terça-feira, 10 de julho de 2018

Braga e Guimarães, duas verdadeiras jóias do início de Portugal (maio/2018)




A “Cidade da Juventude”, a "Roma Portuguesa" ou ainda a "Cidade dos Arcebispos", possui quase 200 mil habitantes, muitos deles estudantes da Universidade do Minho e justamente em razão dessa população jovem, tem uma vida cultural movimentada.  Mas apesar dessa sua "atual" juventude, Braga, centro da região outrora chamada de Minho,  é considerada a cidade mais antiga de Portugal e, claro, em razão disso,  tem muita história pra contar.
Fundada em 16AC pelos romanos, a cidade, cujos habitantes iniciais chamavam-se “brácaros”, recebeu a denominação de Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano César Augusto e foi uma das maiores cidades do grande Império Romano.
Depois disso passou pelas mãos dos mouros, foi retomada pelos cristãos, tendo sido palco de inúmeras invasões e guerras. Já foi toda circundada por uma muralha e possuiu um grande castelo do qual só sobrou uma torre, a Torre de Menagem que hoje abriga um museu contando a história da cidade.

Torre de Menage
Por ser uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, Braga possui inúmeras igrejas. Li que são 86! Não sei se é verdade mas somente andando pela região central eu visitei várias. E todas lindas!
Apesar de não ser uma cidade muito procurada turisticamente, decidimos ficar 4 noites. Hospedadas no centro da cidade, passeamos bastante por suas ruas observando o movimento, sentamos nos restaurantes para almoçar “Bacalhau à Braga” e beber o famoso "Vinho Verde", o vinho da região. Subimos e descemos a central e florida Av da Liberdade inúmeras vezes e tomamos café da manhã em pequenas padarias frequentada pelos bracarenses.

Praça da República e a Basílica dos Congregados
Avenida da Liberdade
Caminhamos muito, mas MUITO mesmo em Braga. Um dia a Neide cismou de ir na Decatlon de lá, que fica a uns 4km do centro. Google maps na mão, fomos e voltamos andando. Cansativo sim, mas não existe melhor maneira de conhecer um local! Entramos e saímos de bairros afastados os quais jamais teríamos a oportunidade de conhecer. No final, exaustas, parada obrigatória na Taberna Belga, famoso local onde servem francesinhas, sanduíche típico do norte de Portugal, mas onde gostei mesmo foi da carta de cervejas!

A brasileira, a francesinha e a belga (Delirium Tremens)
Nós gostamos tanto de Braga que modificamos nosso roteiro original, voltando antes do tempo de Santiago de Compostela para mais um dia na cidade a fim de participarmos do festival Braga Romana.
Braga Romana é um festival anual que acontece sempre na última semana de maio (15a edição em 2018) e recria pelas ruas da cidade a época do domínio romano. Durante uma semana o centro histórico fica repleto de barraquinhas com comidas, palcos com apresentações teatrais e musicais, acampamento militar, cortejos, oficinas de arte, programação infantil, dentre outras atividades.

Cortejo pelas ruas
Réplica de um acampamento militar da época




Além das muitas igrejas espalhadas pela cidade, existem dois santuários que ficam mais afastados, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro e o Santuário do Bom Jesus do Monte. Visitamos o do Bom Jesus do Monte para o qual seguimos à pé do centro, pelos 5km quase sempre em subida, depois de termos passado o dia todo caminhando. Felizmente para alcançarmos a Igreja, além da opção de subir inúmeros degraus, existe um funicular (que eles chamam de elevador).
No alto, além da Igreja, um café pra apreciar a vista da cidade que fica abaixo.

Santuário do Bom Jesus lá no alto

E, já no alto, com a vista de Braga

Ah, pra completar não faltou corrida! Não prova, mas treino. Pra Neide, não foi novidade já que ela treinou quase todos os dias da viagem, mas pra mim, foi o único local que fiz um arremedo de treino. Maravilhoso por me ter feito explorar  lugares "fora do circuito" (até me perdi... hahaha). Pena que foi a única vez que tive coragem de sair cedinho do quente das minhas cobertas e encarar o frio...

Corredores pelas ruazinhas de Braga
Um dos dias em Braga foi reservado para um bate/volta à cidade de Guimarães, distante 25km e para onde seguimos de ônibus.
Se Braga é a mais antiga, Guimarães tem uma importância histórica enorme pro país, pois é considerada a Cidade Berço de Portugal, local onde nasceu a nacionalidade portuguesa. Não somente porque foi em Guimarães que nasceu Afonso Henriques, o 1° Rei de Portugal, mas também porque foi lá onde aconteceram os principais fatos que culminaram com a união e independência do país, depois da Batalha de São Mamede, sendo Afonso Henriques reconhecido em 1179 Rei de Portugal pelo Papa Alexandre III.


O centro histórico de Guimarães é Patrimônio Cultural da Humanidade e o que tem a ser feito é caminhar pelas ruas da antiga cidade medieval, iniciando pelo belo Largo do Toural.


O ponto alto dessa caminhada é chegar ao Castelo, construído para defesa da cidade, subir nos seus muros e torres e ver a exposição explicativa sobre o nascimento de Portugal.

Castelo de Guimarães
 Ao lado do castelo, o Paço dos Duques de Bragança, cuja visitação nos leva por salões, quartos e compartimentos da época medieval.

Uma das salas do Paço dos Duques
Em Guimarães também existe um teleférico que vai até a Montanha da Penha, porém nas 2ª feiras o teleférico não funciona, razão pela qual nós não fomos. 😥

Braga e Guimarães são passeios obrigatórios para quem está no norte de Portugal, sendo comum um bate/volta de trem ou de ônibus a partir da cidade do Porto.
Eu adorei ambas as cidades mas com certeza o encanto maior foi com Braga (opinião compartilhada com minha amiga Neide). Vale à pena mais que um dia por suas ruas, igrejas, praças. Cidade pequena mas movimentada, diversas opções culturais, povo receptivo. Foi amor à primeira vista! 💗



Dicas pra quem vai:

Como chegar em Braga: seguimos direto do aeroporto do Porto. Logo no desembarque existe um quiosque do Get Bus. Saem vários ônibus por dia para Braga ou Guimarães. O percurso dura 50 minutos e o valor é 8 euros.

Hotel em Braga: ficamos no Ibis Budget (800m da Praça da República). Recomendo, embora exista um Ibis mais próximo ao centro da cidade.

Restaurante em Braga: comemos um bom bacalhau com vinho verde num dos restaurantes da Praça da República, ao lado da fonte, o Café Astória.

Bracara Augusta: sempre na última semana de maio.
Taberna Belga: vale à pena ir no jantar, comer uma francesinha e tomar uma boa cerveja. R. Cónego Luciano Afonso dos Santos 14

Bom Jesus do Monte: pra quem não gosta de caminhar, pode-se ir de ônibus ou de taxi. Chegando lá, existe a opção de subir até a igreja de elevador (2 euros ida/volta). 
Como chegar em Guimarães: ônibus a cada hora saindo da rodoviária de Braga. Percurso de 30 minutos e ticket por 3,30 euros.
Bilhete combinado do Castelo com o Paço dos Duques: pode ser comprado no Paço e custa 6 euros.

Restaurante em Guimarães: no centro histórico existem muitos mas optamos por uma taberna beeem portuguesa, extremamente simples mas com comida muito boa: Adega dos Caquinhos (Viela da Arrouchela)



Veja mais sobre PortugalPeso da Régua, o centro da bela região do Douro Vinhateiro, com Pinhão e Lamego
                                         Meia Maratona Douro Vinhateiro - Peso da Régua/Portugal
                                         Lisboa e Óbidos
                                         Portugal e Espanha no Aniversário da Matriarca
                                         Vodafone Meia Maratona RTP Rock’ n’ Roll de Lisboa

Mais fotos:


Braga:



Quiosque do ônibus que nos levou do aeroporto de Porto para Braga

Amo muuuuito Portugal!!!!! 💗

1o Brinde da viagem: Sagres com Vinho Verde





Av. da Liberdade

Av da Liberdade e Teatro Circo

Braga

O belo Palácio do Raio


Convento do Pópulo


Igreja de Santa Cruz

Igreja de Santa Cruz

Igreja de Santa Cruz

Igreja do Hospital de São Marcos e a Igreja de Santa Cruz


Sé de Braga
Jardim de Santa Bárbara


Jardim de Santa Bárbara


Jardim de Santa Bárbara




Jardim de Santa Bárbara

Arco da Porta Nova


Filigranas

Ruínas romanas

Coisas de Portugal..... 😃






Avenida da Liberdade


Começo da escadaria do Santuário de Bom Jesus do Monte

Igreja de Bom Jesus do Monte

Igreja de Bom Jesus do Monte

Treininho único...

Taberna Belga com Delirium Tremens


e francesinha

A cidade de Braga na época romana

Igreja de Nossa Senhora-a-Branca

Igreja de Nossa Senhora-a-Branca


Acampamento Militar da Bracara Augusta

Banda de música pela rua

Representações da época medieval




Nosso guia mirim nos dando explicações sobre a época medieval



Apresentação musical


Cerejas!!!!




Coisas de Portugal (2) 😃



César Augusto e eu

Guimarães:


Largo do Toural

Largo do Toural


Uma das salas do Paço dos Duques

Crianças visitando o Castelo de Guimarães

Das muralhas do Castelo, a visão do Paço dos Duques

Castelo de Guimarães


Centro Histórico de Guimarães

Castelo

Nenhum comentário: