sábado, 8 de outubro de 2011

Porque hoje é sábado....

Em treinamento pra Meia Maratona Golden Four Asics, etapa Brasília, em 6 de novembro, cheguei há pouco de meu treino de sábado. Que 15km duros!
Tudo isso porque sou cabeça dura. Mas ainda tenho tempo pra aprender que não devo ultrapassar duas cervejas em véspera de treino (long neck, claro). Até duas, sou da opinião de que não atrapalha. Pelo contrário, é energético e relaxa a musculatura. E olha que essa não é opinião só minha não! Uma vez, li uma reportagem em que o tetra campeão mundial de ultraman (prova de 3 dias e 512km) Alexandre Ribeiro dizia que tomava umas geladas antes das provas com esse objetivo. Taí o link de prova: http://veja.abril.com.br/171208/p_142.shtml
Vez por outras saem uns estudos sobre os benefícios da cerveja após a corrida. O engraçado desses estudos é que eles nunca dizem a quantidade de cerveja que é benéfica. Só dizem “consumo moderado”.
Eu sempre brinco muito com essa história de energético de cerveja e uma vez uma pessoa veio me aconselhar pra eu parar com isso, pois estava "ligando" meu nome ao álcool. Mas que besteira! Não faço apologia ao álcool. Eu detesto álcool! Eu gosto de cerveja. Pra meu azar as mais saborosas contêm álcool. O que posso fazer? Não sou xiita. Até as consumo sem álcool, mas, também pra meu azar, é difícil encontrar um bar ou restaurante que sirva cerveja sem álcool e eu não vou sair por aí com um isopor embaixo do braço...
Falando em cerveja e corridas, quem gosta das duas coisas é meio complicado.  Corredor, geralmente tem muito amigo corredor e, por conta disso nunca encontra companhia pra jogar conversa fora numa noite de sexta-feira, por exemplo. Todo mundo sempre vai dormir cedo pra treinar no dia seguinte! Aí, se a vontade e a necessidade de "relaxar a musculatura" forem grandes, você vai sozinho mesmo e acontece como eu ontem, jantando acompanhada de uma Skol e de um livro.
Outra coisa: não tem o mínimo perigo de encontrar um amigo corredor em qualquer bar numa noite de sexta-feira. Agora, no sábado pela manhã, de 5:30 às 8 horas, em qualquer lugar que se vá correr por Fortaleza, é só acenando pros amigos que passam em seus treinos, suados e felizes.
Mas hoje é sábado, já corri meus 15 km, amanhã eu não tenho treino......
Então, deixo aqui a matéria sobre os benefícios da cerveja pós exercícios físicos.
Bom final de semana!



Um estudo apresentado em Bruxelas comprova que o consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação, segundo especialistas médicos.
A Conclusão é de que uma quantidade moderada de cerveja ‘não prejudica a hidratação após o exercício’.
Esta é uma das conclusões apresentadas no “VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde”, onde participaram especialistas em medicina, nutrição e alimentação da União Europeia.
O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso. “Realizamos o estudo para comprovar se o costume de tomar cerveja depois do exercício era recomendável”, explicou Castillo.
A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja “não prejudica a hidratação após o exercício”. Tomar cerveja seria “a mesma coisa que tomar água”, por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação.
“Não foi encontrado nenhum efeito negativo que pudesse ser atribuído à ingestão de cerveja em comparação com a ingestão de água”, disse Castillo, que também afirmou que durante as conferências será apresentado outro estudo que descarta que exista “qualquer relação” entre o consumo da bebida e a tendência a desenvolver “barriga de chopp”.
O médico Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, afirmou que os resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja “ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias”. Além disso, proporciona proteção contra fatores de risco cardiovascular, como diabetes, melhora a pressão arterial, regula o colesterol e previne a arterioesclerose, segundo a pesquisa.
Estruch informou que atualmente estão sendo feitas pesquisas para determinar se os benefícios da cerveja com álcool são maiores que os da cerveja “sem”, embora haja indícios de que a primeira tem efeitos mais positivos. De qualquer forma, Estruch ressaltou a importância de “consumir a cerveja dentro de um padrão de alimentação saudável, preferencialmente a dieta mediterrânea”.
Fonte:Estadão

2 comentários:

Wilkie Martins disse...

A propósito de cervja e corredores, vejam esse link (copie e cole na barra do navegador):
http://liverun.blogtv.uol.com.br/2008/03/10/a-cerveja-e-o-corredor

Anônimo disse...

Lia você é minha atleta preferida!
Parabéns por ter representado tão bem nosso TJCE

Lúcia Cruz