domingo, 28 de maio de 2017

Fez, a capital cultural do Marrocos



Quem em 2001 assistiu a novela global “O Clone”, com certeza lembra das cenas feitas no curtume do “tio Ali”, tio da personagem principal, “Jade”. Eu lembrava muito bem dos tais curtumes e foi através da novela que fiquei sabendo da existência dessa incrível cidade marroquina!

Mas Fez (ou Fes, em francês) não é só seu famoso curtume.
Segunda maior cidade do Marrocos, a mais antiga das cidades imperiais, para onde acorreram os árabes expulsos de Córdoba, na Espanha, e, depois disso, artistas, estudantes e letrados, em razão de suas “madraças” (universidades), Fez é vibrante e tem inúmeros atrativos!
Começamos nosso tour pelo Jardim Jnan Sbil, situado do lado de fora da medina. Lugar calmo, muito bonito, vale a pena uma passada.



A seguir, fomos caminhar pelas ruas estreitas da Medina, entrando pela belíssima e famosa porta Bab Boujloud e visitamos a Mesquita Al Karaouine e a Madrassa Bou Inania.
O movimento frenético dos souks com seus comerciantes e artesãos é parecido com o de Marrakech. Cada rua com sua especialidade: couro, seda, tapetes, cobre...
Ainda passamos ligeiramente pelo bairro judeu. É muita história!

Porta Bab Boujloud

O curtume da minha memória “novelística” foi visto de um dos terraços dos prédios que ficam ao redor. Na entrada nos dão um raminho de hortelã para que coloquemos no nariz e assim evitar o mau cheiro do couro. Sinceramente não senti a menor necessidade!
As tinas de diferentes cores são tais e quais as que eu me lembrava de ter visto na novela. Só faltou o Tio Ali, a Jade, a Latifa.... 😃

Tinas de tingimento do couro no curtume

Outra atração (essa fora dos muros da Medina) é a visita em uma cooperativa de cerâmica.
Fez é um polo ceramista muito conhecido e na cooperativa, com um guia próprio, fomos apresentadas a todas as etapas de fabricação das cerâmicas e dos mosaicos.
Depois, hora das compras na lojinha da cooperativa. Preços meio salgados mas, quem quiser algo de maior qualidade e diferente, ali é o lugar certo.


O Palácio Real Dar el-Makzen, ainda hoje utilizado pela família real, é outra atração. Não nos é permitido entrar, mas a beleza da porta principal, toda em cerâmica pintada manualmente pelos artistas de Fez, vale a visita e a parada para fotos.



Sempre acompanhadas por um guia local, passamos somente um dia na cidade,  o que foi uma grande pena.
Fez é espetacular e merece ser vista e explorada com calma e mais tempo.

Ruas da medina


Dicas para quem vai: reserve no mínimo dois dias  para ver os atrativos da cidade com calma. Ficamos somente um dia, o que fez com que tudo fosse extremamente corrido. Tem o polo de cerâmica, tem vários lugares para compras como tapetes, peças de prata, cobre e as ruas da medina que merecem ser vistas com calma e sem pressa.

Hotel: de todos os hotéis da viagem, o de Fez foi o único que eu não recomendaria. Diferente dos demais riads, sempre tranquilos, esse tinha muitos hóspedes, muito movimento, um pouco de barulho e o quarto estava com algumas coisas quebradas.



Veja também sobre o Marrocos:

4a Semi Marathon International D'el Jadida


Mais Fotos:


Fez vista de longe

A "cidade nova", fora dos muros da medina

Jardim Jnan Sbil





Ruas da medina






Ruas da medina e fotos do rei Mohammed VI

Madrasa Bou Inania

Madrasa Bou Inania

Atenta às explicações . Foto da Cris



Frente do Palácio Real
Uma das belíssimas portas do Palácio Real Dar el-Makzen

Bairro judeu

Cooperativa de cerâmica
Pintura da cerâmica


Artesãos do mosaico

Montagem dos mosaicos

Trabalhos feitos


Lojinha da cooperativa de cerâmica

Ruas da medina
Trabalhando no cobre


Ablução na Mesquita al Karaouine. Lavando-se para orar


Curtume

Rua do nosso riad

Eu e Cris

Provando outra marroquina, a Speciale

Pátio do riad
Pátio do riad

Brinde com Iddir

Nenhum comentário: