quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Vodafone Meia Maratona RTP Rock’ n’ Roll de Lisboa - 6/10/2013

A Vodafone Meia Maratona RTP Rock’ n’ Roll de Lisboa aconteceu juntamente com a 1ª. edição da Rock’ n’ Roll Maratona de Lisboa EDP.
As duas provas uniram-se pela primeira vez e fizeram parte do circuito Rock’ n’ Roll.
A data ser no domingo posterior à corrida de Paris, foi perfeito.
Nesse mesmo domingo haveria  também a meia maratona de Londres, onde eu já estava, mas correr em Lisboa, ainda por cima sobre a ponte Vasco da Gama (não sei de onde surgiu esse meu fascínio de correr sobre pontes...) me arrebataram de pronto.
A Cris decidiu ficar em Londres e correr por lá. Eu segui para Lisboa.
Depois de correr minha 3ª. e última (?) maratona em 2010 e nem pensar em encarar os 42km tão cedo, o vislumbre do percurso dessa prova em Lisboa, saindo de Cascais, e chegando na capital sempre beirando o Atlântico, chegou a me balançar...
Mas (felizmente!) o percurso da maratona, apesar de terminar no mesmo local da meia, não passava pela ponte....
Escolha feita e decidida.
A entrega do kit foi em um pavilhão no Parque Vasco da Gama, onde tinha uma feira bem montada com alguns estandes interessantes e onde passei um bom tempo.

As provas que fazem parte do circuito  Rock’ n’ Roll na Europa

Depois, um passeio pelo parque, andar de teleférico, bater perna pelo shopping e voltar ao hotel. Programação bem mais light do que em Paris, pois eu teria mais chão pela frente e não queria passar pela quebradeira da prova anterior.

No domingo, todos os metrôs, ônibus e bondes eram liberados para os corredores participantes das provas. Bastava apresentar o número do peito.
Saimos do hotel ainda na escuridão e às 8 horas já estávamos no Centro Vasco da Gama. Ônibus da prova estariam disponíveis para os corredores de 7:30 até as 9 horas para levar a todos para o outro lado da ponte, onde seria dada a largada.

Fila para os ônibus

Peguei um dos ônibus e, como não tinha visto direito o percurso, tive uma grande decepção quando, ao chegar do outro lado da ponte, ele começou a atravessá-la de volta, parando bem além da metade, onde uma multidão aguardava a largada.  Isso. O percurso não seria sobre os 17,2 km da ponte, mas somente pelos últimos 2 km da mesma.
Felizmente eram os 2 km mais bonitos e, apesar da decepção, o visual compensou.

Banheiro masculino. Praticidade

Os corredores dos 6km ficaram atrás dos meio maratonistas e me chamou a atenção a quantidade de pessoas mais idosas, assim como muitas crianças que fariam a prova. Era um encontro com famílias. Tantas, que estavam divididas em duas ondas para a largada.

Lado esquerdo, corredores dos 6km

Uma das ondas dos 6km já preparada para a largada

Já misturada aos corredores dos 21

A largada foi às 10h15, com o sol já forte e uma temperatura que se manteve sempre por volta de 23oC.

Aguardando....

Partiu!

Percurso plano, postos de água, frutas, isotônico e gel sempre oferecidos por escoteiros, e bandas de rock espalhadas para animar os corredores (umas 5 bandas, que, como a prova fazia um retorno, repetiam-se em alguns pontos). A animação, por sinal, passou longe do que eu já vi dessas provas nos EUA e pessoas fantasiadas foram raríssimas. Mas lá é a terra do rock, então.....

A primeira banda

Posto de água

As chegadas das 3 provas foram no mesmo local, apesar de cada uma ter seu pórtico próprio.
Os quenianos, como sempre, foram os campeões. Picolés, uma bolsa com barrinhas de cereal, caixinhas de leite, a medalha e, claro um palco armado com um grande concerto de rock que iria rolar até 4 horas da tarde.

E dá-lhe rock!!!

Brinde à prova e à Lisboa!

Não ficamos para o show. Seguimos para almoçar no shopping e depois rumamos para a Praça do Comércio para curtir o movimento lisboeta, suas ruas centrais e o lindo visual do rio Tejo.
Mais uma meia maratona completada com felicidade para entrar no rol das provas inesquecíveis.
Valeu, Lisboa!

Mais sobre Portugal:  Braga e Guimarães, duas verdadeiras jóias do início de Portugal