pelos Andes, a 2550 metros acima do nível do mar, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e tem um centro histórico considerado por muitos como o mais bonito da América do Sul.
Com clima sempre frio (entre 14oC e 18oC) devido à altitude, a cidade é tranquila. Ruas charmosas com casarões antigos lindíssimos.



Na praça central a Catedral Nova (Catedral da Imaculada Conceição) impressiona com suas cúpulas azuis contrastando com o restante da igreja com tijolinhos marrons. No outro lado da praça, a Catedral Velha, toda branquinha e com um museu de arte sacra em seu interior.


A Catedral Antiga

Além de bonitas igrejas, existem bons museus na cidade.
O mais importante é o Museo Pumapungo, com salas de exposições e um sítio arqueológico no seu exterior, lembrança de um tempo de quando os incas habitavam o local. Continuando pelas ruínas, logo abaixo, está um jardim belíssimo, com pássaros, lhamas e plantas. Só é necessário um pouco de fôlego para voltar subindo as escadarias naquela altitude....
O Museo Remigio Crespo Toral é um museu mais moderno, que conta a história de um importante personagem local, do mesmo nome, político e escritor. Por trás desse museu tem uma cafeteria bacana com vista para o rio Tomebamba, que meio que divide a cidade entre a parte histórica e a parte mais moderna

Rio Tomebamba


Andar por Cuenca observando seus prédios, passeando ao longo do rio, parando em um café ou na praça, é uma delícia. Não à toa o local já foi descoberto por estrangeiros e muitos já o elegeram como moradia. Em razão disso, proliferam bares, cafés e restaurantes de todos os cantos do mundo, do mexicano ao árabe, com uma grande diversidade para escolha
.
E o Chapéu Panamá? Claro que fui procurar. No próprio centro da cidade, no Centro Municipal Artesanal, já encontramos chapéus para venda e, caminhando à toa, nos deparamos com uma loja de fábrica com modelos mais sofisticados e diferenciados, no Museo del Sombrero de Paja Toquilla.

Bonita vista da cafeteria do Museo del Sombrero

Mas eu queria mesmo era ir na Homero Ortega, a mais famosa (e cara!) fabricante dos chapéus, que fica nos arredores da cidade e conta com um pequeno museu mostrando como é  a fabricação, bem como uma loja de venda.
Afinal, por que o Chapéu Panamá é fabricado no Equador e tem esse nome?

A história remonta da época da construção do Canal do Panamá, onde havia muitos trabalhadores equatorianos que utilizavam o chapéu para se proteger do sol.
Um dia, o presidente americano Theodore Roosevelt foi fazer uma visita às obras do canal e, também para se proteger do sol, colocou na cabeça um dos chapéus usados pelos operários. Pronto! A fama estava feita e o chapéu do Equador, fabricado em Cuenca,  virou Chapéu Panamá.
A história é antiga mas o modo de fabricação continua o mesmo desde então. Os chapéus são fabricados com a palha toquilla e tecidos por mulheres um a um, o que faz com que a produção seja pequena, cerca de 300 chapéus por mês.


Chapéus antes do tingimento

Depois de trançados, passam por um processo de tingimento. Os mais finos demoram até 5 meses para ficarem prontos. Quanto mais fina a palha, mais tempo para ser finalizado. E mais caro também. Na Homero Ortega os preços variam de U$ 30 a U$ 2500! Claro que em outras lojas, em mercados você os encontra mais baratos (U$ 15), mas a Homero Ortega tem modelos exclusivos, além de ter fama mundial, já tendo enfeitado a cabeça de muitos famosos pelo mundo.


Vídeos da explicação da moldagem do chepéu na Homero Ortega:
https://www.youtube.com/watch?v=lYwUJI3Ruqs 
https://www.youtube.com/watch?v=B4ZKRttNVtk 

Estando em Cuenca existem passeios bate/volta para serem feitos. Um deles é para o Parque Cajas, que, devido o pouco tempo ficou de fora do meu roteiro, e acabei escolhendo o passeio de um dia para as cidades vizinhas de Chordeleg e Gualaceo.
Chordeleque é uma cidade pequenina, a 42km de Cuenca e conhecida pela venda de peças em prata e ouro com filigranas (delicada técnica de ourivesaria). Uma variedade imensa de lojinhas ao redor da praça principal oferecem uma diversidade maior ainda de brincos, pingentes, pulseiras.

O brinco típico de Chordeleg, candonga

Já a parada em Gualaceo foi única e exclusivamente para almoçarmos no Mercado 25 de Junho o hornado com batatas,  o porco mais delicioso que comi na vida.
Depois do hornado, parada para provar o “refresco” local, o Rosero , feito de milho, frutas e especiarias.

Hornado com batatas
Video do mercado de Gualaceo: https://www.youtube.com/watch?v=EOI9uRTpKaA 


Deu pra entender porque Cuenca é muito, mas MUITO mais do que o chapéu panamá?
Fiquei tão admirada com a beleza e riqueza arquitetônica da cidade que achei que ela poderia ter sido um dia a capital do país
Ingenuamente perguntei ao rapaz que me atendeu no posto de informação turística, no meu portunhol cearense “ Cuenca já foi capital do Equador um dia?” , ao que ele respondeu rindo “No. La capital del Ecuador siempre foi Quito. Siempre Quito”. Hahahah  😂😂😂 Juro! Aconteceu mesmo! O equatoriano pegou a brasileira! hahahah

Vídeos de Cuenca
As ruas 
As ruas II 

 A Catedral e a pracinha 
Rio Tomebamba


Dicas para quem vai:

Quanto tempo ficar: o tempo despendido em Cuenca foi meu único erro de planejamento na viagem. Com certeza eu passaria dois dias inteiros somente na cidade, talvez até três. Caminhar pelas ruas, desbravar os locais, visitar as igrejas, os museus e curtir os bares e cafés, seriam programas que iria curtir com calma.

Chegada: fomos de ônibus de Guayaquil (200km - 4 horas - U$ 8). Pergunte qual ônibus segue direto, sem paradas. O taxi da rodoviária para o centro custa U$ 3. Cuenca tem aeroporto também. Para Quito são 460km e seguimos depois em avião da Latam em um voo de 35 minutos.

Hotel: ficamos no Blue Bird Bed and Breakfast . Muito bom local, quarto amplo e bom atendimento. Porém, aconselho ficar um pouco mais perto da praça central.


Passeio para Chordeleg/Gualaceo: esse passeio você pode fazer de ônibus de linha mesmo (bem mais barato) ou em excursões com agências de viagem locais. Como queríamos fazer tudo mais rápido, optamos em ir com o dono do hotel em que ficamos, pelo valor de U$ 40 por pessoa. Achei caro, mas era o mesmo valor da agência e faríamos nosso próprio horário, inclusive passando pela Homero Ortega. O passeio é legal mas só aconselho se você realmente tiver tempo de sobra. São 42 km para Chordeleg e na volta, Gualaceo é passagem.

Em Chordeleg os preços das peças em ouro/prata precisam sempre ser negociados. Brincos pequenos/médios de prata custam em torno de U$10 a U$25 (depende do peso).
 
Em Gualaceo existe também uma produtora de orquídeas e um local que vende xales, roupas e sapatos artesanais, chamado La Casa de la Makana. Mais uma vez a falta de tempo não nos deixou ir nem em um nem em outro.

Outra opção é o Parque Cajas (35km de Cuenca), para quem gosta de natureza.

Qualquer outra informação sobre Cuenca ou sobre esses passeios, consultar o posto de informação turística que fica na praça da Catedral Nova.

Chapéus : se você não fizer questão de um chapéu de griffe, pode comprá-los no mercado e, se ainda for viajar para Quito depois de Cuenca, deixe para comprar no Mercado Artesanal La Mariscal (U$15), assim você não terá problema de ficar "carregando" o chapéu durante a viagem. Mas se quiser um modelo exclusivo e lindo a opção é  Homero Ortega



Veja mais sobre o Equador: Equador, aquele pequeno país da América do Sul cuja capital ninguém esquece!
                                            Guayaquil, a maior cidade do Equador
                                            Salinas Run 21k (02/07/2017)
                                            Quito, uma pérola na metado do mundo (julho/2017) 
                                           A incrível subida ao Cotopaxi e a inesquecível beleza da Lagoa Quilotoa    


Ônibus que fez a viagem de Guayaquil para Cuenca

Rodoviária de Guayaquil

Lindas fachadas dos prédios




A Catedral Nova

Interior da Catedral Nova



Praça principal , em frente à Catedral


Museo del Sombrero

Museu sobre o chapéu na Homero Ortega



Formas de chapéus


Maquinário da Homero Ortega


Colocando a fitinha no chapéu
Cabeças famosas que usam Homero Ortega


Vestido de noiva todo feito de palha toquilla, a mesma usada nos chapéus
Preço desse chepéu: U$ 2500!!!

Experimentando

Bolsas feitas com a mesma palha



Ruínas incas por trás do Museu Pumapungo


Cafeteria que fica nos fundos do Museu Renigio Crespo Toral

Pracinha de Chordeleg


Rua de Chordeleg com os postes enfeitados com a candonga, o brinco típico

Peças de filigrana em ouro e prata


Mercado de Gualaceo


Preparo da refeição

Hornado com batatas e milho. Delícia!



Um comentário:

Anônimo disse...

Lia, adorei Cuenca!
Muito bo seu blog!
Tércia