sexta-feira, 15 de março de 2019

Cascais pode ser mais que um bate/volta de Lisboa (Portugal - março 2019)


A vila de Cascais já foi foi uma simples vila de pescadores mas a partir do século XIX tornou-se destino das elites de Portugal e da Europa que para  lá passaram a ir em busca de sol e mar, o mesmo que fazem até hoje os turistas que usualmente fazem um bate/volta de Lisboa, pertinho da chamada "Riviera Portuguesa".

A 30 km de Lisboa, a opção do bate/volta é válida, embora nós tenhamos ido para dormir uma noite, devido a minha participação na meia maratona.

O roteiro para um dia de passeio começa já ao sair da estação Cais do Sodré, em Lisboa, em um dos vários trens que partem praticamente a cada 15 minutos.

O percurso de 40 minutos proporciona uma bela visão, sempre beirando o rio Tejo e, logo depois, o mar e as sucessivas cidadezinhas que vão passando.

Desembarcando em Cascais, da estação de trem e com um celular na mão, o Google Maps  (ou o Here We Go) instalado, chega-se rapidinho caminhando pelas ruas da vila até o Largo Luís de Camões, lugar de lojinhas e restaurantes e logo depois  à praça principal do centrinho, a Praça 5 de Outubro onde se encontra o belo prédio com painéis  de azulejos da Câmara Municipal (antigo Palácio dos Condes da Guarda), a estátua de Pedro I (não o nosso, o deles) e uma bonita igrejinha.

Praça 5 de Outubro

Câmara Municipal
 Em frente à Praça 5 de Outubro já é a Baía de Cascais para onde seguimos caminhando a observar algumas pessoas estendidas na areia aproveitando o dia de sol e toda a visão que a baía proporciona. Dali, existem 2 destinos: o lado esquerdo e o lado direito.

A baía


Do lado esquerdo, já no começo da caminhada, fica imponente  Palácio Seixas uma antiga residência hoje utilizada pela Marinha Portuguesa.


Dali, nossa ideia era ir caminhando (ou de bicicleta, que podem ser alugadas pela cidade) até a praia do Estoril (distante uns 3km), famosa pelo seu cassino.
Como foi preciso me poupar para encarar os 21km do dia seguinte, esse passeio não foi possível 😢

Para o lado direito da baía também é só seguir caminhando para ir vendo as atrações que se sucedem, como a Cidadela de Cascais, antiga fortaleza, o Museu Condes de Castro Guimarães, onde funciona uma biblioteca, a Casa de Santa Marta (pode ser visitada), o Farol de Santa Marta (também um museu) e, um pouquinho mais à frente, a Boca do Inferno, paredões de rocha com uma bela visão do mar.

Museu Condes de Castro Guimarães

Farol de Santa Marta


Boca do Inferno

Todo esse roteiro do lado direito pode ser facilmente feito caminhando e pode ser esticado até praias mais lonnquas como a Praia do Guincho, ou, indo além, até o ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca. Aí o estirão é maior e o ideal é ir de bicicleta, ou de carro.

Zona de praia

 
Pra ilustrar, fotos de 2010 no Cabo da Roca

Esse foi nosso passeio por Cascais, um lugar muito lindo, agradável de se caminhar, não só à beira mar e pelos seus principais pontos turísticos mas também pelas suas ruazinhas que nos transportam para a antiga vila de pescadores. Com certeza, merece mais que um bate/volta de Lisboa.



Dicas para quem vai:

Como chegar: Saindo de Lisboa, tem a opção de ir de carro, ônibus ou trem. Escolhi o trem, que parte várias vezes ao dia da Estação Cais do Sodré. O bilhete custou 2,25 euros e não é necessário compra-lo com antecedência. A viagem dura 40 minutos e o percurso é bonito pois vamos vendo as cidades que passam à beira mar.

Onde ficar: Cascais tem hotéis para todos os gostos e bolsos. Ficamos em um Hostel localizado a 500m tanto da estação de trem quanto do centro histórico, em uma rua bastante tranquila. Com quartos compartilhados, o hostel também possui quarto privado, por sinal muito bom. Tudo muito novo e um bom café da manhã.  Art 4 You Cascais Hostel & Suites.

Onde comer: almoçamos no Mercado da Vila que, como diz o nome, é o mercado local, com vários quiosques de restaurantes. Super legal e grande variedade de escolha. Quem for em Cascais, também não deixe de provar o sorteve Santini (que também tem lojas em Lisboa e no Porto). Simplesmente delicioso!!!


Aluguel de bicicleta: existem três pontos de aluguel de bicicleta (as BiCas) pela cidade que, dado as grandes faixas destinadas às bikes, são muito utilizadas pelos turistas. Tem que baixar o aplicativo.

Ônibus: existe um ônibus, linha 427 da BusCAS que passa pelas praias mais distantes.


Mais sobre Portugal:   Lisboa sempre, em 2017 e 2019
                                      Meia Maratona de Cascais
                                      Peso da Régua, o centro da bela região do Douro Vinhateiro, com Pinhão e Lamego
                                      Meia Maratona Douro Vinhateiro - Peso da Régua/Portugal
                                 Braga e Guimarães, duas verdadeiras jóias do início de Portugal
                                        Lisboa e Óbidos (out/2013) 
                              Vodafone Meia Maratona RTP Rock’ n’ Roll de Lisboa - 6/10/2013 
                                        Portugal e Espanha no Aniversário da Matriarca- 2010  

Mais fotos

Câmara Municipal

Praça 5 de Outubro

A baía


Palácio Seixas



Largo Luís de Camões

Mercado da Vila


😥😥

Quiosques de restaurantes no Mercado da Vila

Boca do Inferno


Farol de Santa Marta


Museu Condes de Castro Guimarães

Ruas de Cascais


Nenhum comentário: