segunda-feira, 11 de março de 2019

Meia Maratona de Cascais (Portugal - 3/3/2019)



Quem quer aproveitar o feriado de carnaval viajando pra Europa e, de quebra participar de uma corrida de rua, existe uma em Portugal, bem organizada, com clima bom e percurso lindo: a Meia Maratona de Cascais.

Cascais é uma cidade à beira do Atlântico, a apenas 30km de Lisboa.
Como a prova tem largada somente às 10h da manhã, para quem estiver hospedado em Lisboa, dá até pra pegar o trem cedinho da capital em direção à Cascais (o kit pode ser pego no dia da prova), embora o melhor mesmo seja ir no sábado, conhecer a cidade, e no domingo estar tranquilo para a corrida.

A Montepio  Meia Maratona Cascais está na 3ª edição.
Antes existia a prova chamada “20km Cascais”, já bastante tradicional. Porém desde 2017 a antiga corrida ganhou novo nome e lhe foi acrescentado 1km. Nasceu assim a atual meia maratona.

Realizado sempre no fim de semana do carnaval, o evento inicia-se ainda no sábado com a corrida das crianças. São várias largadas, divididas por faixa etária e sexo.

A entrega do kit (camiseta com número de peito) foi num estande simples, sem feira e sem filas, na Baia de Cascais, à beira mar. Parênteses para o preço de inscrição da prova : 10 euros!!!😃

O domingo amanheceu com sol e a temperatura manteve-se sempre por volta de 17oC.


A largada foi pontual e às 10 horas partiu os cerca de 2200 corredores dos 21km. 10 minutos depois partiram os inscritos nos 5km, dentre eles muitas crianças e várias pessoas fantasiadas, ou apenas de máscaras. Por ser uma prova “carnavalesca”, senti falta de uma bandinha no percurso.... ♫♬♪

Aquecimento no Largo 5 de Outubro
Banda não tinha mas em compensação o percurso é simplesmente LINDO!
Quase praticamente todo beirando o Atlântico, a visão para quem quis desfrutar do visual era de um mar muito revolto, com enormes ondas, além de pedras, pessoas àquela hora pescando e, lá mais ao longe, dava para avistar o farol do Cabo da Roca, o ponto mais oriental do continente europeu.




Farol do Guincho

Ao longe, o Cabo da Roca

Durante toda a prova (com tempo limite de 3h) o percurso foi exclusivo nosso. Água suficiente a cada 3km e um posto com bananas e laranjas, tudo distribuído por simpáticos staffs voluntários.


Posto com bananas e laranjas

Prova basicamente plana, com algumas ladeiras/subidas mas nada amedrontador.
Ao final, uma bonita medalha e uma sacola com frutas e suco.




Excelente prova!!! Excelente programa para um final de semana de carnaval.



Minha chegada (vídeo da Lara) : youtube

Dicas para quem vai:

Como chegar: Saindo de Lisboa, tem a opção de ir de carro, ônibus ou trem. Escolhi o trem, que parte várias vezes ao dia da Estação Cais do Sodré. O bilhete custou 2,25 euros e não é necessário compra-lo com antecedência. A viagem dura 40 minutos e o percurso é bonito pois vamos vendo as cidades que passam à beira mar.

Onde ficar: Cascais tem hotéis para todos os gostos e bolsos. Ficamos em um Hostel localizado a 500m tanto da estação de trem quanto do centro histórico, em uma rua bastante tranquila. Com quartos compartilhados, o hostel também possui quarto privado, por sinal muito bom. Tudo muito novo e um bom café da manhã.  Art 4 You Cascais Hostel & Suites.



Onde comer: almoçamos no Mercado da Vila que, como diz o nome, é o mercado local, com vários quiosques de restaurantes. Super legal e grande variedade de escolha. Quem for em Cascais, também não deixe de provar o sorteve Santini (que também tem lojas em Lisboa e no Porto). Simplesmente delicioso!!!


Veja outras corridas em Portugal: : Meia Maratona Douro Vinhateiro - Peso da Régua/Portugal
                                                Vodafone Meia Maratona RTP Rock’ n’ Roll de Lisboa



Mais fotos:


Corrida das crianças







Largada


Começo da prova: dentro da vila


Farol da Guia

























Um comentário:

Anônimo disse...

Lia, tuas postagens são inspiradoras e dá vontade de ir conferir na hora. Obrigada por postar e parabéns por mais uma corrida .
Sandra